Gerenciar uma equipe nem sempre é fácil, ainda mais em um contexto de isolamento social ou à distância. Veja abaixo algumas dicas para gerenciar uma equipe remota de forma eficaz.
Trabalho a distância, teletrabalho ou home office, são algumas das definições usadas para designar um formato de trabalho que tem ganho cada vez mais espaço no mercado: o remoto. Atualmente, com todas as transformações geradas pela tecnologia, como também com a COVID-19, muitos negócios estão optando por esse formato de trabalho. No entanto, a forma de gerir equipes também mudou por conta disso. E se você é responsável por gerenciar uma equipe, provavelmente já notou que essa não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando falamos de uma equipe remota.
Cada vez mais as organizações estão experimentando e usufruindo as vantagens do trabalho e da gestão à distância. E com isso, a redução de custos, maior flexibilidade, produtividade e satisfação dos colaboradores. No entanto, para que seja possível alcançar bons resultados, é preciso também entender como o gerenciamento de equipe muda nesse cenário. É preciso organização e técnicas para gerenciar pessoas e processos, e claro, tomar alguns cuidados.
Pensando nisso, em te ajudar com a gestão, listamos algumas dicas úteis para facilitar a execução de uma gestão remota eficiente. Se você é um gestor, ou gestora, as dicas abaixo serão úteis.
4 dicas para gerenciar uma equipe remota
1 – Monte um bom planejamento e defina processos
Com certeza você já deve saber que o planejamento é a primeira etapa antes de começar um projeto ou fazer uma gestão. Ou seja, para gerenciar uma equipe remota de forma eficaz, faça um bom planejamento.
Portanto, coloque no papel todas as atividades, horários, demandas, recursos, responsáveis e prazos. Além disso, considere imprevistos e elabore maneiras de lidar com cada situação.
Lembre-se de definir bem os processos, metas e objetivos. Pontue com clareza as tarefas de cada integrante do time, roteirize projetos e divida as atividades com clareza para que a equipe alcance um resultado de qualidade.
Será bem mais produtivo e organizado quando os envolvidos entenderem o que precisa ser feito, assim como onde estão e para onde vão.
2 – Marque presença diariamente
Não é necessário fazer todos os dia reuniões longas. Porém, a equipe precisa entender que mesmo distante todos estão próximos de alguma forma.
Por isso, não deixe de começar o dia falando com a sua equipe. Utilize as ferramentas digitais para isso. Seja por email, Slack, Zoom, grupo no WhatsApp e outros meios.
Cada novo dia possui suas próprias demandas e realidades. Esteja a par de tudo e compartilhe com o time. No resumo, esteja presente, nem que seja com uma simples mensagem.
3 – Busque flexibilidade
O trabalho a distância possui suas necessidades específicas. Sendo assim, ser flexível e entender o contexto faz toda a diferença. A falta de “estrutura profissional” pode ser uma das causas de problemas na equipe. Logo, é imprescindível saber das condições atuais e aprender a lidar com elas da melhor forma possível.
A produtividade pode aumentar, e muito, quando os colaboradores conseguem realizar as suas obrigações e afazeres com autonomia. Então, dê às pessoas a liberdade e a flexibilidade de fazer o trabalho em um esquema que as deixem confortáveis. Com certeza, isso será melhor para toda a equipe.
4 – Realize reuniões esporádicas
Determine um período de tempo para realizar reuniões periódicas. Pode ser uma vez na semana ou a cada quinze dias. Essas reuniões servem para que o gestor acompanhe a evolução das tarefas e dos projetos, bem como alinhar outras demandas e discursos.
Para esses eventos, videoconferências são uma boa opção, quando não puder encontrar presencialmente. Os objetivos desses encontros gestor-colaborador servem para:
— promover o diálogo;
— compartilhar resultados;
— conhecer dificuldades;
— além de promover integração e fortalecer as relações de trabalho.
MBA em Gerenciamento de Projetos
Você já parou para pensar em como o ambiente corporativo é dinâmico? Podemos notar constantemente as transformações no papel do gestor, que precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação.
Pensando nesse cenário o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos do Unasp pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades.
Os principais objetivos do MBA em Gerenciamento de Projetos são:
— aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao gerenciamento de projetos em suas fases e áreas de conhecimento;
— oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão de projetos;
— possibilitar ao participante/aluno o foco em conceitos fundamentais do gerenciamento de projetos sob um ponto de vista analítico e prático.
Saiba mais sobre o ocurso, professores, investimento e outras informações!
Até a próxima!