Você tem interesse pela área de Gestão da Tecnologia da Informação? Fazer um tecnólogo é um ótimo começo para a sua carreira. Veja abaixo como funciona o curso, os estudos e o mercado de trabalho.
É perceptível como cada vez mais empresas estão se adaptando e passando por transformações digitais. Sendo assim, a procura por profissionais com as habilidades técnicas para preencher a demanda do mercado também está aumentando. Cursar Gestão da Tecnologia da Informação pode ser o primeiro passo de uma carreira de sucesso!
Tecnologia da informação é área de estudo que habilita cada estudante na criação, implementação e na administração de sistemas de informação de dados. Contudo, alguns cursos, dependendo da instituição, têm foco maior em nichos distintos, como: segurança, criação de softwares personalizados ou soluções específicas.
De qualquer forma, a carreira de Gestão da Tecnologia da Informação está diretamente ligada à área de Informática. Ou seja, ela envolve administração dos recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados, por exemplo.
Se você optar pela área, poderá definir parâmetros de utilização de sistemas, cuidar da documentação de rotinas e controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais. Além disso, também poderá gerenciar os recursos humanos envolvidos nos processos e fazer a gestão dos sistemas implantados.
O que é um tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação?
A modalidade tecnólogo é um curso de graduação do ensino superior, no entanto a duração costuma ser menor do que a maioria das graduações. O formato possui duração média de dois anos e é ofertado tanto no regime presencial, como também à distância (EAD) e no formato flex; dependendo da instituição.
No curso você irá compreender mais sobre como a Gestão da Tecnologia da Informação tem um papel estratégico nas organizações e empresas. Além disso, irá desenvolver habilidades e competências sobre a aplicação de metodologias, ferramentas, políticas e procedimentos relacionados à gestão da tecnologia da informação nas organizações.
O curso busca a capacitar cada estudante para a atuação na gestão estratégica da informação, das tecnologias e dos processos.
Além disso, os tecnólogos visam promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica dos profissionais.
Ah! Vale lembrar que o curso conta com disciplinas voltadas à Fundamentos de Computação, Infraestrutura de Dados, Criação de Software e Gestão de Projetos, por exemplo.
Por durar dois anos, de maneira diferente da formação em grau bacharelado, o formato tecnólogo concentra o estudo no desenvolvimento de aptidões práticas. Bem como voltadas a segmentos específicos da tecnologia, seja para empresas públicas ou privadas, próprio negócio e consultoria.
Mercado de trabalho
Estudos indicam que o setor de Tecnologia da Informação (TI) está bastante aquecido no Brasil, mas que faltam pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Portanto, profissionais com diploma de tecnólogo poderão encontrar facilmente oportunidades de emprego.
De certo, há muitas segmentos onde ele pode atuar, como por exemplo:
— ensino;
— desenvolvimento de softwares;
— logística;
— gerência de projetos;
— consultoria em sistema da informação.
Os principais segmentos de atuação
Gerência: responsável por gerenciar os recursos humanos ligados aos setores de TI das empresas;
Controle: controlar todos os serviços de sistemas operacionais e de banco de dados das instituições;
Administração: administrar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados do negócio;
Planejamento: estudar, pesquisar e buscar reduzir os impactos da área de tecnologia da informação na organização.
Curso de Gestão da Tecnologia da Informação no Unasp
No Unasp, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação capacita você a pensar em estratégias, interpretar dados e sistemas e ainda cuidar dos processos tecnológicos de uma organização.
O curso forma profissionais qualificados com uma forte base tecnológica. Além de disciplinas de informação tecnológica, os alunos contam com matérias de administração, gestão, planejamento e empreendedorismo.
E então? Gostou? Saiba mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, seu corpo docente, investimento necessário, disciplinas e mais.
Até a próxima!