Saber liderar é importantíssimo, ainda mais durante um período de crise. Uma boa liderança envolve gestão de pessoas, expectativas e motivação. Veja dicas para exercer bem essa função.
Quando ouvimos a palavra “liderança”, pensamos logo em alguém dando ordens e coordenando equipes. No entanto, liderar vai além de dar ordens; ela envolve gestão de pessoas, gestão de expectativas, tomar decisões importantes, como também cuidar e motivar os colaboradores.
Para entender melhor como funciona a liderança é preciso saber diferenciar um bom líder de um chefe sem liderança.
Chefe sem liderança: geralmente age com autoridade e verdade absoluta. Toma decisões por conta própria, gosta de dar ordens e a relação dos funcionários com quem ocupa o cargo é de temor e não respeito. Isso influencia negativamente no trabalho e desempenho da equipe.
Líder: se esforça para entender as dificuldades e encontrar soluções para a equipe e negócio. Conquista o respeito dos colaboradores e atua em equipe na tomada de decisão e realização de trabalho. A boa liderança engaja o time e alcança bons resultados.
Ser um bom líder não é uma qualidade que surge do nada, é preciso desenvolver uma série de competências e habilidades de liderança. Além disso, ao assumir um cargo de liderança ou simplesmente almejá-lo, lembre-se que o bom líder além de eficaz no que faz é uma pessoa íntegra, proativa e que sabe lidar com problemas.
Sendo assim, ele respeita aos outros e a si mesmo, sendo responsável pela busca de sempre melhorar e aprender constantemente. Possuir um conjunto dessas qualidades parece difícil, no entanto, não se preocupe. Afinal, ser líder e aplicar uma liderança eficaz requer tempo, conhecimento, aprimoramento de conceitos, comportamento e melhorias. É um processo contínuo.
Dessa forma, saber liderar também requer um quesito: fazer a Gestão de Pessoas em tempos de crise. Mas, aí que bate a dúvida: como fazer isso?
Gestão de pessoas: liderando equipes durante crise
Estamos vivendo uma crise atual, resultado da pandemia mundial. Comércios fechados, queda no consumo e empresários cada dia mais preocupados com a saúde do seu negócio. Um cenário que se repete no mundo todo. Dessa forma, a empresa que souber gerir a sua equipe de forma estratégica tende a driblar essa fase de incertezas.
Segundo especialistas, a grande maioria das empresas do Brasil já sentiram um impacto muito forte da Covid-19 nos negócios. Entretanto, algumas disseram projetar um impacto ainda mais significativo no futuro. E para lidar com esses momentos muitos líderes precisam aprender na prática a como melhorar a Gestão de Pessoas para que a boa performance da equipe não diminua.
Pensando em ajudar os líderes de equipes, listamos algumas dicas que podem ajudar as empresas a lidar com os colaboradores e aplicar estratégias para manter a equipe saudável e no foco correto.
Dicas de como liderar uma equipe durante crise
Psicológico
Uma das primeiras preocupações é em relação à saúde emocional dos colaboradores. As companhias são formadas por pessoas e, em tempos de crise, não dá para desconsiderar o cuidado psicológico do time.
É preciso redobrar a atenção. Talvez não seja muito simples notar quais colaboradores estão com a segurança psicológica abalada. No entanto, em casos como uma pandemia e crise mundial é comum que a grande maioria do time esteja passando por receios: medo da morte, perda do emprego ou instabilidade em relação ao futuro.
Portanto, um bom gestor, seja ele de uma multinacional ou no pequeno varejo, – precisa entender o lado de sua equipe e seus medos. Além disso, uma possibilidade é incentivar a terapia dos membros da equipe, ressaltando, dessa forma, a importância da prática para a saúde emocional.
No entanto, todo cuidado é pouco com a comunicação, porque existe uma linha tênue entre plantar uma semente de energia produtiva e uma semente de pânico, que acaba paralisando o time. Ou seja, o medo saudável pode mobilizar, mas o que não pode acontecer é fazer com que esse medo vire pânico.
Como líder, é preciso lembrar que você está lidando com pessoas. Por isso é imprescindível ter empatia nesse momento. Essa é uma crise humana (pandemia), e que precisa de humanidade para ser superada.
Home office
Devido ao Coronavírus o isolamento social, que é prática de ficar afastado de outras pessoas, preferencialmente em casa, tem sido uma das melhores opções para diminuir a propagação do vírus. Por conta disso, muitas empresas liberaram os seus funcionários para trabalharem em casa, uma alternativa para manter os seus negócios em funcionamento, mas ainda assim respeitando o isolamento social.
Esse formato de trabalho, apesar de já ser comum em diversas companhias, ainda traz muitas dúvidas sobre como gerir as pessoas à distância. Por isso, para que tudo corra bem, é preciso uma mudança de gestão e de mindset de Gestão de Pessoas.
Isso significa que o modo de gerenciamento da equipe à distância é outro. Muda completamente. A velha cultura do comando e controle é muito prejudicial quando o assunto é home office.
Ou seja, quando um trabalhador fica mais preocupado em dar satisfação sobre o que ele está fazendo, sua produtividade cai e a empresa toda sofre. Então, os gestores precisam aprender a abrir mão do controle e confiar mais nos seus colaboradores. Além disso, deve-se encontrar um maneira organizada e prática de manter os trabalhos, metas e entregas em dia.
Novas alternativas
A crise é boa para estimular a criatividade. Por isso, saber gerir também a criatividade da equipe e até estimular essa habilidade é essencial.
Portanto, é importante deixar a equipe toda alinhada à realidade da empresa, bem como os gestores; que precisam ter em mente que os colaboradores também são uma fonte de recursos extraordinária e pode-se aproveitar ideias inovadoras. Essa é a hora de convidar as pessoas a serem empreendedoras junto com a empresa.
Gerir pessoas nesse momento é entender a luta pela sobrevivência do negócio e a importância de cada colaborador. Nenhuma ideia deve ser descartada. Os gestores devem ouvir o que os colaboradores acham que a empresa deve fazer para driblar a crise. Isso é importante para engaja-los a assumirem o compromisso de lutar pela empresa, juntos.
Fazer a Gestão de Pessoas avaliando as novas alternativas é interpretar esse momento como uma oportunidade para enxergar novas possibilidades que ninguém enxergaria na zona de conforto antes da crise.
MBA em Gestão de Pessoas por Competências
Você já parou para pensar em como o ambiente corporativo é dinâmico? Podemos notar constantemente as transformações no papel do gestor, que precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação.
Pensando nesse cenário o curso de MBA em Gestão de Pessoas por Competências pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional interessados na área de gestão de pessoas, capacitando-os para as suas atividades.
A missão deste curso é contribuir para a eficácia dos gestores de pessoas e assim promover o crescimento integral das organizações, envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Um dos objetivos do curso é de formar gestores de pessoas com capacidade para gerir pessoas sob a visão da gestão por competências e atuar como agentes de mudanças nas organizações.
Ao longo do MBA o aluno irá se deparar com disciplinas como: Liderança e Alcance de Resultados; Fundamentos da Administração; Gestão Estratégica de Pessoas por Competências; Recrutamento e Seleção de Pessoas por Competências; Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração por Competências; Aprendizagem e Educação Corporativa; Legislação Trabalhista, Relações de Trabalho e Sindicais; Análise de Perfil Pessoal e de Equipe; entre outras.
Saiba mais sobre o curso, como são as aulas, o corpo docente, investimento e venha para o Unasp!
Até a próxima!