[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Sabia que você pode viajar, visitar museus e outros eventos culturais pagando a metade do preço, ou melhor, talvez de graça? Então, se você é estudante e possuí uma renda familiar de até dois salários mínimos, saiba que já é possível garantir esse benefício!
O ID Jovem, também conhecido por Identidade de Jovem, é um documento no qual possibilita o acesso a jovens entre 15 e 29 anos pagando apenas meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Mas ele também pode conceder vagas gratuitas e/ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, de estado a estado, de acordo com o Decreto 8.537/2015. Por isso, é destinado às pessoas pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único, esse serviço funciona com o uso de um documento virtual através da leitura do código QR.
Como usar o programa?
Assim, aqui no UNASP o Jonathan Belmiro, 20, aluno do primeiro ano de Publicidade e Propaganda já garantiu o dele. Ele possui o cadastro no ID Jovem desde julho deste ano. Porém, ele explicou pra gente que foi necessário esperar um mês de cadastro para então começar a utilizar o aplicativo.
Sendo assim, o cadastro foi no final de junho e no final do mês seguinte seu cadastro já havia sido completado. “Foi um pouco complicado fazer o cadastro, porque alguns documentos são necessários para adquirir o ID Jovem. Mas valeu a pena pois já fui visitar meus pais em Minas Gerais e só paguei a taxa de embarque”, disse Jonathan.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Portanto, para viagens é preciso depender das vagas disponíveis nos transportes. Em cada ônibus possui cerca de duas vagas que tem 50% de desconto. Sendo assim, para comprar sua passagem, também é necessário que compre com um mês de antecedência. Entretanto, vale lembrar que são muitos jovens que querem também comprar a mesma passagem que você deseja. Por isso, prevenir nunca é demais!
Para fazer o cadastro é necessário algumas condições:
- Ter entre 15 e 29 anos
- O benefício vale para não estudantes também
- Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
- Procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade
- Estar com o Cadastro atualizado
- Tem que estar atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos
- A renda mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
- Saber o seu NIS
Ainda assim, você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Mas, caso você não saiba a sua identificação você pode consultar o seu Cartão Cidadão. Mas, também, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo do ID Jovem ou clicando aqui. Portanto, para a emissão é preciso ter em mãos o NIS, impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Desse modo, em seguida, acesse o ID Jovem pela internet, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. No entanto, para utilizá-lo, imprima a imagem do cartão e apresente no momento que for solicitado o cartão do bilhete. Também no ingresso acompanhada de um documento oficial com foto.
Dessa forma, pelo celular, o usuário deverá ter em seu celular o aplicativo do ID Jovem, que está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Com isso, o próximo passo é preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Mas por este meio não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular. Assim, no momento que for solicitado o cartão do bilhete ou ingresso acompanhada de um documento oficial com foto.
Garanta já o seu!
Leia também:
- 10 sites incríveis que vão te ajudar a economizar na hora de viajar
- 5 aplicativos de fotografia que todo viajante precisa ter
- Saiba como o trabalho voluntário pode dar um “UP” na sua carreira
- Arquitetura: Assista “As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”, na Netflix
[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]