Produza mais, trabalhe mais, seja mais! Já ouviu frases assim? Bem, com a busca constante por mais e mais, acabamos deixando de lado a nossa saúde. E isso é um sério problema! Para te ajudar a encontrar um equilíbrio, separamos alguns hábitos naturais que melhoram a sua saúde, e consequentemente, aumentam a sua produtividade.
Que hábitos naturais como dormir cedo, não comer entre as refeições e controlar o açúcar melhoram a saúde, todo mundo sabe. Mas o que poucos percebem, é que atitudes simples como caminhar, respirar ar puro, tomar um pouco de sol diariamente e manter a esperança viva, afetam diretamente na sua produtividade.
Isso porque, como seres humanos, possuímos limites físicos, emocionais e psicológicos que devem ser respeitados. Ou seja, amigo(a), nem tudo é trabalho! Às vezes produzir mais significa parar um pouco, respirar, esticar as pernas e até mesmo ver fotos de gatinhos na internet. É o que apontou um estudo realizado pela Universidade de Hiroshima, no Japão. De acordo com os pesquisadores, ver imagens “fofinhas” melhora o desempenho em atividades que demandam atenção, cuidado, foco e precisão.
Essas pequenas, porém, importantes atitudes, compõem alguns dos hábitos naturais responsáveis por tornar você em alguém menos sedentário, mais animado, saudável e produtivo. Nesse contexto, é importante lembrar que para atender às constantes demandas do mercado, é preciso diminuir o ritmo frenético de trabalho e apostar em uma produção mais focada, assertiva e de qualidade.
Cultivar hábitos naturais te ajudam a trabalhar mais e melhor
Quando pensamos em cuidar da nossa saúde, muitas vezes nos concentramos em grandes reformas alimentares. De repente resolvemos acordar mais cedo para aproveitar o dia e vamos ao limite praticando exercícios físicos que em alguns casos, não condizem com o nosso ritmo. Não estou dizendo que essas não são atitudes válidas, no entanto, é preciso levar em consideração a realidade e o metabolismo de cada um de nós.
Em paralelo a isso, temos uma constante busca por mais rendimento no trabalho ou na faculdade. Nesse caso, até chegamos a pensar que 24h não são suficientes para o tanto de coisas que temos para fazer. Desse modo, vamos além em nossas atividades e nos esquecemos até mesmo de dormir um sono reparador.
Sendo assim, é comum encontrar pessoas que sacrificam suas noites numa tentativa de produzirem mais. No entanto, esse excesso de proatividade, nem sempre é a melhor solução para aumentar a sua produtividade. Em alguns casos, dormir um pouco a mais, por exemplo, pode trazer melhores resultados ao longo do dia.
Ativar a “soneca” nem sempre é um problema
De acordo com uma pesquisa realizada por, Cristopher Barnes, professor do curso de Administração na Foster School of Business, instituição de ensino pertencente à Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o sono pode ser utilizado como um forte recurso estratégico para produtividade, porém, a maioria dos empregadores ignoram esse fato.
Barnes concluiu em seu estudo que ao alinhar os horários de trabalho com os padrões naturais de sono, os colaboradores rendem mais, executando suas atividades com mais qualidade e inovação. Além disso, foi constatado que os empregados ficam mais saudáveis, concentrados e menos estressados, quando o seu horário de trabalho encaixa com o seu relógio biológico.
Ainda de acordo com o estudo, acordar mais cedo nem sempre resolve o problema de produtividade, uma vez que o seu corpo não está suficientemente descansado. Além disso, essa prática não funciona para todo mundo, afinal, cada pessoa possui um relógio biológico diferente. Portanto, você precisa analisar quais práticas funcionam melhor dentro do seu ritmo e realidade, antes de começar uma mudança de hábitos.
Devido às exigências do mercado, vivemos em um constante imediatismo, que afeta diretamente nosso metabolismo e saúde de maneira geral. Entretanto, nosso corpo não foi feito para ser uma máquina de trabalho 24/7. Embora seja necessário cumprir os prazos e acompanhar as atualizações e avanços sociais, é preciso entender que produzir muito (qualidade) não necessariamente significa produzir mais (quantidade).
Entende?! Se você cultivar hábitos naturais mais saudáveis e buscar estar bem consigo mesmo e com os outros ao seu redor, sua produtividade e desempenho irão apresentar melhoras consideráveis.
Quais hábitos naturais posso incluir na minha rotina?
Passamos grande parte do dia trabalhando, então se for pensar bem, faz muito sentido nos preocuparmos com a nossa saúde física e mental. Afinal, são diversos os fatores que afetam a nossa produtividade. Embora muitas dessas causas sejam externas, envolvendo outros membros da sua equipe, por exemplo, alguns fatores internos merecem a sua atenção.
Diante disso, manter hábitos naturais como beber água regularmente, respirar ar puro, alimentar-se de forma balanceada, praticar exercícios físicos, dormir bem, ser temperante, tomar sol e cuidar da sua saúde emocional, faz toda a diferença.
E por falar em hábitos naturais, o Unasp em parceria com o curso de Mestrado em Promoção da Saúde, lançou o livro “A Ciência dos 8 Remédios Naturais”. A obra procura analisar como os “8 remédios naturais” são vistos por outras literaturas científicas, além de te ajudar a cultivar um estilo de vida saudável e baseado na ciência.
Além disso, atitudes como fazer uma pausa no expediente, levantar da cadeira e gastar alguns minutos observando o horizonte na janela, são pontos importantes para você manter sua sanidade emocional e psicológica.
E o mesmo vale para você que está trabalhando em home office. Mesmo que os horários fiquem um pouco diferentes da rotina no escritório, aproveite esses pequenos intervalos para fazer outra coisa que não seja relacionada ao trabalho, por exemplo.
8 remédios gratuitos na natureza
De acordo com o livro produzido pelo Unasp, a natureza nos oferece pelo menos 8 remédios que englobam a prática de hábitos naturais mais saudáveis. Essas práticas são responsáveis por aumentar nossa qualidade de vida, bem como aperfeiçoar o desenvolvimento de nossas atividades rotineiras.
Você pode até achar que são coisas simples, e de fato, são. Afinal, encontramos todos esses recursos de modo gratuito na natureza. Entretanto, não são coisas simplórias! A prática de cada um desses hábitos o ajuda a ser mais saudável, e consequentemente, mais produtivo em seu trabalho e em seus compromissos.
Veja bem, a chave para se manter mais motivado e disposto está em você se cuidar. Passar horas a fio trabalhando pode até fazer com que você entregue mais tarefas, porém, não com qualidade. E esse detalhe faz toda a diferença.
Lembre-se, uma vez que seu corpo esteja fisicamente bem, sua mente estará bem. E com uma mente sã, você será mais criativo, desperto, renovado, aumentando seu desempenho no trabalho. É claro que colocar todos esses hábitos em prática não é fácil. Para isso é necessário muita disciplina e foco, no entanto, os resultados valem a pena.
E uma prova de que isso funciona, é a comunidade de Loma Linda, na Califórnia. A maioria dos habitantes de lá possuem um estilo de vida baseado nesses 8 remédios naturais. O resultado é que as pessoas costumam viver 10 anos a mais do que a média dos americanos. Além disso, eles chegam à terceira idade com uma saúde muito melhor.
Diante disso, entenda que trabalhar é importante, mas não se esqueça que viver e viver bem, é muito mais! Portanto, cuide-se e tente incorporar esses hábitos naturais à sua rotina. Estou plenamente seguro que você apresentará melhoras significativas!