Você sabia que o Instagram vai além de uma rede social digital para postar fotos e interagir com os amigos? A plataforma pode servir também como um portfólio on-line, e neste post, você vai aprender como utilizar esta ferramenta a seu favor.
Assim como o LinkedIn, o Instagram também pode ser usado como vitrine para chamar a atenção para o seu trabalho. E isso vale para todas as áreas de atuação! Entretanto, diferentemente do LinkedIn, que é uma rede exclusiva para isso, o Instagram exige um pouco mais de atenção quando usado de maneira profissional. Isso porque a rede é mais “informal”, permitindo uma maior exposição de sua rotina.
Embora nossa vida pessoal e profissional andem juntas, com o Instagram é possível “separá-las”. Diante disso, é comum encontrar perfis corporativos, voltados apenas para assuntos relacionados ao trabalho. Nesses casos, o perfil pessoal fica a encargo das fotos do final de semana, do aniversário do filho do melhor amigo, dos rolês em casa durante a quarentena, e por aí vai.
Apesar disso, é importante lembrar que nosso perfil pode ser visitado por diversas pessoas ao redor do mundo, inclusive, recrutadores de grandes e pequenas empresas. Só no Brasil, por exemplo, o Instagram ocupa o 4° lugar no ranking das redes sociais digitais mais utilizadas.
Sendo assim, tenha em mente que seu “@” pode ser procurado a qualquer momento, principalmente se você estiver concorrendo a alguma vaga no mercado de trabalho. Por isso, mantenha seu Instagram atualizado, e mesmo que sua conta profissional seja separada, utilize seu perfil pessoal com sensatez e equilíbrio. Afinal, sua marca pessoal revela muito sobre seu profissionalismo, podendo abrir ou fechar muitas portas para você.
E caso você ainda não utilize o Instagram como uma ferramenta para divulgar seu trabalho, essa pode ser uma ótima oportunidade para começar. Haja vista que a sociedade, de maneira geral, cada dia se torna mais conectada. Segundo o último levantamento da We Are Social, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de tempo gasto em redes sociais digitais.
Instagram como portfólio on-line
Além do currículo, provavelmente alguém já pediu o seu portfólio, ou seja, aquele conjunto de materiais, trabalhos e projetos realizados por você. Esse documento pode ser apresentado de diversas maneiras, sendo impressa, on-line ou mesmo como arquivo a ser baixado. Essa compilação de experiências é o que mostra ao recrutador e demais interessados, quais são suas competências, habilidades e pontos fortes.
Com o atual cenário e a tecnologia avançando cada vez mais, um portfólio digital faz toda a diferença. Ainda de acordo com a We Are Social, mais de 3 bilhões de pessoas acessam as redes sociais digitais diariamente. E o Instagram, é a plataforma com mais de um 1 bilhão de usuários, desde 2018.
Considerando esses números, usar o Instagram como portfólio profissional, contribui para que você tenha uma maior divulgação do seu trabalho. Além disso, com um bom gerenciamento da rede, você pode até mesmo conseguir mais valorização em sua área de atuação.
E para que você tenha um portfólio que se destaque entre os demais, invista em bom um design. Para isso, utilize fotos com alta qualidade, lembrando que seu portfólio será visto em computadores desktop, notebooks e até mesmo celulares. Portanto, sua visualização precisa funcionar bem em todos os meios.
Lembre-se que no mundo corporativo, o tempo é valioso, então seja objetivo com as informações. E o mesmo vale para o Instagram quando usado como portfólio on-line.
O que os recrutadores avaliam no Instagram
Apesar de serem específicos, o currículo e o portfólio apresentam apenas aquilo que você quer destacar sobre você. Logo, suas melhores experiências, trabalhos, e por consequência, sua melhor imagem. Entretanto, as empresas buscam profissionais autênticos e que possuam um estilo de vida condizente com seus valores e princípios.
Para conseguir tais informações, os recrutadores usam o Instagram para aprender mais sobre quem você é. Ainda que seja virtual, e em algumas vezes, não represente a realidade, tudo o que você publica, comenta e até mesmo a maneira como interage com as outras pessoas, revela fatos importantes sobre sua personalidade e seus interesses.
Esse pontos como hábitos, costumes, ideologias, crenças, e outros, são essenciais para definir uma contratação. Uma vez que mostram como você age nos “bastidores”. Outro ponto muito importante a ser considerado, é o que as pessoas falam a seu respeito. Por isso, manter um bom relacionamento no Instagram e nas demais redes sociais digitais, pode te render bons negócios.
Em suma, basicamente os recrutadores avaliam três pontos principais: foto, bio e feed. Por isso, esteja atento à sua foto de perfil e às últimas postagens no seu feed de notícias, pois eles são responsáveis por formar a primeira impressão em que está visitando sua conta, além é claro, de escrever uma descrição concisa e coerente em sua biografia.
6 dicas para usar o Instagram como seu novo currículo
1 – Tenha contas diferentes
Apesar de ser mais claro para quem o visita, manter um perfil profissional separado do pessoal, é algo que depende dos seus objetivos e área atuação. Faça uma autoavaliação em sua conta considerando seus seguidores e os perfis que você segue. Se for algo totalmente fora da sua área, então talvez seja melhor criar um outro perfil. Porém, se os seus seguidores são seu público alvo, então com certeza eles iriam apreciar a divulgação do seu trabalho.
O Instagram também permite a criação de contas comerciais. Estas, por sua vez, garantem a você mais recursos, como mensuração de resultados e posts patrocinados, por exemplo. Esses mecanismos podem te ajudar a conseguir resultados mais promissores e alcançar ainda mais pessoas.
2 – Construa um bom networking
Ainda sobre os seguidores, é muito importante lembrar que assim como em nossas relações pessoais, o Instagram promove a oportunidade para você conhecer mais pessoas. Com isso em mente, procure seguir perfis que sejam familiares com sua área de atuação e acompanhe o trabalho deles.
Além de ser uma ótima referência, isso fará com que o seu conteúdo também seja consumido por mais pessoas do ramo, aumentando assim seu alcance, e consequentemente, te tornando mais conhecido no mercado.
Você pode até compartilhar seus conteúdos, comentar em alguma publicação ou até mesmo, enviar um “direct” quando necessário. Mas lembre-se, tudo deve ser muito dosado e feito com extremo profissionalismo.
3 – Hashtags na medida certa
O uso correto das hashtags contribui para que seu perfil seja visualizado por mais pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, essas palavrinhas não são apenas para chamar atenção. Quando usadas de maneira estratégica e consciente, elas são ótimas para gerar mais engajamento ao seu perfil.
Para entender melhor, basta pensar que quando alguém vai pesquisar algum assunto no Instagram, o buscador sugere uma procura por #. Ou seja, se você escolher as palavras corretas, as chances de que seu conteúdo apareça no buscador, são maiores.
Para escolher quais hashtags utilizar, veja quais são as mais usadas por seus clientes e parceiros e também as que mais representam seu trabalho e conteúdo publicado.
4 – Escreva uma bio que te representa
O Instagram, bem como outras redes sociais digitais, é ótimo para você treinar seu poder de síntese. Em um espaço pequeno, porém, de grande importância, a bio deve chamar atenção para quem você é o que você faz.
Utilize esse espaço com sabedoria e evite frases prontas ou clichês. Ainda se preferir, você pode colocar um link para seu site, loja ou outro endereço que também mostre seu trabalho.
5 – Crie um planejamento
Cada público se comporta de determinada maneira, e consequentemente, consomem conteúdos de formas diferentes. Por isso, descobrir qual o melhor horário de publicação para o seu público, é fundamental. O Instagram apresenta uma ferramenta para isso, mas você também pode encontrar outros recursos que o auxiliem nesse processo.
Essa informação é importante, uma vez que revela em qual horário seu conteúdo será mais visualizado, podendo gerar assim mais likes e compartilhamentos. Outro ponto importante a ser avaliado no planejamento, é a frequência dos posts. Existem alguns programas que o ajudam a realizar agendamentos, por exemplo.
Seja como for, diário, semanal ou mensal, ao utilizar o Instagram como portfólio e currículo profissional, é interessante manter o perfil sempre atualizado com seus últimos trabalhos, projetos e experiências.
6 – Tenha consciência ao utilizar o Instagram
E por último, mas não menos importante, é preciso usar a plataforma com sabedoria. Afinal, seu perfil está sendo visualizado por diversas pessoas ao redor do mundo. Diante disso, tenha consciência ao realizar suas publicações.
Mesmo que seu perfil pessoal seja separado do profissional, lembre-se que os recrutadores e interessados em você e em seu trabalho, querem ver autenticidade e profissionalismo.
Se você está buscando alguma vaga, cuidado com suas atitudes na rede, pois você sempre está sendo observado. E se você já está empregado, seja coerente com os valores da empresa a qual você representa.