Blog do UNASP

Mãe e estudante? Temos 5 dicas que podem salvar seu dia!

Bichinhos coloridos de plásticos no chão e nas estantes. Na gaveta dos talheres, pequenas colheres e garfos sem fio. As últimas peças de roupa compradas na casa tem estampas de animaizinhos e carinhas felizes. O silêncio na casa reina no máximo duas horas por dia, após isso, é interrompido pelo choro de um pequeno ser humano. Suas costas doem, o sono é constante, mas cada vez que você olha para ele, tudo faz sentido. Faz valer a pena. Afinal, esse é o sentimento de mãe, concorda? 😌

Ser mãe de criança pequena é um verdadeiro desafio. Há tanto que cuidar e pelo que se preocupar ao mesmo tempo que as 24 horas do dia parecem poucas para a demanda que exige a maternidade. Ainda assim, há mulheres que decidem iniciar ou continuar uma graduação sem deixar de lado sua responsabilidade como mãe.

De fato, segundo o relatório Education at Glance 2019 divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o mais recente sobre o assunto, as mulheres são maioria quando se trata de concluir a educação superior. O relatório indica que enquanto 18% dos homens brasileiros de 25 a 34 anos finalizaram o ensino superior, essa porcentagem sobe para 25% entre a população feminina da mesma faixa etária. 

Ser mãe e estudante ao mesmo tempo não é para todo mundo e a experiência não pode ser romantizada. Pensando nisso, e como forma de homenagem a essas mães corajosas, preparamos 5 dicas que podem facilitar seu dia a dia entre a maternidade e a academia. Confira estas dicas e conheça as práticas que podem salvar seu dia! ❤️‍

5 dicas que podem te ajudar a gerenciar a maternidade e a academia 

  1. Escolha a educação a distância 

Uma das grandes vantagens da Educação a Distância, como você pode imaginar, é a flexibilidade. Esta modalidade é ideal para os estudantes que precisam de versatilidade na sua rotina, e você mãe, definitivamente faz parte desse grupo. Você pode assistir às aulas enquanto seu pequeno está dormindo ou brincando e pausar elas quando ele precisar de você. 

A exceção das datas já agendadas com antecipação para provas ou atividades específicas, todos os conteúdos desta modalidade virtual são adaptáveis a sua rotina. 

Além disso, a possibilidade de receber os conteúdos desde a comodidade da sua casa e poder ficar do lado do seu filho, em vez de precisar se locomover até outro local, tornam a educação a distância mais em conta e poupam suas energias. 

  1. Planeje uma rotina para administrar melhor seu tempo 

As mães de primeira viagem descobrem rapidamente que estabelecer uma rotina para seus filhos não é apenas benéfico para eles, mas para elas também. As rotinas são positivas para que seu filho aprenda sobre disciplina, concentração e controle do tempo. Já no seu caso, elas te ajudam a saber em que momentos do dia você pode separar um momento para seus estudos e em que momentos não. 

As rotinas também podem ser uma ferramenta de estímulo para você como estudante. Haverá dias em que você vai se sentir desmotivada, e sentar, abrir o computador e focar nos conteúdos será o último que você gostaria de fazer. Porém, a implementação de uma rotina já prevê o tempo que deve ser dedicado ao aprendizado, facilitando assim, o processo de estudo

  1. Tenha uma rede de apoio 

Saber que você não está sozinha no desafio de conciliar a maternidade e a academia é essencial para você como mãe e mulher. O suporte e cooperação que uma rede de apoio pode te oferecer é fundamental para a conclusão satisfatória da sua graduação. A função de uma rede de apoio, como o nome já sugere, é a de garantir que você possa contar com um grupo de pessoas da sua confiança cada vez que surgir algum imprevisto. 

A rede de apoio, por exemplo, pode ser o seu esposo, sua mãe, sogra, irmã, amiga ou vizinha. Estas pessoas poderão cuidar do seu filho quando você precisar fazer uma prova, concluir uma atividade ou ter um momento apenas para você. Além disso, e não menos importante, sua rede de apoio também pode te amparar e acolher emocional e psicologicamente. 

  1. Use uma agenda ou aplicativo de lembrete

Preparar as refeições, agendar as consultas no médico, fazer as compras da semana, estender roupa, entregar o relatório antes da meia noite. As tarefas domésticas diárias são muitas, e somando o ser humaninho que depende de você as 24 horas, lembrar de tudo o que precisa ser feito pode ser um desafio para você como mãe e estudante. Contudo, duas ferramentas que te ajudarão a relembrar tudo o que precisa ser feito são as agendas ou aplicativos de lembrete. 

Se você não tem o costume, no início pode parecer uma perda de tempo parar cinco minutos no meio da correria para listar as tarefas. Porém, a longo prazo você vai perceber que foi um investimento de tempo. Visualizar as tarefas, dar o check nas que já foram concluídas e lembrar das que precisam ser executadas garante que você lembre de todas elas. 

  1. Não se cobre demais e não desanime 

Slow down, you’re doing fine! A sua coragem e constância para concluir seu sonho já fazem de você uma mulher e mãe guerreira. Porém, a cobrança imposta por você mesma para cumprir com as suas responsabilidades, o cansaço constante ou até o julgamento de quem não entende a importância do seu sonho, pode te fazer duvidar dos motivos pelos quais você iniciou ou continuou sua graduação. 

Contudo, lembre que a conclusão desta graduação pode oferecer um futuro melhor a você e seu filho. Haverá dias em que você não conseguirá entregar a atividade no prazo estabelecido e isso não te faz menos competente ou capaz. Dia a dia você está conquistando seu sonho e quando a graduação finalizar, você poderá desfrutar dos benefícios do diploma na mão. Foque no seu objetivo e confie no processo. 

Cada uma destas dicas podem ser executadas e adaptadas às suas necessidades e preferências. O importante é que você encontre o suporte suficiente para desfrutar da maternidade e ao mesmo tempo continuar seus estudos. 

Lembre que a parte mais difícil, a de começar, você já fez, agora é continuar e concluir seu curso. Compartilhe este conteúdo com outras mães que também estudam ou que estão considerando a ideia. Seja você a rede de apoio delas! 😉

Deixe um comentário

Veja também