Blog do UNASP

Vestibular: as maneiras mais eficazes para aprender os conteúdos

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Como estudar e aprender de maneira eficaz e se sair bem nos vestibulares? Se você quer descobrir, continue lendo esse post e veja nossas dicas!

São tantos conteúdos para lembrar e estudar que seria muito mais fácil se tivéssemos um gravador dentro no nosso cérebro, não é verdade? No entanto, existem algumas técnicas e atitudes que são eficazes para aprender de forma significativa.

Ou seja, essas técnicas tendem a ajudar-nos a aproveitar melhor o tempo de estudo e consequentemente o resultado. Então, para alcançar essa rota de sucesso é necessário criar um ambiente propício para isso.

Por isso, separamos algumas dicas de ferramentas atitudinais que você pode praticar durante os estudos. Sendo assim, veja qual você não faz ou o que melhor se adequa a sua realidade e comece a testar. Só assim será possível saber se essa técnica supre suas necessidades.

Criando plano de estudos

Primeiramente sente-se e faça uma lista do que é preciso saber. Reúna os editais das provas, conteúdos e informações importantes. Depois, anote todos os recursos disponíveis para ajudar a reter esses conteúdos, como a possibilidade de estudo em grupo, simulado online e empréstimo de livros em bibliotecas.

Dessa forma, após descobrir o que precisa ser estudado e como aproveitará os recursos disponíveis, faça um cronograma. Organize suas tarefas e horários a fim de dedicar-se aos estudos e atenha-se ao plano.

Além disso, tenha o máximo de positividade possível ao se sentar para estudar. Não fique pensando que não aprender ou que está muito difícil. Se estiver emocionalmente distraído, você não vai conseguir reter as informações e aprender da melhor forma. Então, tente pensar de maneira positiva enquanto estuda e não se compare com os outros, combinado?

Prepare um ambiente

Não estude em qualquer lugar. Encontre um local silencioso e com o mínimo de distrações. É bom saber que o local onde vai estudar afeta diretamente o seu desempenho nos estudos.

Ou seja, se ficar distraído com o celular, televisão, Internet ou com o seu colega de quarto, por exemplo, você não vai conseguir estudar de maneira tão eficaz quanto seria se estivesse em um lugar silencioso e com menos distrações. Um dos ambientes mais propícios para se estudar é a biblioteca.

Utilize os sentidos

Durante o estudo, algumas pessoas absorvem melhor os conteúdos se múltiplos sentidos são estimulados. Então, uma forma de incorporar múltiplos sentidos nas sessões de estudo é ler as notas em voz alta após escrevê-las.

Isso significa que essa abordagem faz uso da audição e visão, ajudando-o a reter melhor as informações. Pode ser que essa técnica de leitura e escrita te ajude a aprender e decorar de forma mais eficaz![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Faça um resumo das informações que precisa aprender

Se você ainda não tem esse hábito, tente criar resumos com anotações de aulas e outros materiais. Isso é uma forma ativa de estudar o conteúdo da classe, do cursinho ou dos próprios estudos.

Então, utilize as anotações que você fez nas aulas e tente resumi-las. Além disso, você também pode acrescentar informações de outras fontes, como livros da matéria que está estudando. Uma tática eficaz é incorporar essas informações em seu caderno.

Auto-explicação

Essa é uma técnica muito útil par aprendizagem de conteúdos que precisam ser decorados e também as informações mais abstratas. No entanto, é preciso praticar.

Logo, a prática trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo. Pode ser em voz alta, em frente ao espelho, gravando um áudio ou fazendo um vídeo. O importante é utilizar essa técnica como apoio de aprendizagem e decoração.

Testes

Nada melhor do que fazer testes para mensurar o tanto que você já sabe e aprendeu. Utilize vestibulares anteriores ou provas da escola para testar-se. Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem.

Bons estudos!

Agora, você já pode estudar utilizando algumas técnicas e práticas que podem te ajudar bastante. Além disso, lembre-se que quanto mais tempo você se dedicar aos estudos, melhor será a absorção das informações.

Então, se você já fez o vestibular ou conhece uma técnica infalível de estudos, deixe aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Como decorar de maneira mais eficaz os conteúdos para o vestibular

• Tomar mais água vai te ajudar nos estudos. Quer ver só?

• Bloqueio criativo? Veja 6 dicas para estimular a sua criatividade

• Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também