Marketing de varejo é um conjunto de medidas e ações que reúnem esforços voltados para a boa experiência do consumidor. Descubra como ele funciona na prática e veja o que fazer para aumentar as vendas.
Se você trabalha na área ou tem o seu próprio negócio, já deve saber que as marcas utilizam todos os dias diversos estímulos, seja na internet, televisão ou nas ruas, que são cuidadosamente pensados para gerar sentimentos e sensações que nos levam a comprar ou desejar o produto ou serviço específico. Entretanto, muitas empresas não sabem que isso faz parte do marketing de varejo, que tem como um dos seus objetivos principais aumentar as vendas.
Sendo assim, de forma simples podemos dizer que todas essas ações e estímulos presentes no mercado são atividades feitas por varejistas para poder vender mais. Bem como promover os seus produtos, além de entender melhor os clientes e coletar dados para tomar decisões antes dos concorrentes.
Dessa forma, estes conjuntos de estratégias fazem parte de um plano maior dentro do marketing de varejo, o chamado Mix de Marketing – que se baseia nos princípios de: produto, praça, preço e promoção.
Conceituando o marketing de varejo
Primeiramente, devemos entender que o marketing trabalha com o comportamento do consumidor. Ou seja, por meio de suas ações, busca compreender as necessidades e vontades de cada indivíduo e cliente para traçar jornadas de compra melhores e que façam mais sentido para determinado público.
Isso quer dizer que estamos falando de uma comunicação mais institucional que tem como objetivo garantir que a empresa feche o mês com o volume de vendas dentro do esperado. Logo, boas estratégias são fundamentais para impulsionar as vendas. Além disso, o marketing deve também buscar um relacionamento mais próximo do cliente visando uma fidelização.
Afinal de contas, é por meio de um bom relacionamento que a empresa garantirá o aumento das vendas e, consequentemente, crescimento dos lucros. E para criar um relacionamento é preciso conhecer bem o público. Pesquisas e testes são ótimos aliados para conhecer os hábitos dos consumidores e entender, de fato, suas necessidades.
Então, somente assim será possível traçar o melhor planejamento de marketing de varejo, com as estratégias e canais adequados para atingir os resultados. Mas quais são os objetivos principais dos conjuntos de ações? Descubra a seguir.
3 objetivos do marketing de varejo
Como já dissemos, um dos principais objetivos do marketing de varejo é entender as tendências do mercado e de consumo para melhorar o serviço, os produtos e ampliar o negócio. Contudo, para que tudo isso seja vantajoso, é necessário ser rápido e se antecipar em relação à concorrência. Além disso, os benefícios do marketing de varejo são inúmeros, como:
1 – Aumento das vendas
De certo, aumentar as vendas não é uma tarefa fácil para comércio ou grande empresas prestadoras de serviço ou lojas. Ou seja, é preciso chegar ao cliente da forma certa ou levá-lo até você. Para isso, é preciso que sejam adotadas boas estratégias de divulgação, por exemplo, seja por redes sociais, panfletos, outdoors, rádio, televisão ou outros formatos.
Capturando o público correto os resultados começarão a aparecer na forma do aumento nas vendas. No entanto, para que isso aconteça é preciso descobrir quem é, de fato, seu público e sua audiência, bem como onde eles estão, o que estão fazendo, seus gostos, vontades, medos e anseios, além de locais que frequenta, hobbies, programas assistidos e tecnologias usadas. Dessa forma, todas essas informações irão ajudar na hora de planejar as melhores ações de marketing.
2 – Construção e fortalecimento da marca
Se você está começando do zero ou se já possui o próprio negócio, saiba que nunca é demais trabalhar na construção e fortalecimento da sua marca. A forma como o cliente vê, o jeito como interage e entende sua marca está totalmente ligada ao objetivo da empresa e o planejamento de marketing.
Além disso, não precisa nem dizer que uma empresa de varejo que tenha uma imagem ruim nunca receberá um impacto positivo nas vendas. Portanto, para reverter essa situação, investir em boas estratégias de marketing é fundamental.
3 – Fidelização de clientes
Manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Por isso é tão importante adotar estratégias de fidelização, ou seja, medidas para que o cliente queira retornar à sua empresa para uma nova compra.
Criar uma relação mais humana faz parte deste processo. Além disso, ações como promoções em aniversários de clientes, um bom atendimento e o contato pós venda, influenciam muito. São maneiras excelentes de investir em fidelização.
Inovações no marketing de varejo
É notável que o desenvolvimento da tecnologia trouxe novas formas de consumo e isso, sem sombra de dúvidas, impactou a maneira como as empresas se comunicam, fazem suas estratégias e vendem. Graças a internet, o mundo descobriu milhares de novas possibilidades para a comunicação, relacionamento e venda entre as marcas e seus públicos.
Isso faz com que o consumidor se aproxime cada vez mais das empresas, sendo capaz de contatá-las com a rapidez de um clique na tela do celular, por exemplo. Entretanto, para que isso aconteça, as empresas também precisam se modernizar e nos últimos anos muitos negócios sofreram com isso. Mas é garantido que aquelas que investiram em tecnologia, hoje fazem uma colheita satisfatória e cada vez mais promissora.
Portanto, o fato é que vivemos na era digital e todo mundo precisa embarcar nessa se não quiser ficar para trás. As empresas precisam acompanhar essa tendência, investindo na sua comunicação on e offline. Afinal de contas, a internet faz parte da nova jornada de compras dos consumidores. Logo, ter seu produto exposto nesse ambiente é essencial.
Consumindo de uma nova maneira
Na hora de tomar uma decisão de compra, uma das primeiras coisas que fazemos hoje é pesquisar no Google, não é mesmo? O seu cliente também. Então, saiba que as novas formas de consumo são aquelas que envolvem a tecnologia e o uso da internet em seu processo decisório.
Além disso, as pessoas consomem por meio de múltiplos canais, do comércio eletrônico à loja física, muitas vezes utilizando um caminho híbrido em sua jornada de compras que varia entre on e offline. Deste modo, cabe à empresa planejar as melhores estratégias para captar e vender. Este novo formato, on-line, sem dúvida afeta diretamente como as marcas promovem seus produtos, seus preços e qualidade.
Como usar o marketing de varejo para aumentar suas vendas?
Para aumentar as vendas, o marketing é considerado a maneira mais eficaz por ser uma ferramenta útil e inteligente que garante bons resultados. Claro, que tudo vai depender das estratégias. Então, se elas forem coerentes as suas chances de vender mais vão aumentar e muito, assim como as próprias vendas. De fato, é toda a comunicação do marketing de varejo que vai assegurar que as vendas atendam às expectativas do que é necessário para cobrir os gastos de produção e gerar lucro.
E para que isso aconteça, listamos uma série de estratégias e ações – as mais usadas – para gerar empatia com a marca, estreitar o relacionamento, tornar a marca conhecida e consequentemente vender mais. O objetivo e estabelecer uma relação duradoura com os clientes para que isso reverta em vendas.
Alguns exemplos de ações incluem:
- Produção de conteúdo, presença na web e anúncio em redes sociais
- Comerciais e publicidade em rádio, TV e internet
- Atendimento diferenciado, personalizado e humano
- Cartões de visitas
- Vouchers, descontos e programas de fidelidade
- Promoções e brindes
- Ações em ponto de vendas
- Identidade visual forte
- Agilidade na entrega
- Produto de qualidade
- Disponibilidade e abrangência e outros.
Tudo muda muito rápido e cabe ao gestor e sua equipe, estarem atentos às transformações. Além disso, vale ressaltar que todo investimento tem um retorno e se bem investido o retorno é positivo. A dica é possuir um serviço ou produto de qualidade, estar presente no cotidiano do seu público, estabelecer um relacionamento forte e duradouro com seus clientes em potencial, oferecer preço justo e garantia, além de incentivos como promoções para que a boa experiência de compra e venda seja completa.
Como diz o ditado “A propaganda (marketing de varejo) é a alma do negócio”. Você quer aprender as melhores técnicas e soluções para o seu negócio ou para atualizar seus conhecimentos e atuar melhor no mercado? Então, conheça este MBA.
MBA em Gestão Comercial e Marketing de Varejo
Embora a prática do Marketing associado a vendas seja parte do mundo dos negócios desde os tempos mais antigos, atualmente mais que nunca essa área de conhecimento tem se desenvolvido e especializado.
Então, diante das mudanças culturais e sociais, influenciando o comportamento do consumidor, a correta gestão de Marketing e Vendas é uma condição para a sobrevivência no mercado. Por essa razão, o MBA em Gestão Comercial e Marketing torna-se extremamente relevante para aqueles que buscam promover o crescimento de seus negócios ou das empresas que trabalham.
Um dos objetivos do curso é aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao marketing e vendas e oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão comercial.
Durante o curso você vai encontrar disciplinas, como:
- Pensamento Estratégico
- Liderança Contemporânea
- Planejamento Estratégico
- Formação e Gestão de Preços
- Oficina de Vendas
- Comportamento do Consumidor
- Pesquisa e Inteligência de Marketing
- Marketing de Varejo, Serviços e Digital
- Gestão de Relacionamento com Cliente
- Gestão Financeira e mais.
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Até a próxima!