Se você quer trabalhar com Marketing Digital, descubra algumas áreas de atuação e saiba quais são as funções mais procuradas e que estão em evidência.
Certamente você já deve ter percebido como o meio on-line cresceu nos últimos anos e o Marketing Digital é um ótimo exemplo disso. Ou seja, todas as estratégias que envolvem essa área, seja para vendas ou relacionamento, têm se desenvolvido de forma extraordinária e seguindo as tendências do mercado.
Entretanto, é quase impossível dominarmos todo o conhecimento disponível sobre o Marketing Digital. Portanto, é comum que cada profissional domine determinada área, mas por outro lado, que também possua entendimento amplo sobre as demais. Isso significa que é importante compreender o todo, ter uma visão holística para acompanhar o mercado. Mas, é aconselhável focar na sua área, para assim, tornar-se um especialista.
Não é segredo para ninguém que o Marketing é uma área quase onipresente. Então, ela precisa estar em todos os lugares, para desenvolver ações que promovam marcas, campanhas e produtos. Dessa forma, é necessário que toda empresa contrate profissionais de Marketing e Marketing Digital para alinhar seus discursos e atingir seus potenciais clientes.
Na prática, toda a forma de contato que você tem com alguma marca através das redes sociais, seja interação, compra, relacionamento, vídeos promocionais e outros, foi planejado e realizado pelos profissionais de Marketing Digital. Por isso, se você tem vontade de trabalhar na área e se especializar em alguma função, descubra quais são os ramos de atuação desses profissionais a seguir!
Marketing Digital: 7 tipos de trabalho na área
1 – Analista de mídias sociais
Essa função tende a ser a mais famosa da área. Conhecido também como o “social media”, esse profissional é o responsável por cuidar das redes sociais de uma empresa. Isso mesmo, nessa função, a principal atribuição é gerenciar as contas, postando, interagindo, respondendo e criando.
Contudo, apesar de parecer divertido, passar o dia no Facebook, Instagram e Tiktok, esse profissional precisa ser antenado e estar atento aos assuntos do momento, bem como possuir um olhar analítico. Por último, e não menos importante, o social media realiza insights e ajuda a produzir conteúdo com criatividade e responsabilidade para conectar a marca e seus consumidores.
2 – Produtor de conteúdo
Este profissional nunca foi tão requisitado. Depois da descoberta de que o conteúdo vale ouro, foi criado uma função só para desempenhar esse papel. Geralmente atuado por um redator com habilidades em ferramentas de criação. O trabalho é produzir a matéria-prima, ou seja, o conteúdo. No entanto, esse conteúdo precisa ser transformado em um produto editorial a ser consumido, como por exemplo e-book, vídeo, podcast, infográfico, blog post e etc.
Além disso, esse profissional é normalmente mais dotado com habilidades extras. Por exemplo, ser capaz de escrever, dominar o Photoshop, editar um vídeo, apresentar as ideias e mais. Isso significa que uma mesma pessoa pode desempenhar diferentes funções, como redator, produtor e design.
3 – Analista de SEO
O especialista em SEO é o responsável por colocar a página da empresa em posições de destaque nas pesquisas no Google e outros mecanismos de busca, por exemplo. A sigla SEO significa Search Engine Optimization, traduzida para Otimização do Mecanismo de Pesquisa”. Ou seja, é o aperfeiçoamento a partir de técnicas e planejamento estratégico.
As boas práticas de SEO, com palavras-chave, estruturação de formas e imagem podem alavancar vendas, aumentar usabilidade de aplicativos e sites, além de aparecer como o primeiro resultado nas páginas de busca. Contudo, para ser um analista de SEO é preciso de habilidades como a escrita, assim como um nível básico de conhecimento de programação, além de dominar algumas ferramentas de trabalho.
4 – Community Manager
Este profissional está focado nas redes sociais. Tudo o que está público sobre a marca é de seu interesse. Sendo assim, é preciso que tenha capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem e também gerenciar crises. Criação de conteúdo, FAQ, análises, métricas, monitoramentos, planejamento e soluções são algumas de suas atribuições.
O community manager deve ser antenado e estar ligado às tendências o tempo todo. Criatividade é uma das habilidades esperadas para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas. Além disso, ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca.
5 – Analista de e-commerce
Todo mundo quer vender pela internet mas nem todo mundo consegue. De fato, o e-commerce, ou comércio eletrônico, revolucionou o setor. Por isso, profissionais focados nessa área são necessários nos mais diversos ramos do mercado de trabalho. Ou seja, sua função principal é cuidar do processamento dos produtos e pedidos recebidos. Bem como, também é responsável pela manutenção da loja virtual, criação de campanhas nas mídias digitais e suporte ao cliente.
Você já deve ter percebido, então, que um analista de e-commerce precisa ter muita responsabilidade e organização, além de conhecimentos em ferramentas específicas de e-mail marketing e atendimento ao consumidor.
6 – Designer
Sabe um post que você vê na sua timeline e acha incrível? Pois é, tudo ideia do designer. Esse profissional está habilitado para desenvolver diversos tipos de projetos gráficos de comunicação visual, tanto para web quanto para offline. Panfletos, cartões de visita, sites, logotipos, posts de redes sociais e adesivos são algumas das criações desses profissionais.
Para o Marketing Digital, esse profissional é imprescindível pois dá vida às ideias.
A profissão envolve a análise de cores, tipografia, seleção de imagens, formatos e textura, por exemplo. Por isso, a área exige o conhecimento em alguns programas de criação e edição, como Photoshop, CorelDraw e Illustrator.
7 – Analista de Mídia Paga
Pensou em dinheiro no Marketing Digital, pensou no analista de performance ou analista de mídia paga. Sendo assim, a sua principal função é criar e coordenar as campanhas pagas das mídias digitais. Ou seja, tudo aquilo que é patrocinado, publipost, anúncios e publicidade feita por influenciadores.
Este profissional fará de tudo para te oferecer aquilo que você precisa e com apenas um clique conseguir soluções para você. Essas estratégias são usadas mais para área de vendas online. Além disso, para atuar como profissional de mídia paga é necessário um olhar analítico e conhecimento sobre as plataformas de anúncios de cada uma das mídias digitais. Sem falar nos cálculos e métricas dessa função.
O que achou das áreas?
Geralmente, os profissionais que trabalham com o Marketing Digital são formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing e Rádio e TV. Entretanto, as funções não são desenvolvidas apenas por profissionais dessas áreas. O ramo é bastante democrático e se você for de outra área, será bem recebido. A especialização contínua é um requisito para trabalhar no meio digital. Portanto, foque em cursos livres, específicos, pós-graduação e de atualização.
Até a próxima!