O Marketing é uma área extremamente importante no mercado. Afinal, é a área que cria estratégias, valores e chama a atenção dos clientes, gerando relação e vendas. Você tem interesse e gostaria de atuar como profissional de Marketing? Conheça mais sobre a profissão e possíveis trabalhos.
Marketing é uma área muito dinâmica, que acompanha todas as mudanças no mercado bem como cria as suas próprias tendências e estratégias. Marketing é a arte de gerar e entregar valor para os clientes, movimentando o mercado, empresas e serviços. Sendo assim, é uma profissão muito requisitada e com boas oportunidades de emprego.
Se você você tem interesse em fazer um curso na área, leia este post até o final. Aqui você vai entender melhor sobre a profissão e opções de empregos. Vamos lá?
O que é Marketing?
O Marketing, por si só, possui um viés estratégico e tático. É algo global, ou seja, que envolve a empresa como um todo. Por isso, a produção, canais de vendas, meio digital, escolha do mix ideal do portfólio de produtos, metas e como criar a necessidade do consumidor, fazem parte do Marketing.
Dessa forma, podemos dizer que o Marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa e tudo o que é possível fazer em forma de ideias, soluções e inovações para alcançar o sucesso da empresa. Metaforicamente falando, o Marketing é um grande balão que envolve não apenas a maneira como a comunicação acontece, mas também os caminhos que os produtos devem percorrer.
“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” – Philip Kotler
No marketing é preciso ter muita objetividade, planejamento e uma visão mais global da empresa como um todo. Assim como seu posicionamento, estratégias, planos e ações.
O tema é bem extenso, por aqui demos apenas uma pincelada. No entanto, o Marketing é muito mais! Quer se aprofundar mais no tema? Clique aqui e leia um post bem interessante sobre o assunto.
Agora, que tal conhecer algumas das principais áreas do marketing e suas atuações?
Áreas de atuação em Marketing
Marketing Digital
O Mkt Digital tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais, como as redes sociais. Ultimamente, a internet tem sido muito utilizada na propagação de campanhas, ações e relacionamento com o cliente. Além disso, é o meio pelo qual a marca fala com o seu público, oferecendo também conteúdos. Esses recursos permitem ao consumidor, escolher as informações das empresas que deseja absorver. É uma área muito importante e cada vez mais buscada.
Endomarketing
Essa área é focada na comunicação interna, ou seja, o endomarketing visa buscar a satisfação dos funcionários e garantir que eles trabalhem felizes e motivados, por exemplo. Então, para que isso aconteça, é colocado em prática um conjunto de estratégias que valorize os empregados, que amplie a produção e que promova boas condições de trabalho.
Marketing de Relacionamento
Uma tendência é investir em um bom relacionamento da empresa com os clientes. Dessa forma, o desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e a excelência no atendimento. Grandes empresas brasileiras saem na frente neste quesito, como Magalu e Nubank.
Contudo, criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor. Portanto, pensar na experiência positiva é o lema de quem trabalha nessa área.
E-commerce
Vender e comprar nunca foi tão fácil assim. O e-commerce, nada mais é do que vender pelas plataformas de comércio digital. Nessa área, o profissional será responsável por acompanhar e avaliar dados de todo o processo de divulgação e vendas de produtos, bem como como faria em um estabelecimento ou loja física, por exemplo.
Produção de conteúdo
Como produtor de conteúdo, o principal objetivo do profissional é desenvolver conteúdos ricos e relevantes para atrair mais clientes e possíveis clientes através dos meios digitais. A estratégia visa atrair clientes por meio do interesse em dicas e informações.
Marketing Social
Umas das funções do Marketing Social é promover a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. Além disso, é também o mkt trabalhado por Ongs. Sendo assim, as estratégias visam atender às necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas, por exemplo.
Outras áreas
— Produto;
— Neuromarketing;
— Consultoria;
Tecnólogo em Marketing
E aí, gostou da área e quer se especializar? Aqui no Unasp você pode!
O curso de Marketing capacita você para gerenciar o relacionamento das empresas com o seu mercado, proporcionando uma visão global da área de negócios. O curso também ensina a aplicar métodos, técnicas e conceitos de tecnologia, marketing digital e inovação.
Portanto, o trabalho na área começa muito antes da divulgação de um produto ou serviço. A empresa precisa gerar valor para os clientes, construir um relacionamento estreito com eles para, finalmente, conseguir captar e lucrar.
Que tal dar uma chance para essa área? Se matricule no Unasp e esteja pronto para o mercado de trabalho.
Até a próxima!