Navegue entre nossos sites
  • Site geral UNASP
    • Campus universitários
    • Educação a Distância
    • Engenheiro Coelho
    • Hortolândia
    • São Paulo
    • Educação básica
  • Login

    Login para Processo Seletivo

    Clique aqui

    Campus Virtual - Moodle

    Esqueceu sua senha?

[wi_autosearch_suggest_form]
Busque aqui
UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Home Blog
  • Educação
  • Carreira
  • Tecnologia
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
Navegue entre nossos sites

Campus Universitários

  • Educação a Distância
  • Engenheiro Coelho
  • Hortolândia
  • São Paulo
Campus virtual - Moodle

Esqueceu sua senha?

Navegação

  • Home Blog
  • Educação
  • Carreira
  • Tecnologia
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida

Utilidades

Blog do UNASP

Carreira  13 out 2020
Marketing: conheça as principais áreas de atuação
user_login user_login

O Marketing é uma área extremamente importante no mercado. Afinal, é a área que cria estratégias, valores e chama a atenção dos clientes, gerando relação e vendas. Você tem interesse e gostaria de atuar como profissional de Marketing? Conheça mais sobre a profissão e possíveis trabalhos.  

Marketing é uma área muito dinâmica, que acompanha todas as mudanças no mercado bem como cria as suas próprias tendências e estratégias. Marketing é a arte de gerar e entregar valor para os clientes, movimentando o mercado, empresas e serviços. Sendo assim, é uma profissão muito requisitada e com boas oportunidades de emprego.

Se você você tem interesse em fazer um curso na área, leia este post até o final. Aqui você vai entender melhor sobre a profissão e opções de empregos. Vamos lá?


O que é Marketing?

O Marketing, por si só, possui um viés estratégico e tático. É algo global, ou seja, que envolve a empresa como um todo. Por isso, a produção, canais de vendas, meio digital, escolha do mix ideal do portfólio de produtos, metas e como criar a necessidade do consumidor, fazem parte do Marketing.

Dessa forma, podemos dizer que o Marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa e tudo o que é possível fazer em forma de ideias, soluções e inovações para alcançar o sucesso da empresa. Metaforicamente falando, o Marketing é um grande balão que envolve não apenas a maneira como a comunicação acontece, mas também os caminhos que os produtos devem percorrer.

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” – Philip Kotler

No marketing é preciso ter muita objetividade, planejamento e uma visão mais global da empresa como um todo. Assim como seu posicionamento, estratégias, planos e ações.

O tema é bem extenso, por aqui demos apenas uma pincelada. No entanto, o Marketing é muito mais! Quer se aprofundar mais no tema? Clique aqui e leia um post bem interessante sobre o assunto.

Agora, que tal conhecer algumas das principais áreas do marketing e suas atuações?

Áreas de atuação em Marketing

Marketing Digital

O Mkt Digital tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais, como as redes sociais. Ultimamente, a internet tem sido muito utilizada na propagação de campanhas, ações e relacionamento com o cliente. Além disso, é o meio pelo qual a marca fala com o seu público, oferecendo também conteúdos. Esses recursos permitem ao consumidor, escolher as informações das empresas que deseja absorver. É uma área muito importante e cada vez mais buscada.

Endomarketing

Essa área é focada na comunicação interna, ou seja, o endomarketing visa buscar a satisfação dos funcionários e garantir que eles trabalhem felizes e motivados, por exemplo. Então, para que isso aconteça, é colocado em prática um conjunto de estratégias que valorize os empregados, que amplie a produção e que promova boas condições de trabalho. 

Marketing de Relacionamento

Uma tendência é investir em um bom relacionamento da empresa com os clientes. Dessa forma, o desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e a excelência no atendimento. Grandes empresas brasileiras saem na frente neste quesito, como Magalu e Nubank.

Contudo, criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor. Portanto, pensar na experiência positiva é o lema de quem trabalha nessa área. 

E-commerce

Vender e comprar nunca foi tão fácil assim. O e-commerce, nada mais é do que vender pelas plataformas de comércio digital. Nessa área, o profissional será responsável por acompanhar e avaliar dados de todo o processo de divulgação e vendas de produtos, bem como como faria em um estabelecimento ou loja física, por exemplo. 

Produção de conteúdo

Como produtor de conteúdo, o principal objetivo do profissional é desenvolver conteúdos ricos e relevantes para atrair mais clientes e possíveis clientes através dos meios digitais. A estratégia visa atrair clientes por meio do interesse em dicas e informações.

Marketing Social

Umas das funções do Marketing Social é promover a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. Além disso, é também o mkt trabalhado por Ongs. Sendo assim, as estratégias visam atender às necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas, por exemplo. 

Outras áreas

— Produto;

— Neuromarketing;

— Consultoria;

Tecnólogo em Marketing

E aí, gostou da área e quer se especializar? Aqui no Unasp você pode!

O curso de Marketing capacita você para gerenciar o relacionamento das empresas com o seu mercado, proporcionando uma visão global da área de negócios. O curso também ensina a aplicar métodos, técnicas e conceitos de tecnologia, marketing digital e inovação.

Portanto, o trabalho na área começa muito antes da divulgação de um produto ou serviço. A empresa precisa gerar valor para os clientes, construir um relacionamento estreito com eles para, finalmente, conseguir captar e lucrar.

Que tal dar uma chance para essa área? Se matricule no Unasp e esteja pronto para o mercado de trabalho.

Até a próxima!

Post anterior Próximo post

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Veja também

Por que aprender Python é essencial para sua carreira

Ler mais

Faculdade de Psicologia EAD vale a pena?

Ler mais

3 pós-graduações para profissionais da saúde

Ler mais

4 dicas para escolher a escola certa para o seu filho

Ler mais

CAMPUS UNASP

  • Campus São Paulo
  • Campus Engenheiro Coelho
  • Campus Hortolândia
  • Campus Virtual
  • Mapas e Endereços

EDUCAÇÃO

  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Mestrado
  • Educação a Distância
  • Como ingressar?
  • Vestibular

INSTITUCIONAL

  • Sobre o UNASP
  • Cursos
  • Vida no Campus
  • Nossas Unidades
  • Internacional
  • Pesquisa e Extensão

CONTEÚDO POR PERFIL

  • Para alunos
  • Para futuros alunos
  • International Students
  • Para colaboradores e professores

ACONTECE

  • Eventos
  • Notícias
  • Blog UNASP
  • Editais
  • Canais UNASP

Engenheiro Coelho

Estrada Municipal Pastor Walter Boger, S/N - Lagoa Bonita, Eng. Coelho - SP, 13165-970

Atendimento: (19) 3858-9000 / (019) 3858 9099

E-mail: faleconosco-ec@unasp.edu.br

Hortolândia

Rua Pr. Hugo Gegembauer, 265 Cep 13184-010/Hortolândia - SP

Atendimento: (19) 2118-8000

E-mail: faleconosco-ht@unasp.edu.br

São Paulo

Estrada de Itapecerica, 5859 Cep 05858-001/São Paulo - SP

Atendimento: (11) 2128-6000

E-mail: faleconosco-sp@unasp.edu.br

Educação a Distância

Estrada Mun. Pr. Walter Boger, km 3,5 Cep 13165-000 / Eng. Coelho – SP

Atendimento: (019) 3858-5100 / 0800-770-0323

E-mail: ead@unasp.br


Fale conosco Mapas e endereços Créditos