[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Conheça um pouco mais sobre a área da medicina veterinária e, veja também, como funciona o curso aqui do Unasp.
A medicina veterinária é uma área da ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamentos em relação à saúde dos animais. Além disso, ela também possui o importante papel de controlar a sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
Portanto, essa é uma área que não visa apenas a saúde dos animais, ela é holística e abrangente. Leva em conta também os humanos, como o contato com os animais interfere na nossa saúde, e vice-versa.
Vamos conversar mais sobre o assunto?
As áreas de especialização
O veterinário é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a medicina veterinária, ocupando-se da saúde animal como todo.
Já conversamos aqui no blog sobre as três grandes áreas de especialização na medicina veterinária, que são:
• Animais de pequeno porte, que é a especialização mais escolhida e conhecida pela maioria das pessoas. Afinal, é são para esses especialistas que são levados os cães, gatos e outros pets.
• Animais de grande porte, que é uma área da medicina veterinária responsável por atender diversos rebanhos. Desde bois e cavalos, até ovelhas, suínos e aves.
• Animais silvestres e exóticos, que é uma área para quem tem interesse em trabalhar em zoológicos, fazendas de criação de animais exóticos, campos de preservação ou reabilitação, por concurso público, entre outros.
Além dessas três áreas também há áreas de pesquisa, de controle de produtos, medicamentos e muitas outras. Enfim, o universo da medicina veterinária é vasto, assim como a medicina humana.
O lado positivo é que a faculdade costuma ser generalista. O que significa que você irá aprender um pouco sobre tudo na graduação. Só então, após a conclusão do curso, você poderá se especializar em uma área específica.
Dessa forma, a graduação dá o título de clínico geral, e as pós-graduações direcionam para áreas mais específicas, de acordo com a sua vontade.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
As áreas de atuação
Algumas das principais áreas de atuação na medicina veterinária, são:
- clínica e cirurgia;
- agronegócio;
- pesquisa;
- vigilância e inspeção;
- ensino;
- saúde pública;
- veterinária esportiva.
Para entender melhor cada uma delas clique aqui, e leia o nosso post sobre o assunto.
O curso de medicina veterinária
Pensando em aumentar ainda mais o leque de possibilidades de cursos, o Unasp agora também oferece graduação em Medicina Veterinária, o primeiro da rede adventista mundial.
Além das aulas teóricas com professores gabaritados (cerca de 80% deles são mestres e doutores), você tem a oportunidade de viver o conhecimento na prática. O Unasp também conta com cerca de 25 espécies diferentes de animais que a Fazenda do campus comporta. O que significa que você terá acesso aos estudos e cuidados dos animais na prática. Tendo uma convivência fora da sala de aula, direto no campo.
Além disso, o curso já abriu com avaliação 4 de 5 pelo MEC. O que mostra como estamos focados em garantir uma educação de qualidade para os nossos alunos.
A estrutura do curso de medicina veterinária do Unasp
- núcleo de laboratórios das engenharias e tecnologias;
- laboratório de anatomia;
- laboratório de anatomia animal;
- laboratório de patologia;
- laboratório de histologia;
- laboratório de necropsia animal;
- laboratório de química;
- laboratório de piscicultura;
- fazenda de animais de grande porte.
O Unasp sabe da importância da prática, por isso que a graduação possuí acesso à vacaria do campus. Onde há uma produção de laticínios própria.
Dessa forma, o aluno irá aprender todas as etapas da produção, desde a inseminação artificial, cria, lactação até a produção dos laticínios. É importante ressaltar que são poucas as faculdades de veterinária que tem fazenda com todos esses estágios.
Além disso, também contamos com:
- a fazenda de animais e aves silvestres reconhecido e autorizado pelo Ibama;
- fazenda de animais domésticos com granja, pôneis, mini vacas e canil;
- fazenda de apicultura para manejo e tratamento de apiários (colméias/abelhas).
Você tem interesse em estudar aqui com a gente?
Então, acesse o nosso site e inscreva-se no vestibular. Estamos esperando por você.
[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também
• Medicina veterinária: Conheça as 3 grandes especializações clínicas
• 3 documentários que todo veterinário deveria assistir
• Veterinária: Conheça as áreas de atuação e especialização
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]