Blog do UNASP

Sugestões de metas de carreira para iniciar 2020 com novos objetivos

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Que tal começar o ano estipulando algumas metas de carreira? Temos aqui algumas sugestões de metas que podem melhorar o seu desempenho profissional. Confira!

O início do ano, um novo ciclo de rotação da terra, uma nova contagem no calendário; essa época sempre trás a sensação de começo, ou melhor, recomeços. E consequentemente, por causa do período, vem à tona a sensação de estabelecer novas metas e objetivos. Afinal, sempre contamos que no ano que começa alguns projetos vão sair do papel. Em muitos casos isso se estende também à vida profissional, e com efeito passamos a criar metas de carreira.

No entanto, criar metas só por criar pode ser um tiro no pé. Por quê? Bem, para começar temos as expectativas que são criadas. Fazer metas de carreira é colocar um tanto de expectativa naquilo, mas muitas vezes as coisas não saem como planejado. Aí o ano passa e nos vemos frustrados pelo o que não aconteceu.

Ah, também há o fator de que nem sempre fazemos as metas certas. Muitas vezes focamos energia e dedicação para objetivos que pouco, ou nada, vão agregar na nossa carreira profissional.

Talvez você esteja aí se perguntando, se vale, então, a pena fazer metas de carreira. E sim, vale a pena. No entanto antes de criar as suas metas leve em consideração dois pontos:

1. faça metas que sejam alcançáveis e gerencie as suas expectativas;

2. saiba escolher bem as suas metas, escolha poucas e boas. Não adianta estipular uma porção de metas e não conseguir colocar nada em prática.

Por que criar metas e objetivos para a carreira?

As metas e objetivos representam o seu destino, elas existem para te dar um vislumbre daquilo que pode ser alcançado, caso você se dedique. Elas servem como um mapa. Ao olhar para o objetivo final fica mais fácil saber o que fazer, onde ir e quais decisões tomar.

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. – Sêneca 

Dessa forma, as metas e objetivos para a carreira são aconselháveis pois elas darão um respaldo, um suporte, maior em relação às suas escolhas e ações dentro do trabalho. Sabendo o que você quer alcançar, como profissional, fica mais fácil tomar as decisões e ações cotidianas tendo em vista um objetivo maior.

Metas de carreira para 2020

Então, que tal aproveitar o final e começo de ano para estabelecer novas metas e objetivos? Não sabe por onde começar? Bem, nós temos algumas sugestões de ações que podem ser bem úteis e necessárias na sua carreira.

Veja só!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

1. Aprender um novo idioma

O inglês é um idioma importante para qualquer profissional. Ainda mais para aqueles que trabalham em grandes empresas. Afinal, o inglês é um idioma que aproxima profissionais do mundo todo.

Facilitando o fechamento de negócios, crescimento e networking. Além é claro, do conhecimento. A maioria dos conteúdos midiáticos, livros, filmes, palestras entre outros, são em inglês. Portanto, se você ainda só “arranha” no idioma, que tal colocar esse objetivo na sua lista?

Ah, e caso você já tenha o inglês, você pode fazer paralelamente um idioma em alta no mercado como o espanhol ou mandarim.

2. Melhorar o perfil no LinkedIn

Com mais de 500 milhões de usuários o LinkedIn é uma rede social que mudou a forma de como fazemos contatos profissionais. Tendo um perfil na rede social conseguimos, por exemplo, recomendações e novas oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento.

Por isso que é importante dar uma atenção especial ao seu perfil. Adicionar suas conquistas, escrever alguns artigos sobre a sua experiência profissional e entrar em contato com a sua rede de networking. Além disso, também é importante dar uma revisada e renovada no seu perfil. Adicionar uma foto mais profissional, reescrever a sua apresentação e adicionar novas informações.

3. Desenvolver os seus pontos fracos

Todos nós temos pontos fracos e encará-los de frente é uma boa oportunidade de melhorá-los. Portanto, em 2020, que tal bater um papo consigo mesmo e descobrir no que você pode melhorar?

Nossos pontos fracos não são necessariamente algo ruim ou que signifiquem que há algo errado conosco. Na verdade, é uma boa oportunidade para melhorar e desenvolver novas habilidades.

4. Potencialize os seus pontos fortes

Assim, como os pontos fracos precisam ser aprimorados você também pode aproveitar para potencializar os seus pontos fortes. Reconhecer quais são os seus talentos e aptidões é algo muito importante. Afinal, quando não temo a real noção das nossas capacidades acabamos fazendo auto sabotagens ou deixamos de acreditar que podemos ir além.

Por isso, em 2020, não tenha receio de dizer que você é bom, ou boa, nisso ou naquilo. Reconheça as suas qualidades e aprimore-as ainda mais!

5. Ampliar o networking

Criar uma boa rede de relacionamento no trabalho é mais do que necessário. Hoje em dia o mercado está cada vez mais saturado e não basta apenas ser um bom profissional na sua área, é preciso ter indicações diretas.

O famoso Q.I, já ouviu falar? Pode parecer meio injusto, mas é assim que o mercado funciona. Às vezes não basta ser apenas muito bom. São os contatos que garantem a possibilidade de crescimento profissional e uma vaga de emprego. Portanto, coloque na sua lista de metas para o ano melhorar a sua rede de contatos.

Quer saber como? Clique aqui para ver algumas dicas de como melhorar o seu networking. 

6. Começar uma pós-graduação

Fazer uma pós-graduação poder ser um grande diferencial na carreira. Afinal, voltar aos estudos significa que você aprenderá coisas novas, irá evoluir e aprofundar-se em um tema. Tornando-se assim, um especialista na sua área. Como resultado você irá se reposicionar no mercado, ganhando mais visibilidade e consequentemente oportunidades virão.

Aqui no blog já conversamos sobre como escolher uma pós que faça sentido para a sua carreira. Para ler é só clicar aqui. 

Além disso, aproveite e conheça as nossas opções de cursos de especialização. São diversas cursos feitos especialmente para alavancar a sua carreira, clique aqui e confira. 

7. Organizar a sua rotina

Sabemos que a correria do dia a dia é grande, parece que nunca existe tempo suficiente para fazer tudo o que precisamos. No entanto, não é impossível cumprir todas as nossas tarefas e metas se seguirmos algumas técnicas, uma delas é a organização.

E se você acha que não tem tempo suficiente ter uma organização eficiente, aqui no blog ensinamos como manter-se organizado investido apenas dez minutos por dia. Quer aprender? Clique aqui e confira.

8. Pedir mais feedbacks

Feedback é o exercício de dar algum retorno em forma de elogio ou pontos a serem melhorados. Por exemplo, quando o chefe de um departamento dá a sua opinião sobre determinada tarefa do colaborador, e também pode ocorrer vice-versa.

Na busca por melhores resultados operacionais e desempenho de forma geral, as empresas e gestores aplicam o feedback para alcançar estes objetivos. No entanto, criar uma cultura de feedback pode demorar um pouco, dependendo do ambiente do seu trabalho.

Portanto, se você identificar a necessidade, comece por vocêOu seja você não precisa esperar muito tempo para receber uma devolutiva do seu trabalho ou da sua função. Vai lá e peça. Coloque na sua lista de objetivos: pedir mais feedback. 

9. Desenvolver o seu líder interior

A liderança é algo que pode ser desenvolvido, sabia disso? Você não precisa necessariamente nascer com esse talento para tê-lo com o passar do tempo. Além disso, você sabia que existem diferentes tipos de liderança? Então, que tal desenvolver melhor essa habilidade?

Conclusão

Lembre-se que o desenvolvimento profissional é um investimento a longo prazo que requer não apenas tempo e esforço, mas também um planejamento cuidadoso. Por isso, crie suas metas, faça resoluções profissionais com um foco claro do que você que alcançar.

Busque sempre se lembrar daquelas duas perguntas que fizemos lá no começo desse post. Como posso fazer desse ano um período de desenvolvimento? Como posso me tornar um profissional mais valioso ao final do período de 365 dias? Serão elas que irão te guiar nas tomadas de decisões ao longo do ano.

Por fim, esperamos que você tenha uma jornada fantástica e que aprenda muitas coisas novas! Conta aqui para gente como estão as suas expectativas para 2020. 🙂

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também