Blog do UNASP

Aprenda mais! Conheça o método de estudo Robinson.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já ouviu falar no método de estudo Robinson? Esse é um plano de estudos que busca promover um aproveitamento acadêmico maior entre estudantes. Aprenda as técnicas e mande bem nas matérias!

Criado em 1946 pelo psicólogo educacional Francis Pleasant Robinson – que queria promover um aproveitamento acadêmico maior entre estudantes –, esse plano se mostra surpreendentemente atual ao se estruturar em cinco passos principais: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

Nos Estados Unidos, o método de estudo Robinson é amplamente adotado pelos universitários. Mas aos poucos ele também ganha espaço no Brasil: muitas pessoas já se utilizam dele durante a preparação para concursos públicos, por exemplo. Quer saber se é uma boa pedida para o vestibular ou a faculdade? Saiba mais sobre cada um dos passos!

 Passo 1: Explorar.

O primeiro passo consiste em fazer uma leitura superficial do material escolhido para os estudos para descobrir se é realmente útil e ter uma noção geral sobre o tema. Atente-se para a formatação do texto, uma vez que recursos como itálico e negrito costumam destacar as ideias mais importantes. Também aproveite para analisar imagens, gráficos e outros elementos visuais.

 Passo 2: Perguntar.

Separe um espaço no seu caderno ou crie um documento no seu computador com as principais perguntas que tiver a respeito do material: qual é a ideia central? Como determinada informação pode ajudar? Quais são os objetivos do autor? Algum ponto não ficou claro? Quando você questiona, sua mente se abre para a aquisição de novos conhecimentos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

 Passo 3: Ler.

Hora de fazer outra leitura do texto! Dessa vez é preciso prestar muita atenção em todos os argumentos desenvolvidos pelo autor, tentando responder às suas próprias questões sobre o conteúdo. Busque as partes fundamentais do texto, destacando-as das complementares. Vale fazer anotações, grifar ou montar esquemas. Aposte no que funcionar melhor para você e seus objetivos.

Passo 4: Rememorar.

Terminou de ler uma parte importante do texto? Antes de partir para a próxima, é preciso ter certeza de que ela ficou bem guardada na sua cabeça. Faça um pequeno resumo de tudo o que estudou e depois anote da maneira que achar melhor, identificando possíveis lacunas no seu aprendizado. Também vale voltar às questões do segundo passo e tentar respondê-las sem consultar o material.

Passo 5: Repassar.

O passo final é fazer uma análise completa de tudo o que foi estudado para garantir que o conteúdo se fixou de vez na sua memória. Você pode ler o material original mais uma vez, analisar as suas anotações ou discutir sobre o conteúdo com outra pessoa. Repita esse processo com alguma frequência até se sentir inteiramente confiante a respeito da sua propriedade sobre o assunto.

Como você pode ver, o método de estudo de Robinson não é revolucionário ou mirabolante, como aqueles que exigem tanto esforço para entender quanto o próprio conteúdo a ser estudado. Basta ter um pouco de organização, se comprometer com o seu objetivo e exercitar o senso crítico para conquistar bons resultados.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 10 canais no YouTube que dão ótimas dicas de escrita e redação.

• Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.

• Veja essas 7 dicas para você se sair bem nas provas da faculdade.

• Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho em casa.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também