A Gestão Organizacional tem como objetivo alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis para empresas e organizações. Descubra cinco bons motivos para fazer um MBA na área.
Toda empresa precisa de uma boa gestão organizacional para continuar firme no mercado que está cada vez mais competitivo e exigente. Ou seja, assim como todos nós temos as nossas próprias características e, como consequência, desempenhos diferenciados, as companhias também passam por esse processo. Elas são individuais e com características próprias. Por isso, para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões é que existe o MBA em Gestão Organizacional.
Você já deve saber que cada empresa tem seus níveis de eficácia, estrutura e fluxos internos próprios. Entretanto, esses aspectos, em grande parte deles, são definidos pelo modelo de gestão adotado e tem relação direta com a cultura da organização. Sendo assim, qualquer decisão acaba impactando diretamente no desempenho dos colaboradores e nos resultados entregues.
Isso quer dizer que, cabe aos gestores aplicar a melhor estratégia e decisão para solução de problemas, gestão de crise, performance e outros pontos relevantes dentro de uma empresa.
Vamos entender um pouco mais sobre a área? Então, continue lendo o post logo abaixo.
Gestão Organizacional
Primeiramente, é fundamental entender o conceito que envolve esse modelo. O conceito refere-se, de forma geral, às estratégias adotadas na administração de um negócio para guiar os processos e a colaboração entre equipes para que juntos, alcancem os objetivos pré-estabelecidos.
Dessa forma, a cultura organizacional deve ser capaz de criar condições para formar:
- a identidade de grupos e indivíduos;
- favorecer a motivação para a busca dos melhores resultados, que por sua vez garantem a continuidade da empresa;
- oferecer oportunidades de participação nas decisões em níveis correspondentes.
Portanto, podemos concluir que só é possível cumprir esses condições se houver um modelo de gestão definido e claro para todos os funcionários. Por isso, é de extrema importância que os gestores saibam o que estão fazendo, para onde estão indo e como pretendem chegar lá.
5 motivos para fazer um MBA em Gestão Organizacional
1 – Crescimento de carreira
Sem dúvida, o MBA em Gestão Organizacional é uma alternativa que pode abrir muitas portas para quem está pensando em crescer na carreira ou até mudar de área. Ou seja, além de introduzi-lo a uma nova rede de contatos, ele proporciona conhecimento para que você direcione o seu foco para a sua empresa, cargo ou busque uma nova colocação no mercado.
2 – Abordagem com temáticas atualizadas
Com o avanço da internet, as informações são disseminadas rapidamente, acirrando assim, a competitividade do mundo corporativo. Por isso, as temáticas do MBA em Gestão Organizacional buscam estar constantemente atualizadas. Todas as disciplinas, áreas de estudo e corpo docente estão em constante transformação para levar até o aluno o conhecimento mais valioso.
3 – Metodologias de aprendizagens modernas
O MBA em Gestão Organizacional inclui metodologias mais focadas no desenvolvimento do pensamento crítico e no trabalho em equipe; como aliados para uma boa gestão na prática.
4 – Desenvolvendo habilidades de Liderança
Além de aprofundar o seu conhecimento em Gestão Organizacional, o MBA também pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais como gestão de equipe, pensamento estratégico e liderança. Isso quer dizer que habilidades como essas são diferenciais muito importantes ao longo da sua carreira, já que o trabalho em equipe para solução de problemas está presente no ramo.
5 – Comunicação assertiva
Através de apresentações de projetos, discussões de feedback entre grupos e técnicas, o curso faz com que o aluno aprenda a comunicar ideias, valores e objetivos de maneira coerente, além de gerir a empresa com qualidade.
MBA em Gestão Organizacional
A missão do curso é contribuir para a eficácia dos gestores da organização de maneira holística e contextualizada, permitindo a cada participante buscar os temas que sejam mais relevantes para a sua realidade, e assim promover o crescimento integral das organizações; envolvendo não apenas os aspectos técnico desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Os principais objetivos do MBA em Gestão Organizacional são:
- aprofundar os conhecimentos de gestores em diversas áreas do desenvolvimento organizacional;
- oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão em âmbitos variados;
- possibilitar aos participantes enfocarem os conceitos fundamentais de gestão organizacional sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.
Durante o curso o aluno poderá estudar disciplinas como:
- estudos aplicados e práticas profissionais;
- liderança e alcance de resultados;
- fundamentos da administração;
- liderança e alcance de resultados;
- fundamentos da administração;
- ferramentas de gestão da produtividade;
- gerenciamento de projetos;
- design thinking e business model canvas aplicados a projetos sociais;
- organização, orçamento e prática de projetos sociais;
- responsabilidade social corporativa e sustentabilidade;
- gestão estratégica de custos.
O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!
Até a próxima!