Desistir de um curso superior significa abrir mão de muitas coisas, inclusive de uma trajetória que pode trazer benefícios inigualáveis para a sua vida profissional e pessoal. Se você está pensando em sair da faculdade, descubra o que considerar antes de tomar a decisão.
É normal que surjam dúvidas durante a graduação, principalmente em relação ao curso e a escolha de fazer uma faculdade. Provavelmente você já passou por alguma crise, ou pode estar passando agora, em relação ao seu curso. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, ou até pensar em desistir da faculdade, é preciso considerar alguns pontos importantes.
De fato, os obstáculos da vida deixam qualquer pessoa, em alguns momentos, insegura e desanimada. Por mais que seja ruim, passar por isso, é relativamente normal ter algumas quedas na jornada. No entanto, para alcançar o sucesso é preciso empenho, levantar a cada queda e tomar as melhores decisões rumo a um objetivo. Por isso, o ideal é evitar escolhas precipitadas e avaliar bem antes de sair de um curso em andamento.
Os motivos que levam um aluno a desistir dos estudos são muitos. Pode ser que o estudante esteja desiludido com o seu curso, que a situação financeira não esteja fácil, que não goste do ambiente da faculdade ou que esteja longe da família e dos amigos.
Ou seja, no ambiente acadêmico, as principais causas antes de desistir da faculdade costumam ser condicionadas pelas próprias escolhas feitas pelos estudantes. Por isso, vale a pena parar um pouco e refletir no caminho percorrido até o momento, nos prós e contras e claro, pensar no futuro.
Desistir da faculdade ou qualquer curso superior significa abrir mão de muitas coisas, inclusive de uma trajetória que pode trazer benefícios inigualáveis para sua vida profissional e pessoal. Então, para te ajudar a colocar as ideias no lugar, listamos alguns pontos que precisam ser ponderados antes de tomar uma decisão que pode mudar sua vida para sempre. Vamos ver? Descubra a seguir!
Antes de desistir da faculdade considere os pontos abaixo.
1 – Motivações para escolher o seu curso
Tente lembrar das primeiras motivações antes da escolha do curso, pense no que te motivou e quais eram seus objetivos. Depois pense no porquê de não se sentir mais motivado(a).
Talvez, a primeira motivação pode ter sido a influência da família, possibilidade de ganhos financeiros futuros ou até mesmo, quem sabe, você se espelhou em algum personagem da ficção. As razões podem ser muitas, contudo, algo de especial você sentiu ao escolher esse curso, certo? Tente se reconectar com o seu eu do passado e reencontrar esse “algo especial”.
As dificuldades existem, e muitas vezes mudar ou largar um curso, não garante que os problemas irão sumir. É muito provável que os problemas se repitam em um novo curso ou até em outro momento da vida. Portanto, jogar tudo para o alto não vai resolver essa situação.
Obstáculos existem para nos fortalecer. Entenda que você terá problemas em qualquer lugar e em qualquer curso. O importante é buscar soluções para os problemas que te fazem querer desistir, hoje.
2 – Oportunidades durante a faculdade
Cursar uma faculdade é um privilégio de poucos. Então, já que está nela, que tal fazer valer a pena? Você já parou para pensar nas oportunidades que a faculdade oferece? Você está aproveitando?
Pode ser que um dos motivos que te fazem querer desistir de estudar seja a falta aparente de experiência. Uma boa instituição oferece inúmeras possibilidades de crescimento para os estudantes, basta que o aluno esteja empenhado em participar, aprender e se motivar.
São diversos seminários, grupos de estudos e eventos acadêmicos que enriquecem a formação do aluno, até estágios supervisionados e intercâmbios no exterior. Essas iniciativas servem para te motivar. Tente pensar em tudo que você pode aproveitar na faculdade. Que tal engajar? Essas experiências irão acrescentar tanto na sua vida profissional como também pessoal.
3 – Satisfação do diploma
Antes de desistir da faculdade vislumbre o dia da sua formatura. O que você está passando agora é só um momento que pode ser superado e resolvido. Imaginar a recompensa pode estimular a persistir na meta.
Toda boa luta tem uma boa vitória e essa vitória, na graduação, é sua! Pense nisso. A sensação de dever cumprido é tão intensa, boa e positiva que vale todos os esforços.
4 – As mensalidades da faculdade são investimentos
Todo investimento tem retorno. Então, se você acha que está gastando muita grana, lembre que quando estiver trabalhando, esse dinheiro voltará para você. Sendo assim, todos os sacrifícios feitos para percorrer esse caminho serão retribuídos através do trabalho e experiências no mercado.
Portanto, abrir mão de tudo isso devido a um momento de dúvida e incertezas, pode gerar um impacto bastante negativo, ainda mais quando pensamos nas mensalidades que já foram pagas.
O melhor a fazer é respirar fundo e considerar a infinidade de ganhos que uma faculdade pode trazer depois de concluída. Afinal de contas, esse deve ter sido um dos motivos que o levou a estudar. Poder ser um profissional. Em um mercado tão competitivo, ter um diploma conta, e muito!
5 – Experiências de terceiros
Você não é a primeira pessoa a sentir vontade de desistir da faculdade. Além disso, também não será a última. Por esse motivo, conversar com pessoas da sua área, ou pessoas que já pensaram em desistir, pode ampliar a sua visão e compreensão sobre o momento que está passando.
Portanto, tente conversar com professores ou com o setor de apoio ao estudante da sua faculdade. Lembre-se, a troca de experiências com mestres ou colegas de semestres mais avançados do seu curso, bem como profissionais já formados, é muito útil.
No entanto, se sua vontade de desistir da faculdade for relacionada ao curso, não precisa se preocupar. Isso também tem solução. E, se a transição de curso for realmente a sua decisão, procure saber na universidade sobre as possibilidades de transferência interna ou maneiras menos desgastantes de transferência.
Por fim, antes de pensar em desistir da faculdade, você deve refletir bastante. Afinal, essa ação envolve uma série de outros fatores após a decisão, como arrependimento, perda do investimento feito até aqui, etc. Por essas e outras, pare e avalie melhor todas as causas e também consequências dessa desistência.
Lembre que qualquer dificuldade enfrentada hoje será apenas uma lembrança no futuro. Imagine você conquistando o seu lugar no mercado de trabalho, seu emprego dos sonhos, sua empresa, bem como alcançar o sucesso pessoal.
A gente acredita que você consegue!
Até a próxima!