Blog do UNASP

Big Data: O que é e como ele influência a indústria e o mercado?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já ouviu falar em Big Data, e como esse conceito é tão importante e relevante atualmente?

Big data. Entre tantos outros nomes, este é um dos mais famosos e que melhor representa, para muitos, os avanços tecnológicos que estamos vivendo atualmente. Contudo, apesar de muito se comentar sobre, poucos realmente sabem e entendem o que esta ferramenta consegue oferecer. E é por isso que agora a gente vai desmitificar, explicar e te dizer o como e por que esse termo nos beneficia no mercado e na indústria.

Sobre Big data

Se fosse para colocar o termo em uma explicação muito curta e direta, poderíamos chama-lo de “grande quantidade de dados”, estruturados ou não. O Big Data é uma coleta de dados, feita de forma sistemática e diária, e que ocorre não somente em empresas mas também com a população. Hoje me dia, basicamente todos os eletrônicos liberam dados que são coletados e armazenados nesse montante.

Assim, deixamos nossas pegadas sobre o que fazemos, pesquisamos e com quem nos relacionamos no universo digital. Porém, ao contrário do que se pensa, este acúmulo de dados não serve para as empresas vigiarem a sua vida em específico. Mas sim para traçar perfis de consumo.

O curioso, no entanto, é que o ato de coletar dados não é algo recente. Fazemos isso já há um bom tempo. E por isso poderíamos considerar a Big data como uma evolução do que já tínhamos conhecimento em estatística, comportamento humano e computação.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Como empresas e indústrias se beneficiam disso?

A indústria 4.0 tem chegado com grande presença nas empresas industriais. As agências de publicidade tem acesso a dados e pesquisas para tomadas de decisões mais certeiras. As empresas em geral, pagam para conseguir compreender este que é o consumidor complexo, para assim oferecer o melhor e personalizado. E a lista de áreas que se beneficiam disso continua de forma extensa.

Com a Big Data, o que antes não passava de uma intuição, tornou-se certezas, ou não, através das análises de dados. E isto se dá graças as suas características, que são comumente chamadas de 5 Vs.

Os 5 Vs:

  • Volume: A cada segundo uma imensa quantidade de dados é gerada. Pense em todas as informações que são compartilhadas através das redes sociais e dispositivos como o seu celular. Para você ter uma ideia, só no Facebook, são 10 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos compartilhadas por dia. E é para lidar com esse volume que a Big Data armazena de forma separadas cada um deles através do software;
  • Velocidade: Aqui temos a referência a rapidez com qual todo aquele volume de dados exemplificado anteriormente é coletado. Em questão de segundos compras são feitas, pessoas compartilham suas vidas, planejam seus próximos passo e por aí vai. E com essa velocidade, o nosso amigo analisa-os no momento em que são criados para conseguir “dar conta” do volume;
  • Variedade: Como é possível perceber, não apenas um tipo, mas diferentes e diversos dados são apresentados a cada milissegundo. Dentro desse banco de informações, os dados que são considerados como não estruturados conseguem ser igualmente armazenados, catalogados e administrados com os tradicionais;
  • Veracidade: Apesar da quantidade, a informação só é válida se for verdadeira. Infelizmente o Big Data apenas não consegue identificar cada notícia falsa, por exemplo. Mas análise por volumes compensa as informações erradas;
  • Valor: Por fim, a questão do valor muito se aplica as empresas. Uma vez que a relevância dessas informações podem agregar valor nas estratégias e tomadas de decisão.

 

Você, Big Data e o mercado

Ultimamente muito tem se falado das profissões de futuro. E como bem sabemos, uma das áreas que mais estará presente é a da tecnologia. Como citado anteriormente, o consumidor se tornou mais complexo, e com isso a sua jornada de compra também. Além disso, todas as áreas da vida tem contato com a tecnologia atualmente, desde a indústria até a saúde.

O Brasil tem muito potencial e casos de empresas muito boas que já trabalham com o Big Data e demais avanços de forma incrível. Contudo, ainda precisa-se de mais especialistas e pessoas formadas para trabalharem na área e fazer parte desse crescimento e expansão. Mas não se engane, as graduações não preparam por completo para o mercado, mas são a porta de entrada que precisa ser trilhada rumo a uma especialização.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também: 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também