Blog do UNASP

O que é Leitura Dinâmica e como ela pode te ajudar a ler mais livros

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Conheça mais sobre a técnica de leitura Leitura Dinâmica e saiba como ela pode te ajudar a ler mais livros.

A leitura está presente constante no nosso dia a dia. Lemos mensagens no WhatsApp, livros, anotações da agenda, revistas, jornais, conteúdos como este post e muito mais! Entretanto, você já ouviu falar em uma tal de Leitura Dinâmica?

Para quem trabalha em áreas da escrita como: jornalismo, produção de conteúdo web e marketing digital, por exemplo, a leitura dinâmica é uma habilidade primordial. Afinal, se estes profissionais aplicam a técnica da leitura dinâmica, eles tendem a aproveitar ainda mais o tempo e consequentemente sendo mais produtivos. E dessa forma, tendo melhores resultados em suas atividades.

No entanto, a leitura dinâmica não é uma habilidade que auxilia apenas profissionais da escrita. Ela é também é muito útil para estudantes, de forma geral, e em outras atividades com direito, por exemplo.

De forma geral através da leitura que aprofundamos nossos conhecimentos, nos mantemos atualizados e construímos nosso repertório sobre diversos assuntos, temas e histórias. 

Entretanto, nem sempre é possível dedicar o tempo necessário para fazer a leitura completa de um artigo ou de um livro. Por isso, nessas situações, a leitura dinâmica ajuda a extrair as informações mais importantes em menos tempo, de forma prática e eficaz.

Vamos explicar melhor logo abaixo.

O que é Leitura Dinâmica?

Primeiramente, é importante compreender que a Leitura Dinâmica é uma técnica que tem como objetivo, aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão do texto e a absorção de informações.

Existem alguns métodos diferentes de aplicar a leitura dinâmica, tanto para livros e artigos, quanto para textos online. No entanto, todos possuem o objetivo de ler de maneira clara, porém mais rápida e fluida.

Pensando nisso, listamos algumas técnicas e maneiras eficazes de utilizar a Leitura Dinâmica a seu favor e realizar uma leitura proveitosa. Bóra ver?

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Aplicando a Leitura Dinâmica

Para aplicar a Leitura Dinâmica é preciso seguir alguns passos, aprender métodos e realizar alguns exercícios. Veja só.

Nada de ruídos

Ler em um lugar com muito barulho não é nada produtivo. Por isso, antes de ler, desligue a TV, mantenha o celular no silencioso e coloque o computador em descanso de tela.

Depois dessa limpeza, procure um lugar confortável e claro – utilizando a luz natural ou uma abajur – e comece o treino. A Leitura Dinâmica se dá com a prática e alguns exercícios vão te ajudar. É importante treinar um texto que você já conheça!

Contagem de tempo

Conhecer seu ritmo e seu tempo de leitura irá te ajudar a comparar o crescimento. Portanto, cronometre um minuto no relógio ou no celular e conte quantas palavras, do texto que você escolheu, consegue ler nesse tempo. 

Um leitor normal costuma ler 150 palavras por minuto, tendo 60% de aproveitamento. Porém, já um leitor dinâmico aplicado, consegue ler 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80% do conteúdo.

Dedos e marca página

Comece a ler o texto! No entanto, tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca ou balbuciando. Além disso, também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto durante a leitura.

Então, acelere a leitura do trecho escolhido e acompanhe as linhas com o dedo ou com um marca página. Não tenha medo; acelere cada vez mais. 

Você não vai entender muita coisa no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver as informações e o subconsciente fará o trabalho de juntar tudo o que leu para te dar a compreensão. 

Visualizando a estrutura

Consequentemente, após a aceleração na leitura, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra, geralmente no meio.

E é aí que tudo acontece: você não verá mais o texto como uma sequência de letras, mas em estruturas de pensamento. Por isso, para ler dinamicamente, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as ideias centrais do texto.

Trocando a leitura

Aos aos poucos, mude o tipo de texto. Faça os exercícios numa frequência maior e com diferentes estilos de texto. Ou seja, do livro que você já decorou, passe para os artigos e revistas, por exemplo.

Então, alterne os gêneros literários, velocidade e complexidade das publicações. Depois procure algo mais denso. 

Praticando

A Leitura Dinâmica possui força suficiente para te ajudar no dia a dia. Busque sempre compreender o que você está lendo e absorve o que é importante.

Além disso, é somente praticando que você conseguirá êxito. Sua leitura estará dinâmica quando você conseguir ler, entender e interpretar em segundos ou minutos. Experimente!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também