A tecnologia BIM tem sido cada vez mais discutida e utilizada nos setores de Engenharia e Arquitetura. Entenda melhor como funciona a área, o mercado de trabalho e a especialização.
Primeiramente, precisamos compreender o que significa BIM. A sigla BIM, em inglês, quer dizer Building Information Modeling, o que no português é equivalente à Modelagem de Informação da Construção. Isso significa que essa metodologia, tecnologia BIM, é aplicada nas áreas de edificações e construção, especificamente na Engenharia e na Arquitetura.
Para deixar mais claro, o BIM nada mais é que uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada. Na prática, ela armazena todos os conjuntos de informações da construção, desde o modelo da edificação até seu orçamento e finalização, por exemplo.
Além disso, a tecnologia BIM integra todos os dados em um único local, como um HD, facilitando assim, o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção. Com o BIM, é possível trabalhar ao mesmo tempo no projeto com os arquitetos, engenheiros, projetistas, fornecedores de materiais, gerentes ambientais e clientes.
Logo, todos podem interagir com o projeto de um edifício, por exemplo, gerando maior valor e agilizando cada atividade e função.
Tecnologia BIM no mercado brasileiro
Em meados dos anos 2000, a tecnologia BIM chegou ao Brasil. Hoje existe uma real necessidade de adotá-la cada vez mais na indústria da construção, porque é uma metodologia profissional, ágil e eficaz. No entanto, é preciso que os profissionais estejam preparados para essa inovação.
Ou seja, por falta de conhecimento ou mesmo de interesse, muitos profissionais têm deixado de lado a importância de se estudar a tecnologia BIM. Mas o que esses profissionais ainda não sabem é que o governo brasileiro anunciou que irá exigir o uso da tecnologia BIM na construção civil a partir de 2021.
De fato, toda mudança gera um certo grau de desconforto, ainda que o objetivo seja facilitar a vida de engenheiros, arquitetos, projetistas e todos aqueles envolvidos na cadeia de construção civil. Isso porque a falta de mão de obra, as dificuldades e a falta de padrões de desenho brasileiros causam receio por parte dos profissionais.
A transição não é simples, mas é possível perceber o crescimento do uso dessa tecnologia e quão forte é a sua utilização no mercado no mercado exterior. Por isso, mais do que nunca, os profissionais brasileiros precisam se capacitar para ocupar essas vagas no mercado de trabalho.
Pós em Tecnologia BIM para Projeto de Edificações
Relembrando o que falamos alguns parágrafos acima, BIM é uma expressão que tem sido utilizada para descrever ferramentas, processos e tecnologias que são facilitadas pela documentação digital e legível pelo computador, sobre uma edificação. Além disso, também é uma tecnologia que acompanha o desempenho, planejamento, construção e, posteriormente, a operação de uma obra.
Dessa forma, o curso Tecnologia BIM para Projeto de Edificações tenciona oferecer a uma gama de profissionais da construção, inclusive, docentes, os conhecimentos e o aprofundamento para o domínio dos conceitos e do ferramental associado ao BIM.
O curso é destinado à profissionais da área da construção civil capazes de lidar com os conceitos e com o ferramental inerente à utilização do BIM. Você tem interesse nessa área promissora?
Saiba mais sobre o curso, como são as aulas, o corpo docente, investimento e venha para o Unasp!
Até a próxima!