Desenvolver, implementar, otimizar processos, aumentar a eficiência, controlar a qualidade e gerir uma cadeia produtiva. Eai, suas preferências se encaixam nessas atribuições? Então eu tenho uma boa notícia: ser um engenheiro de produção é a atuação certa para você!
As opções dentro do nicho da engenharia são muito vastas, por isso, se especializar em uma área específica é muito importante. Talvez você tenha receio em determinar uma área específica e sempre acaba ficando na dúvida ou pendendo para cursos mais abrangentes, porém chegou a hora de se aprofundar e conhecer um pouco mais sobre engenharia de produção.
Opções para todos os gostos
Existem diversas áreas em que um engenheiro de produção pode atuar. Sua formação tecnológica e científica permitem atuar no planejamento e controle da produção, custos, logística, distribuição, segurança, ergonomia, entre outros.
E dentro dessas áreas, podem existir diversos cargos profissionais. Alguns estudam propostas, outros gerenciam, monitoram implementações, melhoram processos, identificam oportunidades de negócios e assim por diante.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho é amplo e com diversas oportunidades de emprego. Os profissionais podem atuar em:
Empresas de consultoria e gestão: onde o engenheiro vai identificar e propor solução para problemas;
Indústrias dos mais diversos segmentos, como farmacêutico, alimentício, automobilístico: ali eles monitoram e avaliam os processos produtivos para garantir que os produtos estejam de acordo com as especificações e padrões estabelecidos, entre outros diversos segmentos.
Para que o profissional da engenharia de produção seja bom, é preciso de uma base sólida em sua formação. Aulas que vão além da teoria formam alunos que ao chegarem no mercado de trabalho conseguem lidar com os problemas.
No UNASP, por exemplo, os alunos têm acesso a laboratórios para colocar seus conhecimentos em prática, o NUTEA (Núcleo de Tecnologia em Engenharia e Arquitetura) é um deles, onde tem todo suporte e as ferramentas ideais para realizarem as atividades, trabalhos e projetos.
Outra opção é a SMART, Empresa Júnior de Engenharia de Produção que será de valor para o currículo.
Os objetivos
Como principais objetivos como um engenheiro de produção temos: aumentar a produtividade e a qualidade de uma empresa, aperfeiçoar o processo produtivo, manter os custos de produção baixos e pensar em como o produto vai chegar ao consumidor final preservando suas características iniciais.
As competências
Para se dar bem no curso é preciso que alguns pontos sejam do seu interesse e procurar aprimorar algumas competências. O pensamento crítico, raciocínio lógico, postura socioambiental, domínio da tecnologia e cooperação são imprescindíveis para um bom engenheiro de produção são a base para tirar um bom proveito da sua graduação.
Agora sim você está bem informado sobre engenharia de produção! Gostou de conhecer um pouco mais sobre? Então vem descobrir como o UNASP pode te ajudar a ser um engenheiro de produção de sucesso?
Escrito por Nátaly Nunes