Blog do UNASP

O que eu preciso para trabalhar como engenheiro de segurança do trabalho?

Se você pensa em se reposicionar no mercado de trabalho ou até mesmo mudar de profissão, a pós em engenharia de segurança do trabalho pode ser uma boa opção. Por isso, todos os detalhes que você precisa saber para entrar nesse ramo estão aqui, neste texto.

A primeira informação que você deve saber é que a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho é normatizada pela lei 7410 de 17 de novembro de 1985.

Sem cumprir as exigências da lei você não terá os quesitos para trabalhar na área.

Mas não é isso que irá te impedir, não é mesmo?

Então, vamos lá, vamos entender um pouco a lei 7410:

Art. 1º – O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente:

I – ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação;

II – ao portador de certificado de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário, pelo Ministério do Trabalho;

III – ao possuidor de registro de Engenheiro de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, até a data fixada na regulamentação desta Lei (27 de novembro de 1985).

Ficou claro que a primeira e indispensável questão é que você tenha um curso de Engenharia ou Arquitetura completo. Sendo assim, as questões principais a se entender são:

Como se forma um Engenheiro em Segurança do Trabalho

A Engenharia de Segurança do Trabalho é na verdade, uma certificação que se dá ao profissional sob nível de pós-graduação.

Isso quer dizer que minimamente você estudará de 5 a 6 anos para se tornar um profissional da área.

A Engenharia é um curso de bastante matemática em sua grade curricular, então é preciso ficar atento se você tem afinidades com a disciplina.

Toda e qualquer Engenharia, além da Arquitetura, é aceita para que você se torne um profissional da Engenharia do Trabalho – Civil, Mecânica, Química, Agrônoma.

Em algumas, as disciplinas de cálculos são mais pesadas e em outras mais leves. Nesse caso, vale a pena avaliar qual tipo de grade curricular se encaixa melhor com você.

Qual é o papel de um Engenheiro de Segurança do Trabalho

Es te profissional é o responsável pela gestão da área em empresas, sejam elas de pequenos, médios ou grandes portes.

É dele a tarefa de fazer avaliações ambientais para determinadas condições de trabalho, elaborar laudos como de insalubridade, periculosidade, etc.

O profissional também é responsável por criar projetos de proteções coletivas aos maquinários e edificações, prevenção de combate a incêndios, entre outros.

Tem como objetivo principal evitar acidentes e doenças do trabalho, e assim, contribui para diminuição de custos, perdas humanas, danos materiais, danos ambientais.

Para quais funções é destinado a este especialista

Embora para ser um Engenheiro de Segurança do Trabalho exija o diploma superior em Engenharia ou Arquitetura pela lei, muitos são os tecnólogos que cursam uma pós em Segurança do Trabalho.

Porém, este não se torna um Engenheiro e sim um Especialista.

Este tipo de profissional não se enquadra na NR 4 SESMT, a qual permite apenas ao Engenheiro   a assinatura de laudos como baseado na lei 8213 de 91 no artigo 58, inciso 1 e a NR 15, item 15.4.1.1.

É de responsabilidade do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Médico do Trabalho a elaboração do LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) e ao Laudo de Insalubridade a que se refere a tal lei.

Como é o mercado

Devido a necessidade cada vez maior desses profissionais no mercado, principalmente com o foco atual em desenvolvimento sustentável e condições ambientais, o mercado apresenta boa quantidade de oportunidades.

O mercado para o profissional é concorrido, porém, sempre há vagas de trabalho no segmento com uma condição boa de remuneração.

Essencialmente, o que é preciso de fato para ser um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Fazer a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Procure o que mais se enquadra a você e boa sorte!

Deixe um comentário

Veja também