A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa na área da saúde que visa abrir um diálogo com as mulheres e sociedade sobre o câncer de mama.
O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês oficial para a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Neste mês é possível que você veja vários posts cor de rosa nas redes sociais. Além disso, é possível ver também cartazes espalhados pelas ruas com alertas para os cuidados com a saúde da mulher e informações sobre o rastreamento precoce.
E você pode pensar: nossa, mas é necessário falar todo ano sobre esse assunto?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (o INCA), o câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais mata mulher atualmente. Ou seja, mesmo com tanta informação à disposição, um fator decisivo para um bom tratamento é o diagnóstico precoce.
Por isso, o mês de outubro é fundamental para a campanha pois, desde os anos 90, essa campanha vem conscientizando mulheres a cuidarem mais da saúde. Bem como, os exames que devem ser feitos regularmente.
Conversei com a médica Raísa Dias, que atua no SUS com atendimento direto ao público, e ela revelou algumas informações extremamente importantes sobre a campanha e o câncer de mama.
Continue a leitura a seguir.
Sobre o autoexame
“É indiscutível que a mulher precise conhecer seu corpo para saber quando há algo de errado com ele, e o autoexame serve para isso, para ter um autoconhecimento da mama, mas em hipótese alguma esse autoexame substitui a mamografia”, explica Raísa.
No próprio site do INCA é possível ter acesso à essa informação. Atualmente o autoexame não é mais indicado como um meio de prevenção, pois alguns estudos demonstram uma baixa efetividade, já que alguns cânceres – principalmente em sua fase inicial – não podem ser diagnosticados por toque.
Mas é claro que o conhecimento sobre o que é normal e o que não é em suas mamas é imprescindível. Por isso, esteja sempre atenta aos sinais.
Mamografia
A mamografia de rastreamento é um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama.
“É importante destacar que a mamografia é um exame oferecido de graça pelo SUS e que acontece o ano todo, não somente no mês de outubro”, destaca Raísa Dias.
É recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.
Autocuidado
“O autocuidado não é só skincare, é marcar exames todo ano, é cuidar da alimentação e da saúde. É ficar atenta aos sinais, nunca pense que isso pode ser só um carocinho, busque um médico”, alerta a médica Raísa.
Também de acordo com o INCA, hábitos saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama em até 13%. Isso equivale aproximadamente a 8 mil casos que poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.
Raísa ainda deixou um último recado: “cuidem-se, esse é o meu pedido. Façam por você o que ninguém mais pode fazer!”
Cuide da sua saúde! Até já! 🙂