A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa na área da saúde. Ela visa abrir um diálogo com as mulheres e sociedade sobre como descobrir o câncer de mama e como tratar a doença.
Já falamos aqui sobre a importância dessa pauta nos dias de hoje. Mesmo que esse assunto já tenha sido bastante discutido, podemos ver que os números mostram que a informação ainda precisa chegar em mais mulheres. Afinal de contas, a prevenção e o diagnóstico precoce é o melhor jeito de tratar a doença. Mas, como descobrir o câncer de mama?
Ah! Vale lembrar que um dos temas abordados em nosso texto anterior gerou algumas dúvidas. Quando falamos que o autoexame não é mais recomendado, porque ele não detecta todos os nódulos e nem os que estão em sua fase inicial, este argumento foi retirado no próprio portal do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A importância do Autoconhecimento
Entenda, o autoexame é imprescindível para o autoconhecimento. Isso quer dizer que é muito importante você conhecer qual o normal do seu corpo, para que quando algo de “errado” apareça, você tenha a percepção correta para buscar ajuda.
Aqui vale enfatizar: nunca subestime os sinais!
Ao perceber qualquer um dos sinais é fundamental que você busque um médico profissional, pois apenas com os exames certo será possível saber o diagnóstico.
Continue a leitura a seguir!
Como descobrir o câncer de mama?
Com a mamografia. Este exame é o jeito mais certo de fazer o rastreamento do câncer de mama.
Além disso, o mesmo exame é oferecido totalmente de graça pelo SUS, é preciso apenas marcá-lo com antecedência. E é por isso, que ele deve sempre fazer parte dos seus exames de rotina, e não apenas ser feito no mês de outubro!
Marcando-o juntamente com todos os seus outros exames, logo no começo do ano, fica mais fácil conseguir a data oferecida de graça pelo SUS.
Compartilhe essa informação!
Sempre que começam as campanhas do mês de outubro, é comum escutar discursos que inferiorizam a data e acabam subestimando a importância dos exames de rotina.
Mas isso é extremamente prejudicial para a causa, pois o câncer de mama ainda é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, e por isso, você deve compartilhar as informações corretas e contribuir para que mais mulheres saibam sobre o assunto.
Espero ter ajudado!
Até breve!