Optar por iniciar um curso de graduação requer uma série de análises e ponderações. E acredito que entre todas as possibilidades, cursar a faculdade no meio de uma pandemia, não era uma das suas opções. E agora, será que vale a pena iniciar o curso ou deixar para depois?
Este ano começou um pouco conturbado, é verdade, mas ainda assim, há decisões que não podemos adiar; começar um curso de graduação é uma delas, por exemplo. Mesmo em meio à pandemia que vivemos, um curso de ensino superior garante a você muitas vantagens e benefícios, pessoais e profissionais.
Pensando nisso, separamos neste post, pelo menos 8 motivos para você começar o seu curso ainda em 2020. E não se preocupe se vai ser presencial ou à distância, as duas modalidades exigem esforço, dedicação e ambas são reconhecidas igualmente pelo mercado.
Quais são os seus objetivos ao começar uma faculdade?
Talvez essa pergunta seja o início da sua jornada profissional. Além da satisfação pessoal, fazer uma faculdade também é um investimento no seu futuro. Afinal, ter um curso de ensino superior pode ser um diferencial positivo que te coloca à frente na disputa por um espaço no mercado. Também é preciso ressaltar que a projeção é que a covid-19 diminuia os seus efeitos, no entanto, o mundo não será, já não é, o mesmo. O mercado está mais competitivo e consequentemente, está buscando pelos melhores profissionais. Nesse momento, todas as empresas e setores estarão recrutando profissionais que realmente possam agregar aos times e cargos.
E aí, você já sabe quais são os seus objetivos ao fazer uma faculdade? Por que ainda vale a pena?
1 – Melhores salários
Para entender como o ensino superior irá te ajuda a conseguir os melhores salários, basta pensar no sistema de saúde. Se você tem um problema no ouvido, você não vai procurar um nutricionista, certo? É uma lógica simples, mas o mesmo acontece no mercado de trabalho. Quando uma empresa está buscando um colaborador, ela quer alguém especializado na área. Em outras palavras, os recrutadores esperam encontrar alguém capaz de resolver as demandas exclusivas de determinada vaga.
É nesse momento que cursar uma faculdade faz toda a diferença e os conhecimentos adquiridos passam a render mais. Essa busca por profissionais qualificados resulta em melhores salários.
De acordo com o último levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a diferença salarial no Brasil, é uma das maiores do mundo, chegando a mais de 140%, entre os profissionais com e sem diploma. E segundo o IBGE, concluir o ensino superior pode até mesmo triplicar a sua renda.
Sendo assim, se você quer possuir estabilidade financeira e conseguir boas opções salariais, a faculdade é o caminho mais seguro para essa realização.
2 – Maior empregabilidade
Com um mercado extremamente competitivo, conseguir melhores posições exige esforço e muito trabalho duro. E com um curso de ensino superior, você aumenta as suas chances de chegar lá. Lembra do exemplo do sistema de saúde que citei acima? Pois é. Ao cursar uma faculdade, o mercado entende que você se qualificou para aquela profissão. Você será um profissional mais requisitado, uma vez que possui aptidões e experiências que outros não possuem.
Depois de formado, você será mais capacitado para enfrentar a disputa por melhores empregos. Além de possuir mais habilidades e competências para oferecer aos recrutadores. De maneira geral, as melhores empresas do mercado costumam investir em profissionais que optaram por estudar e aprender mais sobre a sua área de atuação.
3 – Mais conhecimento
Além do conhecimento científico e profissional, você passa por um processo de aprendizado e reconhecimento pessoal durante a faculdade. Desse modo, a graduação pode ser considerada uma escola para a vida. É na faculdade que você vai destruir pensamentos e ideias pré-formatadas para construir novos conceitos e opiniões.
O aprofundamento em assuntos pouco vistos no ensino básico garante a você a construção de um pensamento crítico, analítico e por consequência, mais independente. Esse conhecimento alinhado com a independência intelectual, faz com que você veja o mundo com outros olhos.
Lembre-se que essa visão de mundo deve englobar respeito, humildade, ética, responsabilidade e principalmente, humanidade. Hoje em dia, cada vez mais os recrutadores apostam em profissionais empáticos. Use essa fase da faculdade para conhecer a sua profissão, como também o outro e a si mesmo. Isso irá gerar bons resultados no seu futuro!
4 – Carreira flexível
Você já pensou em como uma única carreira pode ter vários caminhos? Vamos pensar em cursos de licenciatura, por exemplo. Ao se tornar professor, você tem a opção de dar aulas em uma instituição de ensino. Agora, se você não se interessa pelas aulas, você pode se especializar e passar a exercer cargos administrativos. E se você também não gostar dessa área, você pode desbravar o universo da pesquisa, passando a gerar conteúdo científico. Ou seja, de uma única profissão podem surgir diversas possibilidades de atuação.
Isso se dá pelo conhecimento adquirido em uma área de estudo, que permite a você ter mais flexibilidade na hora de escolher um local de atuação. Ao conquistar o seu diploma, você estará pronto para aventurar-se pelas diversas ramificações da sua profissão.
Essa liberdade em escolher com o que trabalhar, não te limita a cargos fixos, por exemplo. Após formado, você passa a ter acesso a mais informação e consequentemente, tem mais a oferecer ao mercado.
5 – Networking genial
Conhecer pessoas é ótimo, mas conhecer pessoas que possam auxiliar na carreira profissional é ainda melhor. O networking nasce de qualquer relação interpessoal, e o ensino superior é o local ideal para você ampliar a sua rede de contatos. Além do convívio com os professores e colegas, por meio da faculdade você é incentivado a participar de congressos, palestras, webinars e demais eventos científicos. Tudo isso contribui para que você monte a sua lista de contatos.
Mas veja bem, um bom networking vai além de criar uma lista de contatos. Seu desempenho nas aulas e trabalhos práticos faz toda a diferença na hora da indicação. É preciso se destacar, ainda que nas classes, para conseguir a atenção dos profissionais que possam te ajudar no futuro.
E o melhor, você não precisa estar presente em uma sala de aula física para isso acontecer. Com a ajuda da tecnologia, essas relações podem ser construídas da mesma maneira por acesso remoto. Ou seja, mesmo com a pandemia e o isolamento social, você pode conhecer pessoas interessantes e começar agora mesmo a fazer o seu nome no mercado.
6 – Mundo de opções
A faculdade é um universo com vários caminhos possíveis, como vimos no item 4. Ao entrar em contato com a sua área de estudo, você vai perceber que existem diversos ramos dentro de uma mesma profissão. Fique à vontade para conhecer cada uma das áreas e escolher a que mais se encaixa com seus desejos e expectativas profissionais. E se você quiser, sempre existe a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos em ramos mais específicos, como em programas de Mestrado e Doutorado, por exemplo.
Muitas áreas estão sendo descobertas e outras tantas estão sendo ressignificadas, algumas até são bem novinhas, mas possuem um futuro favorável. Fique atento a essas novas possibilidades e procure estar preparado(a) para elas. Ao começar o seu curso de ensino superior, você perceberá que o conhecimento é inesgotável!
7 – Maior criatividade
E em meio a toda essa pandemia uma das coisas que mais precisamos é a criatividade. Afinal, é preciso aprender de novo e aprender o novo. Ao ingressar em um curso de ensino superior você se depara com um mundo de infinitas possibilidades, aumentando consideravelmente a sua criatividade.
A atmosfera universitária faz com que você possa conhecer outras opiniões e culturas, construindo assim uma série de referências fundamentais para o processo criativo. Quanto mais criatividade, maiores são as suas chances no mercado de trabalho. Tendo em vista que é preciso inovação e originalidade para manter-se bem posicionado no mercado de trabalho.
8 – Crescimento pessoal
Cursar uma graduação, além de conhecimentos científico e técnico, proporciona a você a oportunidade de crescer pessoalmente também. Por meio do contato entre professores e alunos, você irá aprender mais sobre o trabalho em equipe, respeito, ética e bom senso. Tudo isso contribui para um conhecimento mais aprofundado de si mesmo. A cada trabalho e atividade realizada, você será capaz de superar seus limites e ir além.
O Ensino Superior é a ponte entre você e suas realizações
O caminho está longe de ser um vale apenas com flores, mas também jamais será um deserto sem vida. Agora que você entendeu a importância de se qualificar profissionalmente, basta dar o primeiro passo, escolhendo uma área de atuação. Ao escolher o seu curso, leve em consideração seus gostos pessoais, o mercado para a área e suas aptidões. Esteja atento(a) às novas tendências da profissão e prepara-se para descobrir um mundo completamente novo.