Blog do UNASP

Para que serve um perfil no LinkedIn e como usá-lo corretamente?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Quer saber para que serve e como utilizar o LinkedIn? Aprenda a usar essa rede social para impulsionar a sua carreira.

Uma rede social dedicada a fomentar e ampliar a rede de contatos dos profissionais, esse é o LinkedIn. Você já o conhece? Sim. Está usando-o da maneira correta?

Em primeiro lugar é importante entender um pouco da história do LinkedIn. Quando foi criada, essa rede social possuía como objetivo ser uma plataforma de currículo online. Focando especificamente em recolocação profissional e de talentos.

No entanto, o LinkedIn se tornou muito mais que um modo de entrega de currículos online. Atualmente o LinkedIn nos dá a oportunidade de compartilhar conteúdos, interagir com outros perfis e ampliar nossa rede de contatos.

Além disso, é possível compartilhar artigos ou escrever depoimentos de como você atingiu seus resultados como profissional. E assim, ensinar e motivar os seus colegas. Como também criar projetos, recomendar e pedir recomendações profissionais, e muito mais. Dessa forma, o LinkedIn, virou uma grande comunidade profissional, um lugar para fazer network e também conseguir novas oportunidades de emprego. Sim, ele funciona como uma vitrine do seu trabalho.

Com mais de 500 milhões de usuários o LinkedIn está mudando a forma de como fazemos contatos profissionais. Como conseguirmos recomendações e novas oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento. Está vendo como ter um perfil nessa rede é importante para você?

Por isso, com o intuito de ajudar nós separamos algumas dicas preciosas e práticas para você usar essa rede social a seu favor. Se você já possui um perfil, aprimore! Caso ainda não tenha, clique aqui para criar!

Criando

A primeira coisa a se fazer é o cadastro. Ou seja, seu nome, e-mail ou telefone e senha. Depois de criado, você vai adicionar suas informações pessoais, de formação, cursos, contato e foto.

Lembre-se que essa é uma rede profissional, então, não é qualquer foto que você vai colocar no seu perfil. Você está em um ambiente de trabalho e precisa transparecer credibilidade. Evite selfies sempre que possível.

Ah, vale lembrar também que você não deve abreviar as palavras ou escrever gírias. Saiba separar o que você faz em sua rede social pessoal da sua rede profissional.

Complete as informações apenas com a verdade sobre os seus dados, formação e experiências. Na rede social você também pode marcar os seus interesses como forma de filtrar que tipo de vagas e conteúdos irão aparecer na sua timeline. Também é possível adicionar como um ticket os tipos de competências e recomendações que você possui.

Encare a criação do seu perfil no LinkedIn como uma vitrine profissional. Portanto, leve em consideração que criar um perfil, aqui, é coisa séria.

A plataforma é bem intuitiva, então não se preocupe, você vai conseguir criar seu perfil e adicionar as informações rapidinho.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Na prática

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, nada de compartilhar memes, fotos que não condizem com o contexto da rede ou outros conteúdos impróprios.

Nele você pode compartilhar sem problemas suas experiências, conquistas do trabalho, do estudo, suas produções independentes, conteúdos valiosos para quem quer se desenvolver como profissional e até mensagens de motivação e engajamento.

Você também consegue interagir e se conectar com outras pessoas, aumentando assim sua visibilidade e networking. Curta, comente compartilhe matérias, textos, vídeos e produza os seus próprios conteúdos também.

Através da troca de mensagens, como um chat, você consegue trocar informações, contatos, agendar visitas e reuniões. Assim, você estará trabalhando seu relacionamento com as outras pessoas e isso é fundamental no mercado de trabalho.

O LinkedIn pode abrir muitas portas, basta saber como usá-lo. Por exemplo:

• Personalize seu perfil

• Gerencie seus contatos

• Participe de grupos

• Procure vagas de emprego

• Localize empresas

• Crie seu conteúdo

• Faça recomendações

• Compartilhe bons artigos e informações valiosas

“Rede social” profissional

E aí, tudo pronto para entrar no mundo profissional? Agora, que você já sabe como criar e o que fazer no LinkedIn, não deixe para depois.

Construir sua rede profissional e compartilhar o que você tem feito e como tem feito para crescer, desenvolver e adquirir experiências, é algo muito legal. Além disso, você pode motivar outras pessoas, além de ganhar visibilidade e por consequência tornar-se desejado por empresas e parceiros.

Em suma, esperamos que essas dicas ajudem você a conseguir o primeiro emprego, se recolocar profissionalmente ou até mesmo trocar de área. O universo é amplo e as possibilidades estão por toda parte. Corra atrás dos seus sonhos e objetivos.

E se você tem alguma experiência em LinkedIn e queira compartilhar com a gente, é só escrever aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Dicas valiosas para usar seu LinkedIn

• 5 segredos sobre a negociação de salário na entrevista de emprego

• Quer empreender, mas ainda não sabe como e qual negócio abrir?

• As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também