Blog do UNASP

Escolha seu curso ideal baseado na sua personalidade

Lembra quando você era criança e tinha o sonho de ser veterinário? Esse é um clássico da infância de muitos. A ideia de cuidar dos animaizinhos o dia inteiro parecia muito atraente. Porém, o tempo foi passando e você foi percebendo que talvez essa profissão não fosse a melhor opção para você e a sua personalidade. 😬

Os bichinhos demandam paciência, e talvez esse não fosse seu ponto forte, ou possivelmente fosse necessário dialogar constantemente com os seus clientes, e talvez você preferisse um ambiente de trabalho silencioso e privado. 

Os tipos de personalidades

O curso ideal para você é aquele que se encaixa com a sua personalidade. Cada área de atuação exige certas habilidades do profissional, e se você conhece estas competências antes de escolher sua graduação, essa decisão será muito mais assertiva e de acordo com as suas expectativas. 🤩

No conteúdo Teste MBTI: qual desses 16 tipos de personalidade é o seu? são apresentados quatro grandes grupos de personalidades baseados nas 16 personalidades propostas pelo teste MBTI.

Com essa informação, você terá a base suficiente para escolher o seu curso ideal. Mas somente para te dar um spoiler desse conteúdo completo, os quatro grandes grupos são:

Analistas: intuitivos e pensantes, são racionais e imparciais;

Diplomatas: intuitivos e sentimentais, são empáticos e cooperadores; 

Sentinelas: observadores e julgadores, são colaborativos e estáveis;

Exploradores: observador e explorador, são espontâneos e conectados ao meio social.

Por que escolhemos este teste de personalidade? 

O indicador MBTI é amplo o bastante para determinar as áreas de atuação e facilitar a identificação da sua futura graduação baseada na sua personalidade. Caso você não tenha feito o teste ainda, este é o sinal!🔥

Sua personalidade, sua área de conhecimento 

Segundo o Ministério da Educação existem 4 áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Cada uma destas áreas possui algumas habilidades específicas que sugerem qual deve ser o perfil do profissional e consequentemente, qual é a personalidade ideal.  

📐 Área de Matemática l Analistas: esta área envolve os cursos que exigem raciocínio lógico. O profissional da área de Matemática é assertivo, objetivo e introvertido. Busca soluções concretas aos problemas que surgem, é centrado em habilidades motoras e na maioria das vezes prefere trabalhar com um grupo reduzido. 

Outro aspecto importante do profissional de matemática é o senso de realismo e a valorização da ação sob o planejamento.

Cursos indicados para este perfil: 

1.Arquitetura 

2.Engenharia Civil

3.Engenharia da Computação

4.Engenharia de Produção 

5.Gastronomia 

6.Farmácia 

7.Análisis e Desenvolvimento de Sistemas 

8.Design Gráfico 

9.Administração

🗣️ Área de Linguagens l Exploradores: arte, expressão, criatividade, sensibilidade. Quem se identifica com estes itens, se identifica com a área de Linguagens. O profissional desta área prioriza a expressão em todas as suas manifestações, gosta de questionar aquilo já estabelecido, propor soluções inovadoras, e é considerado muitas vezes o romântico do grupo. 

Ele julga importante e necessária a interação interpessoal e defende suas ideias e causas com paixão e energia. 

Cursos indicados para este perfil: 

1.Jornalismo 

2.Letras e tradutor 

3.Música

4.Publicidade e Propaganda 

5.Rádio e TV

🙋🏾 Área de Ciências Humanas l Diplomatas: a área de Ciências Humanas é perfeita para o profissional que curte trabalhar em grupos e é extrovertido. Este indivíduo tem uma grande capacidade de relação interpessoal, é empático e expressa com facilidade seus sentimentos e emoções. 

Quem é das Ciências Humanas desfruta da expressão verbal, tem interesse em participar de iniciativas que buscam o desenvolvimento humano e valoriza o planejamento antes da execução.  

Cursos indicados para este perfil: 

1.Direito 

2.Teologia

3.Psicologia 

4.Pedagogia 

5.Nutrição

6.Enfermagem 

7.Fisioterapia

8.Educação Física

🌳 Área da Natureza l Sentinela: o perfil do profissional da área de Natureza demonstra interesse pelo meio ambiente e tudo aquilo que está relacionado a ele. Ele é observador, se adapta tanto ao trabalho grupal como individual e mantém o autocontrole nas diversas situações apresentadas.  

O profissional da área da Natureza prefere uma dinâmica rotineira e se identifica como um indivíduo confiante e pacifico. 

Cursos indicados para este perfil: 

1.Engenharia Agronômica

2.Medicina Veterinária 

3.Ciências Biológicas

As opções de graduação são muitas, e agora que você já sabe qual é sua personalidade e a área ideal para ela, a escolha do seu curso ficou muito mais fácil e assertiva!

Além disso, a notícia de milhões é que todos os cursos que foram citados neste conteúdo estão disponíveis no UNASP no formato presencial ou à distância. Confira cada uma das nossas graduações e faça a sua inscrição! O curso dos seus sonhos está aqui! ⭐

Deixe um comentário

Veja também