Blog do UNASP

Pesquisa científica: a diferença entre exploratória, descritiva e explicativa

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A pesquisa científica pode ser classificada em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. Se você ainda não sabe a diferença entre elas, descubra agora!

Você já deve saber a importância da pesquisa científica, certo?! Ela é um dos instrumentos mais completos para comunicar e disseminar novos conhecimentos e descobertas no universo acadêmico.

São muitos conteúdos publicados todos os anos e que devem ser valorizados. Afinal de contas, eles fomentam o saber e influenciam diretamente em mudanças sociais, econômicas, políticas e mais em uma infinidade de áreas.

No entanto, diferente dos países mais ricos que investem em pesquisas científicas, o Brasil apresenta um baixo nível de inovação e investimento. Por isso, esse fato se torna um obstáculo para o crescimento e produtividade da nação, sua economia e conhecimento científico.

Então, para mudar esse cenário, muitas universidades têm explorado cada vez mais o universo da pesquisa acadêmica, artigos e soluções inovadoras. Dessa forma, se você ainda não se deparou com a pesquisa científica na sua graduação, pode se preparar porque logo menos, essa hora chega.

Pensando nisso, separamos de forma objetiva, os conceitos e definições das três categorias existentes em que a pesquisa científica pode ser classificada: exploratória, descritiva e explicativa. Veja agora!

Exploratória

A pesquisa exploratória requer literalmente uma exploração sobre o assunto pesquisado. Ou seja, visto que ainda seja um tema pouco conhecido e explorado, faz a necessidade de criar uma base de hipótese junto a outras fontes pesquisadas neste processo.

Sendo assim, o pesquisador fará sondagens, visitas técnicas, levantamentos bibliográficos, citações e também outros exemplos que facilitem o entendimento do assunto. Além disso, entrevistas com pessoas que vivenciam ou criaram teorias sobre o assunto, podem ser feitas.

Portanto, de forma geral, a pesquisa exploratória pode seguir uma metodologia com pesquisas bibliográficas e estudos de caso; dependendo muito do objetivo e intuição do pesquisador, orientado pelo professor.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Descritiva

A pesquisa descritiva tem como característica principal, fazer uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo. Ou seja, a finalidade dela é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador.

Sendo assim, a maioria das pesquisas descritivas são de temas já conhecidas. No entanto, a pesquisa é feita para recolher novas amostras, dados e detalhar os resultados para se conseguir uma visão mais estatística.

Então, se comparada à pesquisa exploratória, dá-se por ser um tema conhecido, estudado, porém estará proporcionando uma nova visão e aprofundamento do assunto.

Explicativa

Já a explicativa busca através da pesquisa, explicar a razão e o porquê dos fenômenos que baseiam a hipótese do estudo. Além disso, esse tipo de pesquisa é mais comum e direcionada para as ciências físicas e natural.

Por ter o objetivo de explicar, essa pesquisa utiliza métodos experimentais. Então, a pesquisa explicativa tem como objetivo explorar algo novo. Sendo assim, ela é realizada como uma tentativa de conectar as ideias, de modo a compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno.

Por fim, ao final do estudo e de conter a explicação necessária, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade, envolvendo as ações e dando um caráter subjetivo à pesquisa.

 

E aí, agora deu para entender como as pesquisas científicas se dividem? Esperamos que vocês possam aproveitar esse universo e aprendam com ele cada dia mais.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Aprenda a ler e entender trabalhos acadêmicos da maneira correta

• Trabalhos científicos: conheça 3 formatos e a maneira correta de fazê-los

• Artigos científicos: guia sobre como e onde publicar os seus artigos

• Como escrever uma hipótese para artigos e TCC?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também