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A aprendizagem colaborativa é uma nova forma de encarar o processo de ensino entre os professores e alunos. Veja quais são os principais pilares desse novo formato e aprenda a como utilizá-los.
Você sabe o que é aprendizagem colaborativa?
A aprendizagem colaborativa consiste, basicamente, em reunir os alunos em torno de um só objetivo. Através da intermediação do professor a aprendizagem colaborativa passa a ser obtida por todos os alunos, que se esforçam para alcançar um resultado desejado. Em suma, o objetivo principal é envolver os alunos participantes na aquisição de novos conhecimentos.
A aprendizagem colaborativa permite, entre outras coisas, o desenvolvimento do senso de equipe e a participação entre os alunos. Além disso, ela também fomenta o compartilhamento dos saberes individuais de cada, ampliando as opiniões, as exposições e assim, a obtenção de valores como respeito mútuo.
A aprendizagem colaborativa também busca motivar e proteger a liberdade de cada participante, na exposição das suas próprias ideias. Tornando-se consequentemente um ambiente seguro para expressar-se e falar livremente, visando, desse modo, atingir um consenso. Portanto, é nítido que a educação passa a ser uma forma de romper com as estruturas tradicionais de ensino. Superando modelos que já não condizem mais com a nossa sociedade atual, nem com as demandas e expectativas dos alunos.
A educação e tecnologia da Informação
O mundo muda a passos largos, todos os dias podemos ver uma nova tecnologia sendo aplicada, um novo processo, técnica ou metodologia ganhando força. As mudanças acontecem simultaneamente em diversos setores, saúde, negócios, estilo de vida e claro, também na educação. Para quem é professor torna-se evidente a necessidade de reavaliar o modelo de educação e os métodos aplicados na formação de seus alunos e estrutura das aulas.
Atualmente o foco está mudando, na verdade, a necessidade de mudança tem se mostrado urgente. Neste novo milênio a humanidade está marcada pelas transformações tecnológicas. Dessa forma, é perceptível a presença generalizada dos meios eletrônicos e das Tecnologias da Informação na educação.
O grande desafio atual das escolas e do professor é fazer com que o ensino acompanhe a linguagem e formato dos novos tempos.
Portanto, professor, é preciso que passemos a compreender a necessidade de mudança e adaptação aos novos modelos. Os educadores necessitam falar a linguagem contemporânea, inteirar-se das novas tecnologias de ensino e em seguida tornar as suas aulas mais dinâmicas para os alunos.
O professor deve assumir o papel de mediador pela busca do conhecimento. As novas tecnologias devem ser aplicadas com um embasamento pedagógico, buscando estimular a criatividade, reflexão crítica e cidadania responsável.
E aí que entra a aprendizagem colaborativa.
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Os 4 pilares da aprendizagem colaborativa
Recapitulando o que conversamos até agora podemos afirmar que o mundo está mudando e consequentemente a educação também. Dessa forma, o professor passa a ter um papel de mediador agindo com a rede cognitiva do aluno; mostrando que ele pode pensar, pode fazer.
A aprendizagem colaborativa alicerça sua prática em um paradigma emergente, que é composto de: uma aliança entre os pressupostos da visão sistêmica ou holística; da abordagem progressista e do ensino com pesquisa; o uso de tecnologias inovadoras.
No entanto é preciso ter atenção e ter um senso crítico para enxergar e utilizar a tecnologia aplicada à educação com bom senso.
Tendo em vista este contexto os quatro pilares da aprendizagem colaborativa, pilares estes que foram apresentados por Jacques Delors (1998) para a Unesco, são:
• Aprender a aprender;
• Aprender a fazer;
• Aprender a viver juntos;
• Aprender a ser.
São esses os pilares que norteiam os caminhos da educação para esse novo século, para a sociedade do conhecimento.
Como implementar os 4 pilares da aprendizagem colaborativa
Para a implementação das propostas citadas acima, uma proposta de vanguarda circula nos meios educacionais, que é a aprendizagem colaborativa baseada em projetos.
A aprendizagem colaborativa baseada em projetos visa uma ação mais aberta, demandando uma postura cooperativa e negociada. Além disso, também contempla a produção do conhecimento dos alunos e próprio professor.
Tais projetos de aprendizagem com efeito possibilitam a produção do conhecimento significativo. Onde os alunos se envolvem no processo e consequentemente desenvolvem competências, habilidades e aptidões que serão úteis a vida toda.
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