Planejar a aposentadoria não é algo que se faz da noite para o dia, e muito menos sem pesquisa e direcionamento. Veja algumas dicas do que fazer, além de um curso on-line para te ajudar no planejamento.
De fato, o planejamento da aposentadoria é, ainda, um assunto repleto de dúvidas. O sistema de aposentadoria do governo, INSS, passou por algumas reformas e deixou muita gente sem saber como planejar-se. Além disso, por mais que pensemos na aposentadoria tradicional ainda há outros meios para investir paralelamente na aposentadoria, como a previdência privada.
No entanto, antes de tomar qualquer decisão, conversar com especialistas da área e saber o básico sobre esse assunto é extremamente importante. Lembre- se que para atingir os seus objetivos na aposentadoria, sejam eles quais forem, planejamento e economia são a chave para o sucesso.
Então, se você quer aproveitar a terceira idade com tranquilidade e estabilidade financeira para pagar as contas do mês e desfrutar deste período, é importante programá-la.
Por que planejar a aposentadoria?
Planejar a aposentadoria é um serviço prestado para garantir que você tenha o melhor benefício possível quando for a hora de aposentar-se. Além disso, para aposentar-se, você precisará cumprir uma série de requisitos exigidos pela previdência social e ou privada. De qualquer forma, esses requerimentos exigem atenção, paciência e organização, caso contrário o seu benefício poderá ser prejudicado financeiramente.
Isso quer dizer que se você não planejar poderá ficar sem os fundos necessários na terceira idade, dependendo dos filhos, famílias e até asilos. Contudo, o principal motivo para fazer um planejamento de aposentadoria é a vantagem financeira que ele pode proporcionar no futuro. Então, por que não? O quanto antes, melhor!
Dicas para planejar sua aposentadoria
Traçando objetivos claros
Se você quer desfrutar de uma aposentadoria gratificante é necessário planejar e compreender como funciona esse planejamento. Economia e investimento são os caminhos para isso. Entretanto, é necessário ter objetivos claros.
A maioria das pessoas vão se aposentar provavelmente com 1 salário mínimo, outros sequer cumprirão os requisitos para receber o benefício do INSS, por exemplo. Portanto, pensar agora é planejar seu futuro. Considere qual caminho você vai seguir, quanto está disposto a investir e quando o fará.
Bom planejamento financeiro
Para pensar e planejar a sua aposentadoria é preciso entender sobre Finanças Pessoais. É entendendo o seu dinheiro, todas as suas receitas e despesas, que você conseguirá sistematizar os seus objetivos e ideias.
É passando para o papel, ou aplicativos, essas informações que o planejamento financeiro ganha vida. Montar uma planilha com as despesas segundo a sua importância, eliminando débitos supérfluos e renegociando contas flexíveis; são ações que te ajudaram a ter uma visão do que é possível fazer hoje, para ter mais segurança no futuro.
Buscando outros investimentos
Além do INSS, especialistas recomendam buscar também outros investimentos. Diversificar na busca e investimento podem reduzir riscos e aumentar a margem média de rentabilidade. Ou seja, você pode utilizar esse caminho para destinar percentuais de seus recursos à aplicações, por exemplo.
Curso on-line para planejar a sua aposentadoria
O curso Como Planejar a Aposentadoria – FGV, irá orienta-lo para que se organize de maneira consciente e possa alcançar os seus objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida.
Sendo assim, com o curso você irá adquirir entendimento sobre a importância de se programar para o período de vida pós-trabalho e conhecimento sobre métodos de planejamento da aposentadoria.
Até a próxima!