Eu não sei você, mas eu com certeza já pensei e me questionei o porquê de comemorarmos o dia dos pais. Será que realmente existe um motivo por trás, ou são apenas datas comerciais?
Bem, vamos entender juntos essa história, então!
A história por trás da data
Historiadores contam que Sonora Dodd, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, propôs a criação do Dia dos Pais como um feriado. Ela argumentou que teria sido uma forma de homenagear seu falecido pai, William Jackson Smart.
A inspiração de Dodd para propor o Dia dos Pais foi a notícia dada ao se estabelecer o Dia das Mães, também criada nos Estados Unidos.
O presidente Woodrow Wilson tentou oficializá-la, mas não recebeu apoio do Congresso.
Outro presidente norte-americano, Calvin Colidge, incentivou as pessoas a celebrarem a data, no entanto, sem torná-la oficial.
A oficialização do Dia dos Pais só aconteceu na década de 1960, quando Lyndon Johnson, determinou que a data deveria acontecer no terceiro domingo de junho.
Mas só em 1972, o presidente Richard Nixon transformou o Dia dos Pais em feriado nacional.
Quando o Dia dos Pais chegou ao Brasil?
Já aqui no Brasil a celebração do Dia dos Pais foi proposta por um publicitário do jornal O Globo, Sylvio Bhering.
Durante seu tempo como diretor do Jornal O Globo, Sylvio liberou uma matéria onde mostravam o Dia dos Pais como uma data perfeita para o filho demonstrar todo o amor e carinho que tem pelos seus pais, com presente, claro. Isso foi em 1953.
Surgiu a proposta de celebrar o primeiro Dia dos Pais no Brasil em 16 de agosto, por ser Dia de São Joaquim, avô de Jesus Cristo.
Como eu já desconfiava, o real objetivo era utilizar a data para garantir mais anúncios publicitários ao jornal, pois a celebração poderia gerar aumento do consumo do comércio.
No início, a proposta era voltada apenas para a cidade do Rio de Janeiro, mas logo se popularizou por todo o Brasil.
Mas infelizmente, comemorar no dia 16 de agosto, ou seja, um dia fixo, não deu muito certo para o comércio. Foi então que a data passou a ser celebrada no segundo domingo do mesmo mês.
Como é comemorado o Dia dos Pais pelo mundo?
O Dia dos Pais é uma comemoração internacional, mas cada um decidiu realizá-la em uma data devido às suas culturas.
Em Portugal, Espanha e Itália, a data é comemorada em 19 de março, enquanto que, na Suíça e na Lituânia, no primeiro domingo de junho.
O terceiro domingo de junho é a data mais comum. Países como a Argentina, Canadá, Chile, França, Grécia, Japão, Índia, Nigéria, México, Reino Unido e Estados Unidos comemoram neste dia.
O Brasil é o único país do mundo que celebra o Dia dos Pais no segundo domingo do mês de agosto.
E aí, curtiu saber mais sobre essa data especial?
Conta aqui nos comentário como você prefere comemorar o dia dos pais!