Depois da faculdade surgem muitos questionamentos. Um deles é sobre qual fazer primeiro: pós ou intercâmbio. Saiba o que escolher!
Quando estamos na conclusão da graduação, parece que tudo desaba, ao mesmo tempo, em nós como uma avalanche. Pós ou Intercâmbio? MBA ou mercado de trabalho? Trainee ou descanso? São inúmeras questões que nos colocam em xeque com relação às exigências do mundo corporativo.
Até aí nada de novo…, porém, o peso de escolher qual a melhor alternativa acaba gerando medo e frustração. De fato, terminar a faculdade é um desafio na trajetória profissional, mas a dificuldade maior é não saber qual o melhor caminho para seguir carreira após a formação superior.
Consultores e especialistas em Gestão de Carreiras e de Pessoas têm sido enfáticos em afirmar que os candidatos ficam cada vez mais inseguros devido ao estresse das exigências em vista das poucas oportunidades que o mercado brasileiro vem oferecendo, principalmente aos mais jovens.
De qualquer forma, é natural que as empresas “apertem o cerco” quanto às habilidades técnicas. Mesmo que o mercado de trabalho sempre tenha exigido profissionais qualificados elas também estão ficando mais globalizadas, e por isso, vão precisar de certos conhecimentos para dar andamento às tarefas diárias. Logo, muitas pessoas partem para estudar fora do país em busca de mais experiências e do contato com outro idioma.
Continue a leitura a seguir.
Pós ou intercâmbio?
O intercâmbio tem sido bastante valorizado pelos brasileiros e desde o ano de 2016-2017 cerca de 20 mil cidadãos deixaram o país para trabalhar e construir uma carreira no exterior devido ao cenário econômico do Brasil.
No entanto, morar em outro país é bastante caro e depende muito de aporte financeiro, o que é uma realidade distante para muitos. Deste modo, passa a ser fator decisivo na hora da análise de uma qualificação, que o profissional possua uma boa especialização. Além disso, no mercado educacional existem dois tipos de pós-graduação em Lato Sensu: o MBA e a Pós-graduação.
O MBA é uma área com um foco em gestão, negócios e empresas, normalmente é feita por quem já possui alguma experiência no mercado onde atua. É procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor.
Já a pós-graduação em Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado para o mercado de trabalho mas que está mais no início de sua carreira, necessitando realmente adquirir conhecimentos mais específicos daqueles que abrangem a graduação. Indicado para profissionais de diferentes áreas que procuram um diferencial e desejam focar na atuação do mercado.
O que escolher?
Contudo, seja lá qual for opção que você faça, não esqueça que o autoconhecimento, sonhos e planejamento financeiro devem ser pesados em suas escolhas. Por exemplo, não é considerado viável mudar-se para um país que não contrata brasileiros ou que seu diploma não tenha uma mínima validade para o trabalho.
Sendo assim, o ideal é sempre ir engatilhado para oportunidades de trabalhos e estudos conjugadas. Também não é indicado iniciar um MBA sem estar atuando no mercado de trabalho. Pode ser que um curso de especialização seja muito mais produtivo e renda bons frutos como conhecimento e networking.
Portanto, é sempre muito importante buscar quais serviços dão maior satisfação, assim como qual a afinidade com a profissão. Reflita sempre sobre a passagem nas empresas que trabalhou, busque localizar suas falhas e verificar seus crescimentos como profissional.
E se você pretende realmente fazer uma pós-graduação ou intercâmbio, o Unasp te ajuda! Que tal?
Até breve!