O home office pode ser muito mais prazeroso e fácil, se você souber como lidar com a rotina do trabalho em casa. Veja algumas práticas essenciais para adaptar-se ao formato.
O isolamento social está acontecendo no mundo todo, inclusive no Brasil. Nas escolas, aulas suspensas. No trabalho, férias antecipadas, equipes em rodízio, horários reduzidos e um novo modelo a se seguido: o home office. Mas como criar um bom ambiente de trabalho em casa?
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, sempre que possível, as empresas devem adotar o trabalho remoto, mundialmente conhecido como home office, como primeira opção para os seus profissionais. Então, foi preciso que empresas e profissionais mudassem a lógica de trabalho, praticando a responsabilidade, a empatia e o foco no bem coletivo.
Na verdade, todo mundo está aprendendo a lidar com esta nova situação. Além disso, trabalhar de casa vai além de mudar a cultura de trabalho e da empresa, ela muda as pessoas também. Entretanto, para manter uma boa performance, são necessários algumas atitudes. Vamos ver?
6 dicas para criar um bom ambiente de trabalho
Não pense que fazer home office é simplesmente abrir o computador no sofá da sala, ficar assistindo TV, sentado de uma forma irregular e comendo guloseimas. Isso quer dizer que o trabalho remoto não é férias e muito menos é um tipo de trabalho para ser feito sem capricho e compromisso.
Um bom ambiente de trabalho não se limita apenas ao espaço físico, mas também a todas as atitudes do trabalhador. Portanto, veja algumas dicas para deixar esse momento mais agradável.
1 – Encontre, dentro de casa, um local de trabalho
O sucesso dos trabalhadores produtivos está na organização e praticidade das coisas. Por isso, se você quer melhorar a performance, posicione organizadores – caixas/pasta-arquivo – próximos à sua mesa, para que você consiga alcançar tudo o que precisa sem muito esforço, evitando a perda da concentração.
Porém, também não adianta ter um escritório prático, se estiver bagunçado, não é mesmo? Então, crie o hábito de manter tudo no lugar diariamente, para que você não perca tempo organizando o espaço.
Além disso, como a maioria das casas atualmente são pequenas e com poucos quartos, muitas pessoas ficam receosas de ocupar um quarto inteiro só para o escritório. Portanto, não se sinta obrigado(a) a ter um quarto reservado apenas para o escritório. Você pode criar o seu ambiente no quarto mesmo ou em um espaço na sala.
2 – Crie uma rotina de trabalho
Criar uma rotina de trabalho irá facilitar as coisas. Por isso, é necessário definir o seu horário de trabalho precisamente. Por estar no conforto de casa, muitas pessoas trabalham mais tempo do que em um escritório normal, ou acabam relaxando e trabalhando menos.
Portanto, crie metas para cada dia, assim você consegue ter o controle do seu horário e afazeres. Definir a hora de almoço também é importante. Evite almoçar na mesa de trabalho, não é saudável.
3 – Use a tecnologia a seu favor
Aproveite os aplicativos e sistemas que chegaram para facilitar a comunicação e a realização do seu trabalho. Se você é gestor, gerenciar uma equipe durante o home office não precisa ser um bicho de sete cabeças se você puder contar com ferramentas tecnológicas que facilitam todo esse processo.
O Google, recentemente e devido à situação causada pelo coronavírus, liberou suas ferramentas de comunicação, como o Hangouts Meet, para uso gratuito. Aproveite!
4 – Realize alongamentos
Corpo são, mente sã. Você provavelmente vai ficar a maior parte do tempo sentado, trabalhando. Mas não se esqueça que é importante levantar-se esticar as pernas e dar uma volta em casa.
5 – Alimente-se bem e beba bastante água
Nada de comer besteiras durante o trabalho remoto, blz? Ingerir guloseimas e gorduras irá despencar o seu rendimento, além de fazer mal para o organismo. Por isso, faça as refeições corretas, coma frutas e beba bastante água.
6 – Faça pausas para descanso
O corpo precisa de pausas e de descanso. Saia um pouco da frente do computador, levante respire um ar puro, pegue um sol. Outra maneira bacana para descansar é tentar acrescentar uma poltrona confortável e diminuir as luzes para relaxar de tempos em tempos. Trabalhar por horas seguidas sem descanso é prejudicial à saúde.
Bom trabalho pra você!
Muito mais que o computador e a internet estáveis e uma boa organização, trabalhar remoto é entender a importância do seu trabalho e a responsabilidade que ele acarreta. É preciso reconhecer o que pode melhorar nas suas atividades diárias e sempre buscar manter um equilíbrio emocional para que quando acabar essa quarentena, você esteja bem para voltar a rotina.
Em caso de suspeita do novo coronavírus, procure o hospital mais próximo ou peça ajuda pelo Disque Saúde – 136.
Até a próxima!