Blog do UNASP

Pré vestibular: como passar por essa fase com mais tranquilidade?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Lidar com a pressão e cobrança no período do vestibular requer um tanto de paciência e jogo de cintura. Veja algumas dicas para passar por essa fase numa boa.

De fato, o vestibular é uma etapa importante na vida do estudante. São dias e horas se preparando, aprendendo e dedicando tempo para o estudo a fim de se sair bem nas provas. Toda essa expectativa acaba gerando um certo tipo de ansiedade e cobrança por parte dos amigos e familiares. Essa pressão psicológica que o vestibulando sofre, o deixa estressado. Você se sente assim? O ruim é que essa situação pode interferir nos estudos, no desempenho e no resultado das provas.

Mas é possível passar por esse momento sem me estressar? Como sentir apoio da família e dos amigos sem me sentir pressionado? Bom, isso não é muito fácil, mas separamos algumas dicas para você aprender a lidar com essa pressão antes, durante e depois do vestibular.

Vestibular de pressão

Gosta de analogias? Imagine se o vestibular fosse a panela de pressão e que dentro dela estivessem os ingredientes a serem preparados. Seriam vários quilos de disciplinas, alguns litros de conteúdo, pedaços de cobranças, folhas de desespero e uma pitadinha de tempo apertado.

Quando essa panela pegasse pressão, oh, o melhor a se fazer seria sair de perto. Ela começaria a soltar estresse, ansiedade, insegurança e isso poderia fazer a panela explodir bem no seu rosto. No final das contas o menu do dia não estaria tão apetitoso como você gostaria.

E assim é na nossa vida também. Então, para evitar esse desastre, você deve saber exatamente quais ingredientes colocar na sua panela. Afinal, você quer preparar um prato delicioso e equilibrado, que você vai saborear, como o resultado do vestibular. E quais seriam esses ingredientes? Bem, alguns deles são:[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”acessou inscricao curso,newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

1. Sinceridade com os pais

Sabendo que essa é uma época mais delicada, de muito estudo, atenção e preocupações, nada melhor do que falar para os seus pais, ou para família, o quão importante esse momento é para você e de como você precisa de apoio. Não é vergonha precisar de ajuda. Nós seres humanos somos movidos a incentivos positivos. E precisamos do apoio das pessoas que amamos.

Vai ser tão mais fácil e leve para você estudar e realizar a prova sabendo que sua família está ao seu lado, independente do resultado. Um bom diálogo pode trazer resultados incríveis, para ambos os lados. O vestibular não é a coisa mais importante da vida. Isso aí, por mais que você ache o contrário. O amor, a paciência, compreensão, ajuda mútua e o apoio são ainda mais importantes. Se você e sua família estiverem dispostos a isso, certamente os resultados serão muito mais positivos.

 2. Emocional saudável

Às vezes com toda essa pressão de vestibular, onde todo mundo só fala nesse assunto; como os amigos da escola, professores, propaganda na TV e redes sociais. Sua mente acaba ficando cansada. Ela fica frágil e propensa a fazer você se cobrar ainda mais, ficar ansioso, irritado e estressado. E quando a sua mente está lotada e cansada, você o resultado né? Provavelmente você não vai render tão bem nos estudos e provas.

Para que isso não aconteça procure manter o equilíbrio emocional. Depois de conversar com os seus pais, procure um orientar da escola ou um psicólogo. Se abra para um profissional. Fale sobre os seus sonhos, desejos, o que você espera da uma carreira e tudo aquilo que você achar necessário. Ouvir conselhos de um profissional, como um orientador, ou seguir as percepções de um psicólogo, irá te ajudar a organizar seus sentimentos. E assim, entender o momento em que está vivendo.

 3 . Planejamento

Depois de tudo devidamente alinhado dentro de você, com a sua família e com a sua mente, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nos cadernos. Você tem consciência que tudo o que fazemos precisa ser planejado, até mesmo os estudos? Para se sair bem nos vestibulares você não pode contar simplesmente com a “sorte”, precisa mesmo é estudar.

Antes de mais nada veja no edital do vestibular quais serão as disciplinas presentes na avaliação, já é um bom começo para você separar quais conteúdos precisam ser estudados. Depois, veja quais serão os conteúdos de cada disciplina. Não estude tudo de uma vez. Separe o estudo por tempo ou conteúdo, como na escola, justamente para você não cansar ou sobrecarregar a sua mente.

Você pode planejar o seu cronograma de os estudos diariamente ou semanalmente. E lembre-se de tomar cuidado para que o estudo não atrapalhe a sua vida social ou horas de descanso.

 4. Saúde em primeiro lugar

Falando em horas de descanso, você não pode ser esquecer que sua saúde é mais importante que o vestibular. E para não prejudicar seu desempenho no vestibular e nem sua saúde, você precisa saber equilibrar bem cada uma das áreas.

O descanso é muito importante para recompor as energias e a hora do lazer é essencial para aproveitar a família, amigos e se divertir um pouco.

Nenhuma atividade, e até mesmo o vestibular, será bem feita se a sua mente e seu corpo não estiverem em sintonia. Uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e ter uma boa noite de sono são atitudes fundamentais para que o organismo se sustente e se mantenha saudável.

5. Antes e durante o vestibular

Antes da realização da prova, busque seguir as recomendações que passamos. E para por um fim na insegurança e no medo, evite pensar na concorrência, na quantidade de questões e nas dificuldades que ainda não chegaram. Foque no seu planejamento dos estudos, nos tempos de lazer, na saúde e no apoio da família.

Durante a prova, o dia tão temido, você precisa se concentrar e ficar tranquilo. É difícil, nós sabemos, mas não custa nada tentar. Ficar nervoso e preocupado fará com que na hora da avaliação você não consiga o desempenho esperado e vai acabar se apavorando para realizar a prova.

6. Depois do vestibular

Depois de realizar o vestibular, você deve relaxar. Pense que o desafio já acabou e que você conseguiu realizar um bom trabalho. É comum a insegurança em relação ao desempenho ou a ansiedade para saber quantas questões você acertou ou errou.

No entanto ficar pensando só nisso não vai acelerar o processo. Evite esse tipo de estresse e pensamentos pois são eles que fazem a temida pressão, e é o que estamos tentando evitar.

Enfim, pressão para quê mesmo?

Em todos os âmbitos da vida, seja em um simples vestibular, no emprego ou no relacionamento familiar, nós sentimos momentos de pressão. No entanto lembre-se que você precisa focar no que consegue controlar. Se você planejar, traçar metas, cuidar da sua saúde e da sua mente ficará mais fácil de passar pelos momentos difíceis. Como também são formas de dizer à pressão que você sabe o que está fazendo. E que não vai se sentir pressionado por nada e nem ninguém.

Confie em você

Entenda que o vestibular é só mais uma etapa. Quando compreendemos o motivo pelo qual estamos fazendo tal atividade e temos bem claro o objetivo, tudo fica mais fácil. Os desafios existirão, mas você saberá passar por eles com sucesso.

Não existe um tempo certo. Tome o seu tempo, se prepare bem, converse com seus pais e profissionais orientadores, e quando for a hora você saberá o que fazer.

Bons estudos e boa prova. Sem pressão, claro.

Até a próxima!

 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Prepare-se para o Enem com 4 aplicativos gratuitos.

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.

• 7 dicas práticas para você manter o foco nos estudos.

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também