O mundo está passando por uma crise e há demissões em massa por causa da covid-19. No entanto, isso também não quer dizer que não existam novas oportunidades de emprego. Quer saber como? Listamos algumas dicas para encontrar uma vaga em tempos de pandemia.
Estamos passando por uma crise gerada pelo novo coronavírus e isso tem impactado bastante o mercado de trabalho e a vida das pessoas. Sem falar na saúde. Muitos acreditavam que a pandemia iria passar rápido e outros tantos perderam o emprego, no entanto não é isso que estamos presenciando. Por isso, o mundo precisou se adaptar de forma rápida e criar medidas de prevenção e cuidado também para o mercado de trabalho.
Além disso, o home office ganhou força durante esse período e algumas áreas também ganharam destaque, sendo recordistas e contratando novos funcionários. Claro, que é difícil estimar em números o crescimento, por ser um pico anormal de procura, mas existe sim, oportunidades crescentes em diversas áreas.
Se você perdeu o seu emprego ou é recém-formado e ainda não conseguiu o primeiro trabalho, não se preocupe. Muitas pessoas estão passando por esse momento delicado e é natural buscar recolocação, mesmo na pandemia.
Obviamente, há menos oportunidades no mercado de trabalho. Porém, isso não significa que você não vá conseguir um emprego. Na verdade, o que você precisa é ter foco e disciplina para intensificar a busca por um emprego e se destacar entre os concorrentes. Diferenciais são sempre bem vindos. Mas o que fazer, então, para procurar e encontrar uma boa vaga durante a pandemia? Veja a seguir.
4 dicas para procurar um emprego
1 – Insista e não desista
Insista e não desista. Já dissemos isso antes e essa afirmação pode parecer muito clichê, no entanto ela é muito importante. Por vezes temos a mania de desistir logo nas primeiras tentativas e isso não é bom. Não sabemos o que nos espera lá na frente. Por isso, desistir é deixar de encontrar uma boa oportunidade que pode estar nos próximos passos, até mesmo muito próxima de você.
Portanto, não desanime e continue procurando uma recolocação profissional. Mesmo quando houver dificuldades pelo caminho. Utilize ferramentas online como sites de emprego, e-mail e LinkedIn, por exemplo, para procurar vagas disponíveis.
2 – Aprenda mais com cursos e especializações
Durante esse período de recém-formado ou desempregado, você pode aproveitar o tempo para fazer cursos livres e especializações na sua área de formação.
O que não falta na internet, hoje em dia, são cursos gratuitos e materiais para você estudar. Por isso, aproveite este momento para se dedicar também aos estudos e ganho de repertório intelectual. Além disso, desenvolva novas habilidades que poderão agregar mais valor ao seu currículo.
Este também é o momento de avisar aos amigos que você está procurando uma oportunidade de emprego. Mantenha o seu currículo atualizado, bem como o seu perfil nas plataformas de emprego. Muitas das oportunidades do mercado são preenchidas através de indicações. Então, alimente as suas conexões com as pessoas e estreite laços, mesmo que à distância.
3 – Depois das entrevistas peça feedback
Muitas entrevistas estão sendo feitas via web e por telefone, e por muitas vezes não nos saímos tão bem assim. No entanto, se ninguém te falar no que você errou na entrevista, como você vai saber o que precisa ser melhorado? Por isso, é de extrema importância ter um feedback pós entrevista. Nem todas as empresas oferecem esse retorno, portanto pergunte de maneira educada se eles podem dar um feedback.
Receber um feedback deve ser um processo de reflexão, sempre na busca por melhorias. Portanto, acostume-se à analisar as suas atitudes e entender o que precisa ser melhorado.
É normal termos dificuldades em fazer uma análise de performance sozinhos, ainda mais durante uma entrevista. Portanto, pedir feedback pode ser um bom caminho.
Um ponto importante que você precisa saber, é que as empresas estão aderindo e realizando cada vez mais entrevistas on-line durante o processo de contratação. E aí, você está preparado para uma entrevista dessas? Esteja preparado, caso alguma empresa peça esse tipo de entrevista. Aqui no blog ensinamos como mandar bem em uma entrevista de videoconferência, clique aqui e confira.
4 – Currículo atualizado
O currículo é o seu cartão de visitas e se ele não for atrativo isso poderá te prejudicar.
Isso quer dizer que o currículo é a primeira oportunidade de mostrar para as empresas quem você é o que você faz. Por isso, é imprescindível saber fazer um currículo digno do emprego dos sonhos! Quer saber como montar um currículo eficaz? Descubra aqui!
Aproveite e clique aqui para saber aquilo que você não deve colocar no seu currículo.
BÔNUS para procurar emprego
Para te ajudar a encontrar um emprego em meio a pandemia, utilize plataformas on-line. Não há como negar que a internet é uma das principais maneiras de procurar e conseguir emprego, estágio ou trainee. Existem inúmeros sites especializados, muitos já conhecidos e outros nem tanto, que ajudam no processo. Vamos conhecer alguns deles? Clique aqui.
Boa sorte e até a próxima!