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Professor bilíngue: como atuar na educação infantil

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A fluência em inglês é o suficiente para quem deseja ser um professor bilíngue? Veja o que você precisa fazer para atuar como professor bilíngue na educação infantil.

Não é segredo que o inglês é o principal e mais falado idioma do mundo. Sendo, assim, ele é muito importante e necessário tanto nos negócios quanto nos estudos. No entanto, o Brasil é um dos países com menos pessoas fluentes no idioma, até mesmo por uma questão cultural. Por isso, no meio desse cenário cheio de deficiências e percepção de uma necessidade, que cada vez mais pessoas estão interessadas em aprender o idioma. Como também os pais, que desejam que seus filhos aprendam na escola o inglês. Por isso que a educação bilíngue vem ganhando força. Então, se você é professor e tem interesse na área, saiba que ela está em alta! No entanto, como atuar como professor bilíngue na educação infantil?

Vamos conversar.

Na prática é o seguinte: existem parcerias entre escolas particulares com empresas que oferecem materiais didáticos, pedagógicos e até mesmo formação para professores. Sendo assim, essa parceria e implementação de ensino bilíngue faz com que todas as disciplinas sejam ensinadas em uma língua estrangeira, sendo mais comum no Brasil, o inglês.

Entretanto, no território nacional a educação bilíngue é mais comum durante a educação infantil, para que as crianças tomem gosto pela língua e em aprendam um novo idioma. Depois, nas séries seguintes eles estudam a disciplina do idioma e também fazem cursos paralelos em centros de idiomas ou aulas particulares.

Qual a diferença de curso de idioma, educação bilíngue e escola internacional?

A escola ou cursinho de idiomas, enfatiza a estrutura gramatical da língua e do vocabulário. Dessa forma, ela explora o ensino da língua como uma matéria em si para ensinar inglês.

Já a educação bilíngue é o inglês sendo dado dentro da escola. A diferença é que você ensina o idioma integrado às outras matérias, como artes, matemática, geografia e história. Com isso, o inglês passa a ser o meio de instrução para desenvolver a matéria e não uma matéria em si. 

Por fim, a escola internacional. A diferença dessa modalidade de ensino é que a metodologia utiliza o currículo educacional do país-alvo, seja inglês, alemão ou suíço, por exemplo. Ou seja, não se usa o currículo brasileiro. 

Qual formação o professor bilíngue deve ter? Continue lendo esse post e descubra.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

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Qual formação tem o professor bilíngue?

Na maioria das vezes, para a educação infantil, é necessária a formação em Pedagogia, pois a área ajuda no conhecimento e gestão de sala de aula. Sem falar que a observação de aula e o feedback são importantes no desenvolvimento do professor, uma vez que a sala de aula bilíngue tem características bem diferentes da sala de um curso de inglês. Por isso, a formação em Pedagogia é um diferencial.

Além disso, existem também diversos desafios encontrados em uma escola de Educação Infantil bilíngue, tais como:

  • número de alunos em sala de aula;
  • filosofia e a abordagem de ensino escolhidas;
  • escola localizada num ambiente cuja língua de casa é o português;
  • colaboradores da escola que falam português; dentre outros.

Embora existam esses desafios, cabe também ao professor, encontrar formas de vencê-los. Portanto, conhecer bem a filosofia da escola, desenvolver a didática, participar dos eventos que ela promove, conhecer a equipe e trabalhar em colaboração com todos são atitudes essenciais para que o ambiente em inglês seja preservado e que todos cresçam juntos.

Pós-graduação em Capacitação para o Ensino Bilíngue

Com o crescimento cognitivo, aumenta também a demanda por profissionais qualificados e especializados no ensino das letras e línguas. E de fato, a alfabetização infantil é uma etapa importante no desenvolvimento da criança e o aprendizado de línguas estrangeiras se torna um diferencial na educação do aluno. 

Dessa forma, os cursos de especialização tornam-se cada vez mais quesito essencial para qualificação profissional, mediante as exigências da sociedade contemporânea.

O curso de pós em Capacitação para o Ensino Bilíngue do Unasp, pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades e aprimorando as competências e habilidades já adquiridas ao longo da graduação.

Durante o curso, você vai se deparar com disciplinas e conteúdos como:

  • Innovative (creative) teaching methods in bilingual classes I
  • Creative and academic writing for bilingual classes I
  • CLIL (CBI), PBL Content and Project-based teaching for bilingual settings (children x fund I)
  • Communicative approach and Assessment styles in bilingual classes
  • Workshops for teaching in bilingual classes I
  • Creative and academic writing II
  • Innovative (creative) teaching methods practicum
  • Workshops for teaching in bilingual classes II
  • Estudos Aplicados e Práticas Profissionais, e mais!

Se interessou na área? Então, acesse a página do curso, saiba mais e se especialize.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

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