Descubra logo abaixo quais são as profissões e funções dos profissionais que atuam em uma emissora de rádio.
Um dos meios de comunicação mais tradicionais e antigos, a rádio, tem passado por algumas mudanças nos últimos tempos. E essas mudanças começaram com a chegada da TV e avançaram de vez com a Internet. De lá para cá muita coisa mudou e as tradicionais emissoras de rádio tiveram que se reinventar. No entanto, esse ainda continua sendo um meio de comunicação importante e ouvido por milhões de pessoas ao redor do mundo.
E uma das razões para a rádio ainda ser tão relevantes é por que ela consegue levar à população informações e prestação de serviço, além de músicas, cultura e entretenimento, de forma muito acessível e rápida.
Dessa forma, apesar das mudanças e adaptações, ela continua sendo um forte canal de comunicação. Entretendo e informando a milhares de pessoas diariamente. Ou seja, se você deseja adentrar nesse universo, saiba que o mercado continua aquecido para os profissionais do ramo.
E aí, você tem interesse na área? Então, para entender melhor como funciona a área, preparamos uma lista com as principais funções e formações necessárias para o desempenho do trabalhos dentro de uma emissora de rádio.
Bóra conferir?
Rotina de quem trabalha em uma emissora de rádio
Em uma emissora de rádio é possível abrigar profissionais com formação em diferentes áreas. Por esse motivo, hoje em dia, há diversos profissionais que trabalham por lá, e não apenas radialistas, como é comum supor.
Portanto, profissionais formados em Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Sistemas de Informação e Música, também encontram vagas de emprego na área. E podem trabalhar em setores diversos.
Veja abaixo algumas das funções e atribuições dentro de uma rádio, além da formação, normalmente exigida, desses profissionais.
Roteiro
Geralmente é o profissional formado em Jornalismo que desempenha essa função. Entre as atribuições está a de escrever os textos para os programas que vão ao ar, além daqueles que vão para conteúdos audiovisuais.
Além disso, é o roteirista que cria roteiros para entrevistas, materiais institucionais, programas especiais e faz levantamento de notícias.
Comercial
Essa área de atuação dentro da rádio é focada em vendas. Todas as parcerias, publicidade e mídia, são atribuições dessa função.
Portanto, geralmente, são profissionais formados em Publicidade e Propaganda que desempenham esse tipo de serviço.
Promoção
Equipe responsável pelas promoções, brindes e ações pontuais da marca.
O objetivo é proporcionar aos ouvintes uma boa experiência através de promoções com ingressos para teatro, shows e outros. Geralmente é uma área que os profissionais formados em RTV e Publicidade atuam.
Produção
Normalmente essa função é desempenhada pelo profissional formado em Rádio e TV.
Aqui o profissional garante que todo o “backstage” de uma gravação ou programa ao vivo, esteja organizado e pronto para a transmissão.
Portanto, toda a infraestrutura, material de apoio, objetos, cenários, equipamentos, pessoal, suporte técnico e logístico para as gravações, é responsabilidade do produtor.
Operação
Essa função também é feita geralmente pelo profissional formado em Rádio e TV. Logo, é esse profissional que tem a técnica e opera os equipamentos como câmeras, gravadores, microfones, holofotes e outros aparatos.
Programação
Os profissionais de programação são os responsáveis por agendarem as músicas, comerciais e breaks, durante a programação do rádio.
Portanto, é um trabalho de muita responsabilidade. Geralmente, essa função é desempenhada pelo profissional formado em Rádio e TV.
Edição
No intuito de priorizar a qualidade das produções e das músicas, o profissional responsável em edição é muito importante em uma rádio.
Geralmente essa função é desempenhada pelo profissional formado em RTV ou pelo profissional de Música. O objetivo é tratar o produto bruto, melhorando o áudio, além de fazer a finalização do mesmo para ir ao ar.
Locução
A locução é feita pelos locutores, ou seja, pelos profissionais que usam a voz como meio de trabalho. Eles comunicam, informam e dão tom à marca. Normalmente são profissionais formados em Música e outras artes. No entanto, nada impede que seja um profissional de uma área de comunicação ou até mesmo alguma outra como um administrador, por exemplo. Aqui é mais uma questão de talento.
Marketing
Time responsável pelas estratégias de marca, comunicação externa e interna, publicidade, eventos, e propagandas. Portanto, na maioria das vezes, os profissionais atuantes nesta área são formados em Publicidade e Marketing.
TI
Devido às tecnologias e aparatos eletrônicos o profissional de TI é muito importante para o funcionamento da rádio.
Além disso, ele também dá suporte no escritório e também nos estúdios. Normalmente, os profissionais atuantes nessa área são formados em Sistema de Informação.
Artístico
Departamento responsável pela qualidade musical e cultural da rádio. São eles que entram em contato com artistas, cantores e produzem conteúdo áudio-musical para a emissora.
Dessa forma, normalmente, são profissionais formados em Música, Publicidade e RTV, os responsáveis pela área.
Administradores
O próprio nome já diz. São os executivos e gerentes das diferentes áreas de atuação da rádio. Eles garantem o funcionamento burocrático e administrativo da emissora. Portanto, os profissionais formados em Administração são os mais indicados para o cargo.
Fazendo carreira em uma emissora de rádio
E então, gostou das áreas de atuação? Que tal começar a planejar o seu futuro profissional mirando uma emissora de rádio? Nós damos um super apoio! E se você quiser saber mais sobre a área ou tiver alguma dúvida, é só escrever pra gente logo abaixo, nos comentários.
Até a próxima!
Leia também
Publicidade e Propaganda: Quais são as áreas de atuação de um publicitário?
Rádio e TV: descubra quais são as principais áreas de atuação.
Rádio e TV: descubra o que você vai estudar durante a graduação
Jornalismo: veja quais são as principais áreas de atuação