Blog do UNASP

Qual é a importância do estágio durante a faculdade?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A maior parte, se não todos os cursos superiores e técnicos, exigem estágios de seus alunos para concluírem a formação. Ou seja, se você está cursando uma graduação daqui a pouco você terá que enfrentar o estágio. 

Primeiramente você precisa estar ciente que o estágio é diferente de um emprego tradicional. O principal motivo de ele existir é para que os estudantes possam ganhar conhecimento, competências e experiências práticas daquilo que foi estudado teoricamente na faculdade.

Além disso, o estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores da sua futura profissão. Dessa forma, esse trabalho também serve como uma confirmação das suas escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar você ainda mais a alcançar seus objetivos profissionais.

Fazer estágio é:

Participar do dia a dia de uma empresa na área em que você estuda, desempenhando funções que contribuirão para você ser um profissional que sabe trabalhar. Quer um exemplo?

Se você cursa Licenciatura em Música e chegou a hora de estagiar (geralmente no 3º e 4º ano de faculdade), você poderá conseguir um estágio em uma escola de música, ONGs, escola de educação infantil, coral municipal e igrejas, por exemplo. Você, estudante de Música, colocará em prática o que aprendeu na sua área. Poderá reger corais, dar aula de canto, musicalização infantil e muito mais.

Estágio é colocar a mão na massa. É um “emprego” antes do “emprego” real (pós-formatura). Sendo assim, um dos principais motivos que levam os estudantes a entrarem em um estágio é a possibilidade de ser a porta de entrada para esse tal primeiro emprego.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

O que posso aprender no estágio?

Mais do que cumprir uma exigência do curso, o estágio é uma oportunidade de aprender e de fazer coisas novas. O conhecimento que você adquire e as experiências que você terá serão muito valiosas.

Portanto, tudo o que você vivencia durante o estágio contribui para a sua transformação em um profissional melhor, mais dedicado, competente e conhecedor da área. O momento de testar, começar e parar novos projetos é este.

Resumindo, essas são algumas das vantagens de estagiar:

• Analisar o mercado e afiar o senso crítico na área para pensar em melhorias;

• Capacitar-se profissionalmente;

• Conhecer as necessidades e se aprimorar;

• Distinguir as funções da área e suas responsabilidades;

• Entender o ritmo e demanda de trabalho;

• Estimular a criatividade;

• Errar, refazer e aprender;

• Fazer contatos profissionais para o futuro;

• Integrar-se ao mercado;

• Melhorar o comportamento social, o modo de falar e adequar o modo de se vestir à área de atuação.

É claro que existem outras tantas coisas que você pode aprender um num estágio. Mas listamos as principais para você saber que o estágio é uma baita oportunidade para você e seu futuro profissional.

GO!

Sua hora de estagiar chegou. Aproveite o seu estágio para decidir se é isso mesmo que você quer para o seu futuro, se você está satisfeito e animado para trabalhar em sua área ou se é hora de partir para outra. Vai que né?!

E você que já estagiou, conte para gente sua experiência, o que você aprender e gostaria de compartilhar com seus colegas de profissão. É só deixar aqui nos comentários, é logo a baixo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Descubra quais são as melhores maneiras de procurar um estágio.

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade. 

• Conheça os 10 melhores sites com anúncios de vagas de emprego. 

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também