Você gosta de engenharia, no entanto está confuso sobre qual área escolher? Continue lendo este post e descubra qual engenharia combina mais com o seu perfil e aspirações.
Você já deve saber que a Engenharia é um ramo muito promissor. Sendo necessária em várias frentes do mercado e indústria, com diversas habilitações e áreas para escolher.
Em suma ela se adequa às necessidades do desenvolvimento humano e consequentemente, acompanhando as mudanças do mundo, novas engenharias foram e são criadas. Daí que as opções de especialização e cursos acabam aumentando. E quanto mais opções, mais complicado decidir qual será a sua área.
Portanto, para ajudar, fizemos uma lista com algumas Engenharias e suas principais características. Dê uma lida e veja qual combina mais com o seu perfil.
Engenheiro: o que faz esse profissional?
Todos os tipos de engenheiros possuem a capacidade ímpar de criar soluções práticas para problemas reais utilizando conhecimento científico, preparo técnico, criatividade e muito cálculo. Portanto, se a matemática não é o seu forte, melhor repensar a opção, ou dedicar-se à aprender e praticar mais.
O engenheiro possui um conhecimento muito técnico da sua área de atuação, mas também um senso prático muito grande. Ou seja, é aplicando esse conhecimento no mundo real que é possível chegar aos resultados e melhorias significativas para todos.
Além disso, o engenheiro é também a pessoa responsável por realizar um bom planejamento e colocar isso em prática, certificando-se de que tudo funcione e colocando-se também à disposição para solucionar imprevistos.
Você já deve ter notado até aqui que essa é uma profissão importante e muito pragmática, que exige alinhamento dos conhecimentos teóricos e práticos, além de algumas habilidades específicas.
Perfil do estudante dos cursos de Engenharia
Primeiramente, é preciso entender que não existe um perfil único de engenheiro e nem de qualquer outra profissão. Claro, algumas qualidades são importantes, entretanto, desenvolver habilidades ao longo do curso e da carreira também é possível. Afinal, todo talento pode ser desenvolvido.
No entanto, para facilitar existem algumas característica que são importantes e a principal da engenharia é gostar de ciências exatas. Sim, o estudante de engenharia deve aprender a lidar com números da matemática e da física. No entanto, é com a temida disciplina de cálculo que você terá de conviver durante toda a faculdade e, depois de formado, na vida profissional.
Outra característica do profissional de engenharia é saber lidar com pessoas. O engenheiro, no exercício da profissão, trabalha coordenando equipes e projetos. Portanto, é fundamental que o estudante de Engenharia preocupe-se em desenvolver essa habilidade.
Além disso, os engenheiros devem se expressar bem e ter uma comunicação eficaz. Assim como também possuir um espírito de liderança.
Dessa forma, podemos considerar como características fundamentais, as seguintes:
1. Trabalhar com flexibilidade e criatividade.
2. Dinamismo e proatividade.
3. Profissionais abertos à tendências.
4. Resolução de problemas, senso prático e honestidade.
Engenharia Agronômica
Essa é a engenharia responsável pelo ciclo de vida, processo produtivo e distribuição de alimentos. Portanto, o objetivo principal é a melhoria da qualidade do produto final. O engenheiro agronômico possui muitas oportunidades de emprego no Brasil, já que o país possui um segmento agrícola muito rico e aquecido no mercado.
Sendo assim, se você gosta de entender e possui o desejo de trabalhar no estudo de alimentos, solo, cultivo e gestão ambiental, esse curso tem tudo a ver com seu perfil!
O curso tem duração de 5 anos e as áreas de atuação são amplas, algumas delas são:
1. Indústrias de alimentos e insumos agrícolas.
2. Empresas de gestão ambiental e agronegócio.
4. Controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais, no setor público ou privado.
5. Manejo de solos.
6. Fitotecnia (técnica de cultivo e reprodução de vegetais).
7. Laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
8. Melhoramento vegetal e animal.
9. Consultoria.
Engenharia Civil
Essa é engenharia que cria, projeta, estuda e constrói edifícios como residências, edifícios, aeroportos, rodovias, pontes e muitas outros. Assim, são os engenheiros civis que tiram da prancheta e dos cálculos as construções mais imponentes e importantes do mundo.
Então, se você gosta de cálculos, métricas, construção e boas ideias, esse curso é a sua cara!
A engenharia civil requer muita dedicação, amor e responsabilidade. Desse modo, são 5 anos de estudo e muita prática para que o profissional possa atuar em diferentes segmentos, como:
1. Emissão de laudos técnicos.
2. Edificações residenciais, comerciais e industriais.
3. Obras hidráulicas e de saneamento.
4. Obras de transporte.
5. Administração predial.
Engenharia da Computação
Essa é a engenharia da área da tecnológica, que estuda computação e aprofunda os conhecimentos de recursos, facilidades e diferentes sistemas. Dessa forma, o Engenheiro da Computação é responsável por construir e desenvolver hardwares e softwares capazes de facilitar e agilizar processos que utilizam ferramentas, como a tecnologia e internet.
Se você gosta de estatísticas, tecnologia, lógica e criatividade, esse curso tem tudo a ver com o que você quer!
Para concluir Engenharia da Computação você precisará estudar 5 anos e estar sempre se atualizando. As principais áreas de atuação são:
1. Desenvolvimento e produção de equipamentos (hardware).
2. Desenvolvimento de programas (softwares).
3. Controle e automação.
4. Suporte técnico.
5. Vendas técnicas.
Engenharia de Produção
Já a engenharia de produção é capaz de auxiliar, gerenciar e implementar sistemas de produção em pequena e larga escala, visando bens e serviços para empresas, indústrias e sociedade. Com isso, os engenheiros de produção realizam pesquisas e elaboram métodos eficazes para controlar, acelerar e ou equilibrar a quantidade, demanda de matérias primas.
Portanto, se você gosta de administrar, gerenciar e criar metodologias, esse curso será incrível para você!
São de 5 anos de faculdade e algumas das áreas para atuação são:
1. Engenharia de qualidade.
2. Engenharia organizacional.
3. Engenharia de operação e processos de produção.
4. Logística empresarial.
5. Pesquisa operacional.
6. Planejamento estratégico.
7. Planejamento e controle de produção.
8. Engenharia de produto.
Bom, se você gostou de saber um pouco mais sobre as engenharias, então não deixe para depois. Clique aqui e conheça melhor sobre os cursos que o Unasp oferece para você!