Organize melhor a sua rotina de estudos, estabelecendo horários e quantidade de tempo para cada matéria. Quer algumas dicas? Veja logo abaixo.
Já percebeu que sempre que nos referimos ao tempo que precisa ser dedicado aos estudos existe uma divergência de opiniões? Algumas pessoas dizem que é preciso dedicar de 4 a 6 horas de estudos por dia, outras 8 horas, ou até mesmo 10!
Às vezes parece meio surreal dedicar muito tempo aos estudos, ainda mais quando você precisa dar conta de outras tarefas, obrigações que também demandam tempo. No entanto, é preciso estabelecer um tempo para os estudos, principalmente para quem faz cursinho de pré-vestibular ou para quem está se preparando para o Enem.
Além disso, também é preciso saber e especificar quanto tempo dedicar a cada conteúdo e matéria. E como descobrir e estabelecer uma meta de tempo para os estudos? Bem, veremos a seguir
Tempo de qualidade
Primeiramente, antes que comecemos a discutir sobre o tempo certo para dedicar-se aos estudos, precisamos entender que existe uma diferença entre tempo longo e o de qualidade.
Responda-me, do que adiantaria dedicar-me 8 horas diretas de estudo sendo que a minha capacidade de absorção sem pausas é apenas de 2 horas? Não funcionaria, certo? Afinal, não estaria aprendendo absolutamente, ou quase, nada. Por isso, antes de determinar o tempo certo para estudos você deve levar em consideração alguns pontos:
1. Qual o tempo que você tem disponível para dedicar a esta tarefa?;
2. Por quanto tempo você consegue estudar antes da sua mente entrar em puro cansaço? (seu limite);
3. Qual é o seu período mais produtivo? Manhã, tarde ou noite?;
3. Qual o seu padrão de distração? Ou seja, de quanto em quanto tempo você dá uma pausa nos estudos para “espiar” as redes sociais, conversar com alguém, entre outras coisas?;
4. Quais assuntos você possui mais facilidade para assimilar? E os que geram dificuldade?
Com essas perguntas respondidas você irá entender melhor como funciona a sua capacidade de absorção nos estudos. Lembrando que sempre podemos aprender e ensinar ao nosso cérebro a se adaptar ao que queremos e precisamos.
Afinal, qual o período certo?
Vamos deixar claro que procurar pela “lei do menor esforço”, – ou seja, que é possível aprender muito fazendo o mínimo -, não funciona. Você precisa dar o melhor de si. Apesar disso, estudar demais, além da conta, também não irá garantir o sucesso. O fato é: precisa haver um equilíbrio. O tempo dedicado aos estudos precisa ser de qualidade para ter bons resultados. Nem menos ou mais. Você precisa entender o seu ritmo e dar o melhor de si no tempo que tem.
A recomendação do professor William Douglas é que cada estudante/candidato tenha um tempo dedicado baseado no máximo que consegue aguentar. Então, se você consegue passar mais horas estudando, ótimo! Mas se não, também não existe problema. O importante é qualidade para se obter um excelente rendimento! Se por exemplo em sua rotina você só consegue ter 2 horas disponíveis por dia, então use-as bem. Monte sua uma rotina e livre-se das distrações. Precisa de pausas durante os estudos? Faça! É importante que você se conheça e dedique-se conforme as tuas forças.
No entanto, se você for daqueles que busca um número para se dedicar como parâmetro, o recomendado é que você disponha de 4 a 5 horas efetivas, ou seja, sem distrações, apenas puro foco e estudos.
Tempo de estudos e revisão
Por fim, antes de realmente finalizarmos, há um ponto importante a ser ressaltado. Além dos estudos, precisamos dedicar um tempo bom para revisar o conteúdo das matérias.
Existe uma proporção muito fácil de ser aplicada para isto: cerca de 20% a 30% do seu tempo de estudo precisa ser usado para revisão. Portanto, se você dedicar 4 horas de estudo por dia durante 5 dias na semana, terá um total de 20 horas líquidas semanais, e destas serão necessários 4 horas para revisão por semana.
Lembre-se também de resolver as provas dos anos anteriores dentro do seu tempo de estudo. Isso te ajudará a conquistar a aprovação tão desejada.
Reforçando, o tempo de estudos é você que define. Portanto, defina de uma forma sábia e realista. Respeite o seu ritmo, mas também tenha foco e dedicação.
Bons estudos e boa sorte. Classe dispensada!
Leia também
Dicas para se preparar para o vestibular do meio do ano
6 dicas para cuidar da saúde na rotina de estudos
Como criar e manter uma rotina de estudos para o Enem e vestibulares