No passado, quanto maior o número de diplomas um profissional possuía, maior era considerada a sua competência e expertise. Descubra se isso ainda acontece nos dias de hoje.
No atual cenário do mercado de trabalho, uma das maneiras de aumentar a chance de permanecer, ou encontrar um emprego é mantendo sempre os seus conhecimentos atualizados. Ou seja, se aprofundar na sua área de atuação e torna-se referência nela. Entretanto, isso não significa que você precisa acumular muitos diplomas, só por fazer. Atualização profissional também tem a ver com a especialização correta, com troca de experiências, novas oportunidade no ramo e aprendizagem na prática.
A maioria das pessoas, depois que se formam e conseguem o primeiro emprego, deixam de lado a atualização profissional. Isso significa que elas estão tão focadas em manter o emprego que se esquecem que uma das formas de mantê-lo é justamente se atualizando. Por isso, se caso você já esteja no mercado de trabalho, é bom ter em vista alguma especialização. Além de enriquecedor, você irá promover e desenvolver ainda mais os seus conhecimentos.
E para quem já está no mercado faz tempo, provavelmente deve ter percebido que ter feito apenas uma faculdade não basta. Logo, é preciso progredir e ter em vista uma especialização. Mas quer dizer então que o número de diplomas importa? Péra, já vamos deixar isso mais claro.
Então quantos diplomas devo ter?
Você não precisa ter uma parede cheia de diplomas e certificados. No entanto, tenha em mente que é preciso manter-se sempre atualizado nos estudos da sua área, buscando novos aprendizados e também desafios. Afinal, com o mercado cada vez mais dinâmico as profissões não ficam estagnadas, elas também evoluem e se você não evoluir junto, como é que fica?
Portanto, todas essas ações o farão crescer como profissional e se destacar no mercado. Diploma não é sinônimo de competência e resultado, contudo ele é uma forma de comprovar que você tem base para atuar na área correlata e estudou conteúdos relevantes e pertinentes para executar um bom trabalho no seu ramo.
Ou seja, é uma forma de comprovar que você, ao menos, se interessou pelo curso e pode ter aprendido muitas coisas importantes e valiosas para uma melhor atuação profissional. No fim das contas, esse será um dos seu diferenciais competitivos.
Então, não importa se você acabou de sair da faculdade ou se já faz tempo que está no mercado de trabalho, o estudo deve ser seu aliado e dar base para você se desenvolver. Bem como a troca de experiências, novas oportunidade no ramo e aprendizagem na prática.
E se você está pensando em dar um próximo passo na sua carreira e precisa de ajuda, que tal clicar aqui e ver as diversas opções de curso para você e sua área. Além disso, caso não tenha muito para aulas presenciais, não se preocupe, os cursos a distância também são ótimos!
Até a próxima!