Viajar, reencontrar amigos, visitar família, ter um tempo só seu e descansar bastante. Férias, quem não gosta? Mas as aulas voltaram. Então, reajuste sua rotina!
Parece que as férias sempre passam mais rápido do que deveriam. De repente já é hora de voltar às aulas e todo ano bate aquela insegurança, incerteza de como será o novo ano letivo. Logo, é preciso que você reajuste sua rotina.
Adequar-se novamente a rotina, quem sabe criar novos e bons hábitos, ser mais pontual, estudar mais, ter melhores resultados, dormir mais cedo, acordar disposto, usar menos as redes sociais. Uffa.
Ou seja, todo ano prometemos as mesmas coisas e a maioria de nós falha logo nos primeiros dias e leva o restante desanimado e desencorajado.
Por isso, seus problemas acabaram. Listamos algumas dicas que se você procurar colocar em prática e que vai facilitar e muito se adaptar a nova rotina e a fazer um ano diferente.
Reajuste sua rotina: descanso
A rotina de férias muitas das vezes é ficar horas e horas acordado até tarde em redes sociais ou vendo Netflix, por exemplo. Depois que as aulas começam, isso precisa mudar. Então, é hora de descansar sim, mas da maneira correta para que seu corpo sinta menos a nova rotina.
Sendo assim, procure dormir mais cedo, fazer refeições leves antes de deitar, não ficar com tantas luzes acesas, ouvir músicas relaxantes e com volume moderado. Os psicólogos chamam de “higiene do sono”, aquelas duas horas antes do descanso que vamos ditando um ritmo mais moderado ao nosso corpo.
Organização
Não seja atropelado pelas tarefas. Organize-se. Organização é fundamental para o sucesso em qualquer atividade da vida. Dessa forma, você deve organizar as suas tarefas diárias. Estabeleça horário para tudo o que você faz, inclusive aquela soneca de 10 minutos após o almoço.
Primeiramente, faça uma grade de horário com os dias da semana e com todas as atividades. É importante estimar o tempo que leva para cada uma. A sua principal atividade é o estudo, portanto dedique tempo especial aos trabalhos acadêmicos, mas não deixe de fora da sua rotina atividades físicas e demais atividades complementares. Tenha tempo inclusive para a diversão.
Metas e Objetivos
Quais foram as suas maiores falhas no ano passado? O que mais te deixou frustrado e irritado? Então, comece de cara enumerando esses pontos. No entanto, também estabeleça novos desafios a serem alcançados.
Quantos livros você quer ler? Quantas listas de exercícios resolver? E em quanto tempo você deseja realizar? Você pode se dar recompensas por atingir seus objetivos, assim você ficará mais estimulado em correr atrás do alvo.
A hora é agora
Um dos nossos maiores erros é adiar a prática do que planejamos. Comece já. Não espere passar 2 ou 3 semanas até você perceber que precisa começar a entrar no ritmo. Então,comece logo no primeiro dia.
Pode ser que você comece com preguiça ou mesmo desanimado, o importante é começar. Temos a mania de encarar nossas obrigações com desanimo. Não faça isso. Veja os estudos de forma positiva. Ou seja, procure enxergar o lado positivo de estudar. Ninguém quer ficar para trás. Procure fazer amizade com quem se entusiasma com os estudos e mude já de atitude.
Lazer
Procure todos os dias fazer algo que te relaxa e que te deixe mais feliz. Isso significa que você pode intercalar os momentos de estudo com lazer. Ouvir música, praticar esporte, ficar com amigos, comer uma comida gostosa, namorar, passear.
São essas coisas que nos dão mais animo e que nos ajudam a manter nossos objetivos em dia.
Por isso, lembre-se que nem todos os dias são iguais. Haverá dias em tudo dará certo, mas haverá também dias que muita coisa dará errado. Não desanime. Nesses momentos procure relaxar e renovar as forças para continuar indo a luta.
Com essas dicas preciosas em prática, seu caminho será de sucesso nesse novo ano letivo.
Boas aulas e até a próxima!