[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Como anda a sua relação com a Redação? Você está preparado(a) para enfrentar o vestibular e Enem? Vamos conversar um pouco mais sobre isso e também abordar dois temas para você praticar a escrita dissertativa. É só continuar a ler este post.
A escrita pode ser um prazer ou uma tortura, dependendo da forma como você encara a tarefa. Você já parou para pensar como anda sua relação com a Redação? Afinal, escrever bem deixou de ser necessidade no cotidiano e tornou-se um imperativo, quase uma questão de sobrevivência. Vestibulares, concursos e até uma solicitação de emprego, exigem um texto bem elaborado. A melhor notícia que vai receber hoje é… você não precisa gostar de Redação. Basta dominá-la. Portanto não é uma questão de ter um talento para escrita, mas sim compreender e dominar as técnicas para escrever bem.
Os vestibulandos apresentam grandes dificuldades em passar ideias para o papel. Podem ser incríveis nos exercícios de múltiplas escolhas, mas quando se veem diante de uma folha em branco são tomados pelo pânico. E, feliz ou infelizmente, trago uma verdade: se você quer ter sucesso deve escrever bem.
Qual será o tema da redação?
Todos os anos professores e curiosos se preocupam em “adivinhar” o tema do Enem. Já acertei muitas vezes, mas não é isso o que importa. Uma vez que estar preparado é o essencial, este é o segredo. O manual do candidato é muito claro ao afirmar que a dissertação versará sobre qualquer tema. Qualquer quer dizer isso mesmo, qualquer! Logo, tentar adivinhar os temas não será a solução para os seus problemas. Então em primeiro lugar é preciso aprender a escrever a redação da forma correta.
Dica extra! Clique aqui para assistir a um vídeo no YouTube com dicas para escrever uma redação modelo Enem.
Portanto esteja ciente de que a informação é uma condição sine qua non para se atingir uma boa pontuação em Redação. Ah, você não sabe o que significa a locução adjetiva latina sine qua non? Pois é, ótima oportunidade para recordar o que é uma locução adjetiva, descobrir o que essa aí significa e colocá-la nos seus textos daqui em diante.
Não, nem pense que escrever bem é escrever difícil, nada disso. Seu texto deve ser claro e objetivo, entretanto, se você domina um vocabulário mais rebuscado por que não mostrar isso? Afinal, segundo Francis Bacon: “saber é poder”. Logo, no Enem a sua arma é o conhecimento.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Por isso, antes de praticar a escrita busque compreender qual é a estrutura de uma redação. Quais são as suas principais características e os erros mais comuns que devem ser evitados, por exemplo. Quanto mais você souber sobre a escrita da Redação e quais são as principais exigências nos vestibulares e Enem, mais você estará preparado para o próximo passo. Isto é, escrever! Conforme citei no início do post, não é tão simples acertar qual será o tema da redação no Enem. No entanto, através de análises do que está acontecendo no mundo e quais são os assuntos em alta, é possível chegar em alguns palpites.
Vamos praticar?
Uma vez que já compreendemos a importância de estudar e pesquisar mais sobre a estrutura da redação está na hora de praticar. Por isso, separei dois temas para você, um bem atual e que tem tudo a ver com a sua geração e outro mais antigo, que pode promover uma retrospectiva histórica interessante. Para cada um deles fiz um comentário e sugeri roteiro de pesquisa, tags que podem render uma argumentação potente. Aliás, argumentação é tudo de bom. Mas é assunto para um outro post.
Por enquanto divirta-se ao aprender mais sobre a cultura Geek e sobre a Internet.
Tema 1: Cultura Geek
Partindo das tendências surgidas no limiar do século XXI estereótipos tidos como estranhos, até então chamados de vanguarda, tornaram-se reais e lançaram os fundamentos de uma nova cultura que assumiu contornos mais populares. Impossível não pensarmos em Netflix e nos mais variados games .
A tecnologia deu um superdimensionamento a tudo o que cabe na palma da mão. O mundo que era dos nerds hoje pertence aos geeks com o aval da economia, do mercado e até da Educação. Sim, ela reconhece o valor dessa cultura nascida na penumbra e trazida à luz pelos cavaleiros Jedi e defendida de hoje em diante por todos os heróis. Sejam eles da Marvel ou DC.
Roteiro para pesquisa:
• Nerds e Geeks
• Geek City 2018-2019
• Influência Geek na moda
• Consumo geek- fidelidade e comprometimento
• Star Trek , Star Wars, Batman, Pantera Negra, Avengers
• Comic Con e outras feiras
• Cosplay
• Mercado de trabalho para Geeks
Tema 2: A Internet faz 50 anos
A Guerra Fria nos deu a Arpanet. Do primeiro e-mail ao whats nosso de cada dia 50 anos se passaram. Desde 1980 essa tecnologia — nascida da necessidade de uma comunicação sigilosa durante a Segunda Guerra Mundial — já passeava no meio acadêmico com o nome de Internet. A rede chegou aqui em 1995 e rapidamente nos colocou no ranking mundial de população virtual e de horas de acesso.
Roteiro para pesquisa:
• Arpanet e Internet
• Mundo conectado
• Redes sociais
• Número de usuários
• Nomofobia
• Globalização
Para concluir
Agora é com você! Reserve um tempo para compreender como anda a sua relação com a Redação. Seja sincero(a) e perceba quais são as suas potencialidades e fragilidades na hora de escrever. Compreenda melhor como escrever uma boa redação, através da técnica, depois pratique os temas que proposto neste post.
Bons estudos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também:
• Veja 5 formas de começar uma redação dissertativa
• A importância da leitura para escrever uma boa redação
• Os erros mais comuns que devem ser evitados ao escrever uma redação
• 10 canais no YouTube que dão ótimas dicas de escrita e redação
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]