Blog do UNASP

Como a pós-graduação pode reposicionar você no mercado de trabalho

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Reposicionar-se no mercado é um importante fator para conseguir sobreviver a ele. Já que o mesmo vive em constante atualização. Descubra como o simples ato de cursar uma pós-graduação pode te ajudar a ser um profissional mais desejado.

Sabemos que houve um tempo em que a graduação era o suficiente para você conseguir se destacar no mercado. Acontece que este ponto de vista, como tudo na vida, acabou passando por transformações e mudando não só a forma como funciona, mas as suas exigências. Hoje em dia, com a graduação um pouco mais acessível a todos (o que é algo bom), conquistar o ponto de destaque em um mar de pessoas prontas para o mercado, exige de nós alguns passinhos a mais. E é isto que a pós-graduação consegue nos oferecer. 

Você é uma marca

Talvez você tenha aberto este conteúdo pois está quase saindo da faculdade e gostaria de entender melhor as opções de estudos, inclusive se a pós neste momento seria a melhor opção. Ou quem sabe você já está trabalhando a algum tempo, mas sente que precisa aprimorar alguns conhecimentos. É possível também que o desemprego tenha te abraçado e você percebeu que uma especialização poderia ser a saída. A verdade é que independente da situação em que você se encontra, trabalhar um reposicionamento é essencial para a sua carreira. 

“Mas o que é reposicionar no mercado?”

Bem, no contexto de marca o reposicionamento é o “status” que a mesma tem perante o mercado. E nós somos igualmente marcas, por isso precisamos trabalhar em nosso branding pessoal. Ou seja, fazer o “público” entender quem você é e o que tem a oferecer. Quais os seus valores e como uma conexão contigo pode beneficiar ambos os lados.  

“E como fazer isto?” 

Um dos pontos é compreender o que você tem a ofertar para o mercado, e é aqui que o curso de pós-graduação entra. Como mencionado anteriormente, possuir apenas a graduação já não é mais uma garantia. Cada vez mais as pessoas estão buscando cursos para agregar ao seu currículo. E vai desde atividades e cursos que tenham ligação com a sua área, até as que você acredita não ter. Vale MBAs, mestrados, doutorados, especializações e por aí vai. o Importante é não se contentar com o que possui de conhecimento acreditando já ser suficientemente ótimo. 

Agora vamos conferir como a pós-graduação, seja ela stricto ou lato sensu, oferece-nos esse reposicionamento necessário em 3 pontos básicos. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

1. Profundidade

Ser visto como persistente é algo extremamente positivo. Quando possuímos uma pós na área que escolhemos atuar como consequência somos vistos igualmente como profissionais determinados.

Isso porque você escolheu para e se dedicar a aprofundar seus conhecimentos naquele ponto, ao invés de entender superficialmente. Inclusive, além de se tornar especialista, suas habilidades profissionais são desenvolvidas, e ainda existe a chance de descobrir novas competências. 

2. Atualização

Anteriormente comentamos sobre a questão do mercado estar em constantes mudanças. Para acompanhá-lo é necessário estar sempre se atualizando. Isso porque com o avanço da tecnologia e velocidade de informações, muitas das profissões e empresas estão tornando-se obsoletas.

Para evitar que isto aconteça com você, é necessário estar em constante atualização do currículo, algo possível através da pós-graduação. É também preciso aprender a coexistir com esses avanços e compreender como eles influenciam em nossas carreiras.  

 

3. Networking 

Por fim, se existe um ponto que ajuda muito a trabalhar o reposicionamento pessoal, é a rede de contatos que você possui. Dentro da pós-graduação você terá contato com pessoas de áreas semelhantes, alguns mais estabilizados que outros no mercado, e também os seus professores que já são especialistas no mercado. Com isto, terás acesso a outras visões e conteúdos diferentes vindos de cada vivência. 

 

Além disso, o contato pode oferecer igualmente aquela chance de indicação para uma contratação ou trabalho. Uma vez que atualmente tem-se feito cada vez mais comum ingressar em empresas através de indicações. Muitas vezes isto ocorre pois as mesmas não abrem ao público a sua busca por um novo profissional. Então busque realizar excelentes conexões. 

Conclusão

Como foi possível ver, sem estar atualizado é impossível sobreviver ao mercado. Trabalhar para se reposicionar com uma nova roupagem pode abrir portas para novas contratações e também para descobertas sobre nossas habilidades e vontades. Afinal, se o mercado muda, é porque os humanos igualmente vivem em mudanças. 

E aí, qual será a sua próxima pós-graduação? [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também