Se você pensa que o mestrado é uma forma de ampliar sua formação profissional, você não poderia estar mais correto. Para se tornar mestre, é necessário dedicar seus objetivos ao lado acadêmico, tendo em mente que o começo do processo requer preparação.
Criamos este artigo para você também utilizar como um guia de metas até terminar o mestrado. O caminho é longo, mas vale a pena, principalmente porque o mercado em geral precisa de mais mestres dedicados e pesquisadores em potencial. Vamos lá?
Entenda o que é
Dentre todos os seus significados, é importante ressaltar que um mestrado é o passo que antecede o doutorado e aperfeiçoa o profissional para lecionar. Por isso seu processo de seleção é mais complexo do que o vestibular para um ensino superior, o profissional precisa estar pronto para a vida acadêmica desde cedo.
Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre o mestrado e a pós-graduação, ou quer ter mais detalhes, visite nosso artigo “Afinal, Mestrado e Doutorado são pós-graduações?”.
Prepare-se antes do processo seletivo do mestrado
Novamente, para entrar em um curso de mestrado é necessário um conhecimento prévio do que será requisitado pelo processo seletivo.
Em primeiro lugar, é obrigatório que as instituições solicitem para o candidato o diploma do ensino superior. A nossa dica é que você aproveite a graduação para participar de grupos de pesquisa e projetos acadêmicos, porque isso será analisado e conta como diferencial.
Dê atenção ao seu currículo. Quando estiver sendo avaliado, estágios também são considerados como diferencial, aproveite o tempo na graduação e corra atrás de conhecimento profissional.
Considere estudar inglês até a fluência no idioma. Porque além de ser requisitado um idioma estrangeiro, este é um dos idiomas mais comuns internacionalmente e possibilita que o seu estudo alcance um novo nível. Abra novas portas para estudar em inglês, já imaginou como acrescentaria nos seus trabalhos?
E antes de entrar para o processo seletivo, comece a planejar o tema do seu projeto de pesquisa. Ao final do curso, você precisará apresentar o trabalho para a banca de professores para ser aprovado.
Estude para as avaliações
Com experiência e planos feitos, é hora de encarar as provas. Antes de tudo, saiba que todas as instituições precisam aplicar duas avaliações para você: conhecimentos gerais e língua estrangeira.
Desde já, atente-se às datas do processo e ao edital do processo seletivo. Nosso próximo conselho é saber o que será cobrado e, assim, priorizar tópicos para estudar.
Para a prova de conhecimentos gerais, o Unasp avalia, principalmente, suas habilidades com o português. Afinal, segundo o edital de 2022 “serão avaliadas a proficiência na redação em língua portuguesa, a capacidade de síntese, clareza de exposição e consistência de argumentação fundamentada na bibliografia indicada (…)”
Por outro lado, o idioma avaliado é o inglês com uma prova de 3 horas e permitindo uso de dicionário. (Sempre confirme a informação no edital oficial mais recente)
As próximas fases são feitas para analisar o seu currículo e realizar uma entrevista. Agora, você poderá apresentar todo o seu conhecimento adquirido e falar sobre o seu tema de pesquisa, porém não esqueça que isto ainda é uma avaliação.
Conheça mais sobre o processo seletivo
Por fim, estas foram as dicas principais para você entrar no mestrado e começar sua carreira como acadêmico ou acadêmica. O Unasp forma mestres que fazem a diferença na educação, seja um deles também!
Saiba mais pelo site e mande suas dúvidas para nós. Desejamos boa sorte e bons estudos!