Blog do UNASP

Segurança Digital: aprenda a se proteger no meio online!

Alguma vez você já sentiu medo de ter uma das suas contas hackeadas? Ou acredita que a sua navegabilidade na internet é segura e livre de ameaças externas? Você até pode se sentir protegido nessa esfera, porém, há pesquisas que apontam o aumento de ataques no ambiente digital. Por isso é importante que este assunto seja do seu interesse, já que tem relação com você e sua segurança. 

Segundo o levantamento global realizado pela agência Accenture, os ataques online a empresas, contas pessoais e profissionais aumentaram 31% em 2020. De fato, qualquer indivíduo que utilize um celular ou computador para se comunicar, acessar sites, contas pessoais, e-mails ou softwares, corre o risco de sofrer um ataque online. A boa notícia, como você já deve imaginar, é que existem métodos e formas de evitar ser mais uma vítima  do cibercriminosos.  

Neste conteúdo vamos compartilhar algumas dicas e práticas para que você garanta sua segurança no meio digital e evite ameaças. Confira agora mesmo! 

4 práticas para garantir sua segurança no online

1- Evite acessar sites duvidosos

A internet é detentora de um volume gigantesco de informações e dados úteis na sua maioria, porém, muitos deles também podem representar um risco para você como usuário. Existem algumas formas de perceber se um site é duvidoso ou pouco confiável. Você pode dar uma olhada no URL (endereço da página) e verificar se ele é o endereço oficial. Exemplo: URL correto: unasp.br l URL duvidoso: unaspoficial.com ou unaspfaculdade.net. Ou também pode conferir se do lado do URL do site tem o “cadeado de site seguro”. Lembre que se o endereço da página pesquisada não observar estas características, você corre o risco de ter seus dados capturados por cibercriminosos, ou de ser enganado recebendo informações erradas.

2- Chegou um e-mail estranho? Cuidado

A maioria dos e-mails suspeitos já caem diretamente na sua caixa de spam, contudo, também pode acontecer de um e-mail estranho chegar na sua caixa de entrada, nesse caso, tome cuidado. Um e-mail estranho é aquele que não está entre a sua lista de contatos ou possui um endereço esquisito. 

Imagine por exemplo que você fez uma compra na Amazon, e recebe um e-mail do endereço de: amazondobrasil.oficial@gmail.com com as supostas informações da compra. Suspeito, né? Independente da situação, confira e prefira sempre o endereço oficial. Além disso, evite baixar arquivos ou acessar links enviados por esses endereços. Na maioria das vezes eles contêm vírus cujo objetivo é obter informações suas, colocando em jogo sua segurança.   

3- Escolha senhas fortes e com autenticação de 2 fatores

Uma pesquisa realizada pelo gerenciador de senhas NordPass, apontou que a senha “123456” foi encontrada mais de 1 milhão de vezes em vazamentos relacionados a usuários no Brasil. Este é um claro exemplo de que senhas fracas podem ser alvo fácil de hackers e de bots (sistemas automáticos que simulam ações humanas repetidamente de maneira padrão). Por esse motivo, escolha criar senhas fortes que contenham maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, e claro, não compartilhe elas com ninguém. Evite também utilizar a mesma senha para todas as suas contas, e lembre sempre de finalizar o processo de criação de senhas com a autenticação de 2 fatores, ele representa uma camada extra de segurança. 

4- Invista em antivírus e durma em paz  

Você pode estar se perguntando: depois de todas as dicas que recebi para me proteger no meio online, preciso mesmo comprar um antivírus? Você precisa dele, mas não necessariamente tem que comprar um. Os antivírus cumprem o papel de detectar e deletar qualquer ameaça no seu computador ou celular. Além disso, a maioria deles possui uma extensão para o navegador (Google, Safari, FireFox) que evita ou neutraliza consideravelmente os impactos negativos dos vírus. Além disso, você pode baixar antivírus eficientes gratuitamente, ou se preferir, adquirir um por um valor acessível, como é o caso do antivírus Kaspersky. Você encontra este antivírus a partir de R$ 29,95 mensalmente e garante assim a sua segurança no ambiente digital. 

Strong password
Escolha senhas fortes

Agora sim você pode dizer que sabe como se proteger no meio digital! A sua segurança é prioridade, por isso lembre-se de aplicar cada uma das práticas que compartilhamos com você aqui. Se quiser ser um amigo legal e responsável com a segurança coletiva, compartilhe este conteúdo com seus amigos para que eles também conheçam estas práticas! 

Deixe um comentário

Veja também