Blog do UNASP

SiSU: o que você precisa saber sobre esse programa?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Com a sua nota do Enem é possível ingressar gratuitamente em universidades ligadas ao SiSU. Descubra como funciona esse programa e o que fazer para participar!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Sistema de Seleção Unificada, ou para simplificar, somente SiSU. Esse programa foi criado pelo Governo Federal com o intuito de selecionar candidatos que participaram do Enem, e que alcançaram uma determinada pontuação, e os alocarem em universidades federais e estaduais.

Ou seja, esse é um programa que visa a democratização e o acesso gratuito de estudantes em instituições públicas de ensino superior no Brasil. O Sisu facilita e organiza a entrada dos alunos nessas instituições, descartando a necessidade de fazer o vestibular. No entanto é importante ressaltar, as vagas são destinadas exclusivamente para aqueles que prestaram o Enem e que se inscreveram no SiSU.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar do SiSu. Só é importante lembrar que é necessário realizar o exame do Enem e fazer a inscrição do programa no portal. Ah, mas não vale ter feito o Enem a muitos anos atrás. Se caso você não participou da última edição do Enem e nem fará a prova esse ano, então infelizmente você não poderá se inscrever no Sisu.

Também é importante lembrar que existe uma nota mínima para passar em alguns cursos. Essa nota é estipulada pelas próprias instituições. Por isso, se sua nota não for suficiente para se candidatar em determinada universidade, você será avisado através de mensagem no ato da inscrição. E se caso a sua nota do Enem não for suficiente, você pode passar para o plano B e se candidatar a vagas de outra instituição.

Vou ganhar bolsa?

Não! O SiSU é um programa do governo que diferente de outros, como Prouni por exemplo, não oferece bolsa de estudo. Esse é um programa que visa facilitar a entrada em universidades públicas.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Prouni e SiSU, eles são diferentes?

Sim, eles são programas com finalidades diferentes.

O SiSU, como comentamos, é um programa gratuito do governo que oferece vagas em universidades públicas, para alunos que alcançaram uma boa pontuação no Enem.

Já o Prouni, é um programa que oferece bolsa de estudos em universidades particulares. Essas bolsas são disponibilizadas de acordo uma porcentagem de desconto. Portanto, pode ser que o aluno tenha que custear uma porcentagem dos estudos. Além disso, existem alguns pré requisitos para participar do programa, como renda familiar e a nota do Enem. Clique aqui e saiba mais.

Quais universidades fazem parte do SiSU?

Muitos institutos e universidades federais e estaduais de todo país participam do programa. Nos anos anteriores, mais de 130 instituições participaram do SiSU. O Educa Mais Brasil montou uma lista das universidades participantes do programa e é possível conferir clicando aqui.

Entretanto, fique atento. As vagas são oferecidas por semestre, mas algumas delas disponibilizam as vagas apenas no início do ano e não no meio ou vice e versa.

Quais são os tipos de cursos oferecidos?

Se você está a fim de um curso e não sabe se ele se encaixa no programa, se liga!

É bom lembrar que com o programa SiSU as vagas são destinadas aos cursos dessas três modalidades:

• Bacharelado: modalidade que forma profissionais com sólidos conhecimentos sobre a área estudada, com amplas habilidades da profissão. Em média são cursos que duram de 3 a 6 anos.

• Licenciatura: modalidade que forma professores para educação básica. Embora possua a mesma base do bacharelado, a licenciatura também possui matérias específicas focadas nas áreas pedagógicas. A média de duração do curso é de 4 anos.

• Tecnólogo: modalidade que forma técnicos em áreas específicas. São cursos com conteúdos concentrados e centralizados na área estudada. A média de duração varia entre 2 e 3 anos.

As vagas para os cursos podem variar: Administração, Artes Cênicas, Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia, Medicina, dentre outros. Por isso, é importante acompanhar a lista que as instituições disponibilizam.

Como faço para me inscrever?

A inscrição não pode ser feita em nenhum outro lugar a não ser na página oficial do SiSU. Ela é gratuita, mas você deve ter o número de inscrição e a senha do Enem para conseguir prosseguir com ela.

Então, ao acessar a sua conta é só seguir os passos para finalizar a inscrição e depois ir acompanhando o andamento das chamadas, vagas e aprovação.

Ah! E depois da aprovação é importante se atentar às datas para matrícula e os documentos necessários.

App SiSU oficial

Assim como outros apps, o aplicativo do SiSU foi criado para facilitar a vida do candidato. Nele é possível encontrar informações de uma forma rápida e simples.

Ou seja, lista de cursos, instituições participantes, datas, períodos de inscrição, classificação, notas de corte e outras informações. Você encontra todas elas no app.

Visto que o app veio para ajudar, você pode baixar no seu celular ou tablet e acabar de vez com suas dúvidas. Além disso, dentro do app você também consegue obter informações sobre o Enem, notas e outros.

O aplicativo SiSU oficial está disponível para IOS.  Já para o Android, o app está sendo redesenhado. Você pode abrir a Play Store do seu celular e digitar SiSU para ver se ele já está disponível.

Mais informações

Para mais informações você não pode deixar de acessar o site oficial para ficar por dentro de tudo. Como esse é um programa bastante concorrido, sempre tem a primeira e segunda chamada, lista de suplência e de espera, nota de corte e outros critérios utilizados para destinar os candidatos às vagas. Então, é melhor acompanhar com regularidade.

Pronto! Hoje conhecemos um pouco mais sobre o programa SiSU. Ah, mas se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Quer uma bolsa de estudos para 2019? Faça o Enem.

• Redação do Enem: dicas para se dar bem no Exame.

• ProUni: entenda como funciona e como conquistar uma bolsa pelo programa.

• 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar a sua rotina de estudos.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]