Todos os anos muito alunos se preparam para o Enem. No entanto, os estudos não devem ser a única preocupação de um bom vestibulando. Afinal, o equilíbrio na vida também ajuda a conquistar o resultado desejado na prova. Vamos conversar sobre como cultivar hábitos que podem ajudar em ano de vestibular?
O Enem é uma etapa importante para quem deseja ingressar na faculdade. Contudo, apesar de ser positivo para o futuro profissional e pessoal, sobreviver ao processo parece estar se tornando cada vez mais difícil. Isso porque no meio de todo o turbilhão de exigências e pressão, acabamos por negligenciar o nosso corpo e mente. O que pode resultar em estresse, dificuldade para assimilar conteúdos, tensão e consequentemente prejudicar os estudos.
Pensando nisso, neste post vamos conversar sobre alguns hábitos simples que, implementados na sua rotina, irão te auxiliar a levar essa fase de maneira mais leve e saudável.
Então, pegue papel e caneta ou abra o bloco de anotações do celular e anote as dicas a seguir. Elas vão não apenas dar um suporte como aumentar o seu rendimento nos estudos.
A base para suporte no Enem
Primeiramente, vamos falar sobre três elementos que geram um suporte emocional e fisiológico para qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Com essas bases ou suportes bem estabelecidos, partiremos para outras etapas que os complementam. Certo?
1. Comer é ser
Já ouviu aquela famosa frase: “você é o que come”? Pois é! Ela não poderia ser mais real. A nossa alimentação tem um poder imenso. Afinal, é a partir dela que nosso corpo se equilibra, ganha energia e suporta, assim como executa, mudanças.
Portanto, preste mais atenção ao que você come e evite ao máximo gorduras ruins, produtos industrializados, açúcar refinados. É preciso entender que o seu corpo e mente estão sempre conectados. E um corpo saudável ajuda não somente na energia como no equilíbrio emocional.
Busque seguir uma dieta saudável e se tiver a oportunidade, busque o auxílio de um nutricionista.
E por fim, não pule refeições. Mesmo que você esteja muito atarefado com os estudos. Faça pausas e alimente-se da forma correta.
2. Descanse
Você muito provavelmente já virou ou vira algumas noites sem dormir para estudar, certo? No entanto, que tal reavaliar essa opção?
O sono é uma necessidade básica para qualquer ser humano. Não adianta retirar esse item da rotina e esperar que não venham consequências como a falta de atenção, dificuldade em concentrar e absorver assuntos, falta de pensamentos resolutivos e uma queda no humor. E tudo isso influencia não só no seu resultado do Enem, como na sua vida em geral.
Portanto, lembre-se, nada de pular noites de sono, blz?
3. Beba água
Já comentamos aqui no blog que consumir água antes de começar a estudar pode tornar o nosso processo cognitivo mais rápido em até 14%. E a explicação para isso é simples. Não somente o nosso corpo possui como maior porcentagem a água, como igualmente o nosso cérebro é formado 90% por ela. Isso porque a água é o principal condutor das transmissões eletroquímicas. Portanto mantenha sempre um copo ou garrafa de água por perto quando for estudar.
Contudo, vamos ressaltar aqui que é a água que conta e não bebidas em geral: suco, refri, café, chá não funcionam da mesma forma.
Complementos para uma vida saudável
Agora que você já entendeu o porquê de precisarmos praticar a base citada acima, – comer, descansar e hidratar-se, – vamos seguir para os complementos que irão te ajudar ainda mais.
1. Exercícios físicos são importantes
O exercício físico é extremamente necessário para oxigenar o cérebro e liberar hormônios como adrenalina: que é liberada em pequenas doses espaçadas fazendo o corpo aguentar o que está sendo cobrado.
Além disso, os exercícios físicos também podem ajudar a liberar a endorfina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar. Fora isso, o exercício físico vai te ajudar a construir hábitos saudáveis. Pois, com o esforço será necessário uma boa alimentação, sono e água para reposição do corpo.
2. Ei, dá uma pausa e respira
Apesar de estudar bastante ser algo essencial, as pausas possuem o seu valor. Sem elas será impossível absorver todo o conteúdo do Enem.
As pausas podem ocorrer de forma espaçada durante os momentos de estudo ou fora dele. Experimente, a cada uma hora de estudos parar por dez minutos para alongar o corpo. Tome um copo de água também. Tenho certeza que você irá sentir a diferença.
Além disso, a meditação também é um grande aliado para auxiliar na concentração, controle da ansiedade, absorção de informações, sono de qualidade e leveza diariamente. Talvez você pense “mas eu não sei meditar”, e eu te digo que sabe sim. Todo ser que consegue se preocupar com algo, consegue meditar. Fora isso, existem aplicativos que podem te auxiliar nesta jornada, confira uma lista de sugestões aqui.
Conclusão
Esperamos ter te auxiliado nesse descobrimento e igualmente no início dessa jornada. Cuide-se! Os resultados de hábitos saudáveis durante o processo do Enem não tem preço. Até a próxima!