As startups estão em alta e muitas novas empresas já aderiram ao formato. Descubra logo abaixo quais são as características e funcionamento desse tipo de empresa.
As primeiras startups sugiram junto com a bolha da internet, entre 1996 e 2001. No entanto, o conceito pode ter surgido alguns anos antes disso, quando muitas empresas, hoje bilionárias, começaram as suas operações praticamente em uma garagem e com um investimento pequeno. Relembrando os anos de fundação de empresas como a Microsoft, 1975, HP, 1939, Apple 1976, que até hoje são sinônimo de inovação. Portanto, pode-se dizer que o termo startup começou a partir daí.
Em resumo, uma startup representa uma empresa que está iniciando no mercado de forma escalável e inovadora. Dessa forma, muitos desses novos negócio ainda não têm o seu desenvolvimento completo; fazem experimentos e pesquisas para encontrar a melhor maneira de trabalhar e desenvolver o produto ou serviço.
Além disso, o espírito empreendedor das empresas é uma das características desses novos negócios. Sendo assim, o formato é baseado na ideia de fazer um trabalho que foge do comum, ou seja, inovador.
Conceito de startup
Existem algumas divergências em relação à definição exata do conceito que define uma startup. Alguns especialistas afirmam que qualquer empresa inovadora iniciante no mercado se encaixa na modalidade. Entretanto, outros especialistas dizem que é necessário que a empresa tenha sido fundada com baixo custo e que possa crescer rapidamente; garantindo uma lucratividade grande e sendo rentável para se enquadrar neste conceito.
Contudo, apesar dessas discordâncias, é possível chegar em um consenso. Para ser considera uma startup a empresa precisa apresentar um trabalho inovador, mostrando a possibilidade de um futuro promissor e com um bom modelo de negócio.
Principais características de uma startup
No universo do empreendedorismo, uma startup é uma nova empresa que possui algumas características específicas, que são:
1. Espírito inovador
A startup precisa ter algo diferente do que já existe no mercado, seja no seu produto/serviço ou no modelo de negócio. Dessa forma, ela precisa oferecer uma vantagem competitiva e uma ideia inovadora.
2. Escalabilidade
O modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, precisa crescer de forma acelerada, sem exigir na mesma proporção recursos humanos ou financeiros. Ou seja, crescer muito sem exigir de muitos recursos.
3. Ter potencial para atingir grandes mercados
Uma startup busca criar produtos/serviços que possam ser utilizados por milhares e até milhões de clientes. Por isso ela precisa ter uma projeção de crescimento contínuo.
4. Pensar grande
As startups, mesmo começando como pequenas empresas, já nascem com uma grande ideia! Elas desejam ser grandes empresas no futuro. Diferentemente de outras empresas que têm como objetivo apenas a realização pessoal ou sobrevivência do empreendedor.
5. São enxutas e flexíveis
O item acima ressaltou o propósito de grandeza, certo? No entanto, apesar dessa característica, as startups devem ser enxutas, pois elas precisam validar a sua inovação constantemente. Dessa forma, as empresas precisam estar prontas para mudar o seu produto/serviço e/ou modelo de negócio de forma a adequá-los de acordo com a necessidade dos clientes.
START UP!
Agora que você já sabe o que é uma startup e suas características, fica mais fácil para decidir investir em uma, trabalhar nela ou até empreender com a sua ideia. Portanto, se você tem alguma história legal, experiência ou curiosidade sobre esse assunto, é só deixar aqui nos comentários.
Até a próxima!
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