Afinal, o que é esse negócio de Storytelling? Descubra como contar boas histórias tornou-se essencial para vender ideias e conquistar clientes.
Storytelling é um dos assuntos da vez, apesar de ser algo que já é feito há um bom tempo. No entanto, de uns anos para cá o termo ganhou mais abrangência e passou a fazer parte constante no vocabulário da galera de marketing e comunicação, passando até para outros profissionais que buscam contar uma boa história para os seus negócios e empresas.
Neste post vamos dar uma contextualizada sobre o que é storytelling e focar no uso dele para a Publicidade e Propaganda. Portanto, se você se formou na área, se é estudante do curso de comunicação ou apenas um interessado, continue lendo, vai ser bem útil para você.
Então, vamos lá?
O que é storytelling?
Você já percebeu como as histórias fazem parte da nossa vida e estão por todos os lugares do nosso cotidiano? Isso porque histórias são legais! Histórias não apenas transmitem emoções, elas doam emoções. Na hora de contar uma história o sentimento presente no autor será doado para quem estiver lendo, escutando ou vendo a narrativa. Dessa forma, contar histórias torna-se um caminho de compartilhar emoções.
O ato de contar histórias está aqui, entre os seres humanos, desde sempre. É algo ancestral. Antes da escrita, dos livros, do jornal, rádio, televisão e Netflix, nós sempre contamos histórias uns para os outros no intuito de compartilhar ensinamentos e emoções.
As histórias estão presentes em todas as formas de arte, por exemplo. No entanto, certas vezes essas histórias vão além de expressar sentimentos e passam a buscar outros propósitos, sejam para cumprir uma missão ou até mesmo vender um produto.
Storytelling, em suma, é contar histórias. O termo pode ter entrado no radar corporativo e até mesmo estar meio carregado de um modismo. No entanto, o ato de contar histórias não é uma tendência de comunicação, nem mesmo algo novo: contar histórias faz parte da nossa essência.
Se Storytelling é algo tão ancestral, então por que esse tema está em voga?
Você já ouviu falar em economia da atenção? Em 1971, o economista norte americano Herbet Simon observou que a quantidade de informações só iria crescer nas próximas décadas. No entanto, vale destacar que a atenção humana não acompanhou ritmo. O que significa que proporcionalmente quanto mais informações lidamos no dia a dia, mais a nossa atenção será escassa.
E não é preciso demorar muito tempo em uma análise mais detalhada para perceber que o volume de informações que recebemos diariamente é enorme. Daí, surge a economia da atenção. Marcas, pessoas, empresas, enfim, todos estão em busca de fisgar a atenção de seus públicos. Não é mais quantia, é preciso conquistar a atenção total de alguém.
Em casos como esse, de excesso de informação produzida, publicada e não processada, o cenário desdobra-se em incertezas. Imediatamente surge, e permanece, a questão: como chamar a atenção para uma mensagem em uma sociedade tão saturada de informações?
Histórias!
É preciso compreender que o gerenciamento de atenção é um fator importante para o sucesso nos negócios. É por isso que as histórias continuam sendo relevantes, e dessa forma o Storytelling passa a ser primordial. Histórias cativam, capturam a atenção e principalmente envolvem um fator muito humano, biológico e emocional.
Francesc Petit insistia em uma frase: “As faculdades, cursos e livros afogam-se em teorias, mas se esquecem de um fator fundamental para evoluir na vida: o fator humano”.
As histórias nos ajudam a trazer o fator humano para os negócios.
Portanto, qual é a definição de Storytelling?
O termo Storytelling traz duas raízes fundamentais de duas palavras do inglês: Story e Telling. No livro O Guia Completo do Storytelling, de Fernando Palacios e Martha Terenzzo, os autores definem como:
Story: é a construção mental feita de memórias e imaginações que cada pessoa tem sobre uma determinada história.
Telling: é uma versão da história expressa por um narrador, seja em forma de texto, roteiro ou relato, e depois ganha vida por meio de atuações, filmagens e publicações.
Já David Boje afirma que “a história precede a narrativa, e só se torna narrativa quando é estruturada dentro de um plot coerente.” Ou seja, a partir de uma única história, é possível derivar inúmeras narrativas. E não só narrativas, mas também formatos diferentes de apresentá-las. Em suma, Storytelling também poder ser algo como contar histórias de diferentes maneiras.
No entanto, é complicado definir o termo de uma forma universal. Há quem considere o Storytelling como uma ferramenta para marcas e negócios, quem foque em relatos para um determinado público. Há também quem use histórias para aperfeiçoar a comunicação de uma marca, empresa ou pessoa.
Storytelling na Publicidade e Propaganda
A verdade é a seguinte: todos nós usamos o Storytelling de alguma forma. Até mesmo na nossa vida pessoal, afinal, pensa bem, os textos que você publica no Instagram, por exemplo, são o quê? Uma história com o intuito de atingir determinadas pessoas, certo?
No entanto, tem uma galera aí que usa o Storytelling todos os dias, profissionalmente, e que precisa aprender de uma vez por todas a como usá-lo de uma forma mais efetiva. Alô publicitários, vamos conversar um pouquinho?
Os desafios de prender a atenção do público
A partir do novo milênio, parece que as nossas mentes foram revestidas por uma armadura anti mensagens corporativas que possuem o único propósito de empurrar goela abaixo produtos e serviços, que nos fazem gastar dinheiro.
Basta abrir o navegador do seu computador, o email, as redes sociais e lá estão eles: anúncios, comerciais, banners chamativos, promoções como compre agora ou nunca! O que antes parecia uma fórmula infalível, hoje é motivo de repelir possíveis clientes. O fato é que anunciar cansou, “vender o peixe” passou a ser ignorado e pior, evitado.
É nesse cenário que nós, publicitários, batalhamos todos os dias. Uma guerra constante pela atenção de nossos possíveis clientes. Como vencê-la? Bem, há muitas estratégias para isso, no entanto, posso afirmar quase de maneira categórica que o Storytelling é uma arma poderosa e que deve usada com mais frequência.
Contar histórias na Publicidade
Um dos maiores publicitários do Brasil, Francesc Petit, disse que “os contadores de histórias sempre ficaram famosos. Fascina a pessoa que sabe contar coisas, fatos, lendas e anedotas com talento.”
Na publicidade as histórias possuem um valor de venda de ideia e envolvimento. Ainda citando Petit, ele diz que: “não que a campanha não tenha seus méritos, mas somente o contador de histórias faz como os mágicos, cria um clima ideal para fazer sua mágica e, finalmente, tira o pombo da cartola.”
Pois é justamente dessa forma que o Storytelling pode auxiliar na venda: pouco a pouco, sem pressa, envolvendo a audiência, contando uma história e passando sensações, motivando, encantando e por aí vai.
Em 1985 dois teóricos da comunicação, Alvin Sanoff e Neil Postman, disseram que “comerciais de cerveja não são sobre cerveja na realidade; eles são sobre conexão masculina, são sobre atitudes relacionadas a trabalho, eles são sobre atitudes com relação a mulheres.” Bem, as coisas mudaram um tanto desde 85, mas a essência é por aí mesmo.
A publicidade não deve ser apenas sobre vender algo, mas vender uma ideia. É sobre aproximar-se de uma pessoa, entender as suas necessidade e desejos, contar boas histórias sobre algo e aí oferecer um produto ou serviço.
Como encontrar o equilíbrio?
É preciso ressaltar que as pessoas não são contra as mensagens corporativas, afinal, o consumo está por todo lado. Vivemos em uma sociedade capitalista. Consumir não é só uma meio de sobreviver, mas é também uma afirmação pessoal, estrutura de tribos, satisfação e por aí vai.
O problema não é vender, as pessoas só estão cansadas e vão contra essa forma direta e invasiva de comunicação comercial que muitas vezes é apresentada. Daí que surge uma resistência.
Muitas agências estão substituindo o Storytelling pelo big data, por exemplo, para encontrar maneiras de comunicar mais e com a menor taxa de rejeição possível. No entanto, falar de novas tecnologias e deixar o Storytelling de lado é um erro. Afinal, contar histórias é a forma mais rápida de acessar os sentimentos humanos. E quando se conquista um ser-humano pelo coração, mais fácil é vender algo para ele.
Portanto, o profissional que trabalha com marcas precisa duplicar o esforço para entender todos os conceitos que envolvem o Storytelling. Não adianta apenas entender na teoria, é preciso aprender a como contar melhor as suas histórias. Dessa forma chegamos ao ponto prático: a tendência não é simplesmente contar boas histórias, e sim industrializar o processo de ponta a ponta.
Como por exemplo a agência R/GA, que possui desde 2013 setores especializados em criação de conteúdo e Storytelling. O plano é ir além da história intuitiva e superficial, partindo para algo mais profundo e técnico. Eles entenderam que não basta contar uma boa história, é preciso replicá-la para os briefings e formatos, de preferência de forma transmidiática.
Conclusão
As narrativas são inerentes a nós. Usá-las faz parte da nossa história, da nossa realidade e do nosso cotidiano. Trazendo para o universo da Publicidade e Propaganda é importante entender o poder desse formato de vender produtos, serviços e conceitos. E não apenas isso, afinal não basta apenas contar histórias. É preciso estudar mais sobre o Storytelling, criar estratégias e aliá-lo à tecnologia, como o big data.
Se você gostou do tema e quer aprofundar os seus conhecimento, indico a leitura do livro O Guia Completo do Storytelling dos autores Fernando Palacios e Martha Terenzzo. Inclusive, muitas informações desse post foram retiradas dele.
Por experiência própria posso garantir que é uma leitura bem enriquecedora e pertinente para os comunicadores.
Por fim, lembre-se que produtos industrializados e serviços existem por aí aos montes. E eles sempre serão similares até que algo aconteça neles ou com eles. Só dessa forma eles deixarão a banalidade e para se tornarem elementos importantes de uma história. E dessa forma, acabarão ganhando o valor e a simpatia das pessoas.
Então, partiu contar umas histórias que aquecem o coração?
Um grande abraço e até a próxima!
Leia também
10 conselhos para quem vai cursar Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda: veja o que se estuda durante a graduação
Como é a rotina de um profissional que trabalha em Rádio?
I value the article.Really looking forward to read more. Want more.
I really enjoyed your article. Congrats on the content. 12510152
order anastrozole 1mg for sale arimidex oral anastrozole 1mg sale
naproxen 250mg drug buy naproxen sale lansoprazole 15mg sale
order biaxin 250mg buy clonidine online antivert 25 mg cost
albuterol generic albuterol 100 mcg us cipro 1000mg pill
spiriva brand hytrin 5mg uk cheap terazosin
pioglitazone 15mg pills viagra online viagra 100mg pill
cialis 40mg over the counter buy cialis 5mg sale purchase cialis pill
otc cialis Cialis medication roulette casino
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.
The trick is to style your natural texture with the best curly hair products in the right way to keep your hair nourished and curls defined. “I agree that curly hair has a reputation,” says Maeva Heim, founder and CEO of the revolutionary curl-focused brand Bread Beauty Supply. “However, I don’t agree that it’s true. Or rather, it’s only true if you have misaligned expectations, or the wrong products and routine knowledge.” When she wants to nip frizz in the bud, the stylist reaches for this Black-owned product that’s perfect for defining natural hair. “This is a great product to help stretch out those super kinky curls while providing an added layer of moisture throughout the day. It has shea butter and avocado oil for super high shine as well,” the stylist told us.
http://www.daonmindclinic.com/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=41744
Since multiple steps are such an important part of the Korean beauty routine, it’s totally relevant to consider when in your routine you will actually use your Korean moisturizer. If you are looking for a “one and done” moisturizer, for example, then it’s better to opt for something that is a little heavier, and to very seriously consider the kinds of effects you would like it to have since it will effectively be your only leave-on skincare product. In the past few episodes, we see the boyish badass win us over with her effortless charm, wit, and acting chops. The unassuming beauty may not be your typical glamorous gal, but she exudes an effortless glow that’s hard to not want to cop. It naturally makes us want to dig around for her beauty secrets, and as it appears, one of her current obsessions include Korean cosmetics brand Kahi’s Wrinkle Bounce Moisturizing Balm Stick.
WHY WE LIKE IT: Please use the 10-digit number you use to identify yourself in-store. £4.99 each I use this for my brows for clear brow gel. It works better than brow gel way better. I noticed professional influencers using it so I tried. Glad I did. Thank you cover girl 🤩 Yes, you can use GrandeLASH-MD if you have had a lash tint. Just remember with normal shedding and growth cycles of your lashes, you will need to do regular lash tint maintenance. GrandeLASH-MD does not affect the longevity of the tint. Q = Is GrandeLASH-MD vegan? It is not vegan as our formula contains a small amount of honey as a soothing agent. Yes, you can use GrandeLASH-MD if you have had a lash tint. Just remember with normal shedding and growth cycles of your lashes, you will need to do regular lash tint maintenance. GrandeLASH-MD does not affect the longevity of the tint. Q = Is GrandeLASH-MD vegan? It is not vegan as our formula contains a small amount of honey as a soothing agent.
http://www.chung-yang.kr/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=46387
Liquid eyeliners come in a liquid formula. This liquid formula is either dispersed in the form of a felt tip liner, which comes in the shape of a pen, or a thin tip brush with a bottle to store the liquid liner. Both of these variations have their own benefits and drawbacks. ⚡ DISCOVER HD SKIN MATTE VELVET ⚡ It may be best to use a pencil to line your waterline to avoid getting any eyeliner into your sensitive eyes. The only drawback is having to repeatedly sharpen the eyeliner pencil—that can be messy—and the necessity of carrying a pencil sharpener in your makeup bag . As much as I back high-end makeup, eyeliner is one purchase I tend to make on the high street – some absolute steals outperform expensive players. Exhibit A: e.l.f’s H20 eyeliner. The inky, jet-black pigment draws a bold stroke, and the fine-tip wand makes perfecting those points simple. Plus, this one doesn’t budge – it’s honestly cry, dance or sweat sesh proof – but it can be a little stubborn to remove, so get yourself a great oil-based micellar water.
Spider Solitaire now has SIX beautiful new card backs and backgrounds for you to play with! Choose from Summer, Fall, Winter, Halloween, Valentine’s Day, or Summer Sports themes as your NEW THEMES. If you’re up for an entirely different kind of challenge, try playing Clock Solitaire. On the other hand, Tri Peaks Solitaire or Golf Solitaire might be more your style. You can play the game SPIDER SOLITAIRE ONE SUIT online 24 hours a day for free. It is no need to download and install it on your computer, and it is also not required you to be the registered user. Just ckick and enjoy. See also a set of related games below on that you might be interested to look. Click on a card to move it to one of the columns. Cards need to be built downward. For instance, click on a 5 and place it on a 6. A sequence of cards can be moved at one time. If you have a 4-3-2, you can place the sequence on the 5. As soon as you form a run of K through A, the cards will vanish. Can’t make any more moves? Click on the stock pile and a new card will be added to each column.
https://rafaellpox741841.mybuzzblog.com/22295320/solitaire-game-pc
These Christmas gift exchange themes and games bring fun and laughter to your Christmas party! What’s a party without karaoke? Your team may be virtual, but there are still ways to sing a good old Christmas carol together and have a laugh. Turn your karaoke party into a game by having team members belt out their favorite holiday songs, whether it’s “Jingle Bells” or “White Christmas”. 5. Let’s play the squid game. The Squid Game is one of those movies that we won’t want to find ourselves in. However, the lineup of games seems competitive. Players were to play certain games for a particular price, and those who weren’t able to get through the stages were shot. Although that won’t be the case for the Christmas party office game. You’ll get a toy gun to express that. Have your employees play certain games, and the losers at every stage will be shot with the toy gun. The winner of the final stage gets the grand prize.
Очищаем реснички от пыли и косметики. На верхние ресницы наносим масло по линии роста ресниц (на корень волоса), не заступая на кожу. Достаточно одного мазка. Использовать ежедневно. Рекомендуется Средство спасло меня после неудачного наращивания. Мои ресницы тогда сильно пострадали из-за некачественных материалов, решила потратиться на кондиционер, чтоб совсем без ресниц не остаться. Уже спустя пару месяцев виден результат. Волоски отросли, стали плотнее как мне кажется. Кондиционера еще надолго хватит, расход экономный. Довгі, густі та блискучі – саме так виглядають «вії мрії», і саме так будуть виглядати ваші власні вії завдяки використанню культового продукту від Revitalash – сироватки Advanced. Цей бренд є світовим лідером у сфері косметики для вій і брів, оскільки зміг запропонувати безпрецедентну ефективність догляду, об’єднавши її з високою безпекою формул.
https://record-wiki.win/index.php?title=Как_сделать_подводку_водостойкой
4)Lash Market Ангарск Первый вариант используется для быстрого исправления формы. Девушки часто применяют для этих целей пинцет, но сама процедура занимает много времени и является болезненной. Моделирующий воск позволяет значительно снизить боль, провести требуемую коррекцию быстро и качественно. В состав косметического продукта входит Для коррекции понадобится воск в гранулах. Оставайтесь с нами На прилавках магазинов можно найти много разновидностей воска для депиляции бровей. С помощью прозрачного бесцветного воска можно надежно зафиксировать форму после моделирования. Каждый волосок надежно уляжется, при этом не нарушится оформление глаз тенями или карандашом. Оттеночная восковая смесь пригодится для углубления интенсивности цвета бровей. Моделирующий воск для бровей. Для моделирования бровей из расходных материалов и инструментов понадобится следующее: